Nós recomendamos:
Comece agora mesmo, é fácil!

Webnode ou WordPress

Webnode e WordPress são plataformas de construção de web que já ganharam reputação em seus nichos. Elas servem a diferentes metas, oferecendo uma ampla variedade de ferramentas, requintados recursos de web design e abordagens avançadas de construção de web.

  • O Webnode é um criador de website em nuvem, que tem uma interface fácil de usar e intuitiva. Sua galeria de modelos é versátil e impressionante. O sistema é usado principalmente para criar dois tipos de website – projetos pessoais/empresariais e lojas online. Seu conjunto de recursos foca nessas tarefas principais, proporcionando uma ampla seleção de ferramentas de customização de design.

  • O WordPress não requer nenhuma apresentação. Este é o CMS que ostenta popularidade mundial e torna possível resolver diferentes tarefas de construção de web. O sistema não é fácil de dominar, se você for um novato. Leva tempo para se acostumar com ele e para aprender a lidar com as complexidades do processo de construção de web.

Comparar esses criadores de website não parece ser sensato à primeira vista, já que as plataformas diferem bastante em suas abordagens de criação de website, simplicidade e conjunto de recursos. Isso, no entanto, não significa que você não pode escolher entre essas duas opções poderosas. Então, vamos descobrir agora qual sistema funciona melhor para a conclusão de projetos de web design de simples a complexos e quais categorias de usuários podem achá-las mais convenientes.

1. Facilidade de Uso

  • Webnode. O criador de website parece bastante simples e intuitivo à primeira vista. Quando você começa a explorá-lo, você tem certeza de que ele é realmente conveniente e fácil de usar. Não importa que experiência em web design você tenha – usar o Webnode não será nada difícil.

    Webnode Editor

    O resultado também vai atender às suas expectativas. O painel de controle do sistema é compreensível e não é sobrecarregado de opções. O editor arrasta-e-solta da plataforma torna possível adicionar e modificar as seções necessárias do website, e também fazer o upload de conteúdo. É só seguir as dicas que o sistema gera para aprender como editar o seu website.

  • WordPress. O WordPress é um CMS, o que significa que ele é um software livre. Sendo assim, dominá-lo não é muito fácil. Há múltiplas opções para serem exploradas aqui, sem mencionar os riscos em potencial que você pode encontrar ao criar um site com o serviço. Ao mesmo tempo, web designers proficientes gostam de trabalhar com o WordPress, já que ele torna possível customizar os modelos usando seu conhecimento de HTML/PHP para editar ou escrever novos códigos de website. Existe também a possibilidade de integrar plugins gratuitos e pagos aqui para conseguir um design de website personalizado. Sendo assim, web designers experientes têm mais liberdade aqui e podem usar seu conhecimento para lançar projetos multifuncionais.

Webnode ou WordPress. Os dois sistemas usam abordagens bastante diferentes no processo de criação de website. O Webnode é um clássico criador de website sem código com um painel padrão e uma variedade de recursos de web design. Isso é o que torna o sistema um bom começo para iniciantes.

O WordPress é uma ferramenta mais complicada que requer certa formação e experiência em codificação. Ele assegura uma maior liberdade de escolha e permite criar websites mais profissionais. A plataforma funciona melhor para profissionais de web design.

2. Conjunto de Recursos e Flexibilidade

  • Webnode. O criador de website vem com uma variedade de recursos necessários para começar um website atraente e funcional. Assim que você se registra no serviço, você ganha acesso a um painel com múltiplas ferramentas.

    O que você pode fazer aqui para começar e gerenciar um website decente é adicionar e editar seções ou páginas do website, registrar um nome de domínio, editar o seu perfil, ver as estatísticas do website, convidar colegas, mudar configurações do website, etc. Este também é o lugar onde você vai encontrar extensas opções de eCommerce e blogging, um rico conjunto de ferramentas de customização de design, a oportunidade de criar quantas páginas o seu projeto sugerir, etc.

    Webnode Loja Online

    O Webnode não é rico em aplicativos e widgets. Em vez disso, você pode adicionar diferentes blocos de conteúdo para diversificar seu design e impulsionar sua performance. É possível começar uma loja online aqui, mas a sua funcionalidade pode ser insuficiente para você, especialmente se você tiver a intenção de criar uma loja grande.

    O que você pode fazer aqui é adicionar e gerenciar produtos, ajustar as configurações de pagamento e entrega, e também outros parâmetros necessários. Ao mesmo tempo, o Webnode de certa forma carece de um conjunto de recursos essenciais de eCommerce como exportação/importação de produtos, uma opção que permita criar variantes do produto e gerar códigos de cupom. Isso pode ser um obstáculo se você tiver planos duradouros.

    Webnode CONFIGURAÇÕES

    Além disso, o Webnode tem suporte para mais de 20 idiomas, o que permite a criação de websites multilíngues. Esta é outra vantagem do serviço. Você também pode criar a versão de backup do seu website para ser capaz de restaurá-lo quando necessário. O criador de website tem ótimas opções de SEO que contribuem para um posicionamento mais alto do seu projeto nos mecanismos de busca. Para impulsionar a posição do seu website, você pode preencher meta tags, customizar títulos, URLs etc. O sistema gera automaticamente o mapa do site, eliminando a necessidade de fazer isso pessoalmente.

  • WordPress. A plataforma oferece recursos e ferramentas avançados de web design necessários para construir diferentes tipos de websites. Tenha em mente, no entanto, que o WordPress é inicialmente conhecido como uma plataforma de blogging. Para lançar outros tipos de projetos com o sistema, você vai precisar usar as suas habilidades de codificação e integrar múltiplos plugins. Isso leva muito tempo e esforço e também requer experiência.

    WordPress Plugins

    O CMS permite integrar plugins gratuitos e pagos para impulsionar a funcionalidade do website. Há muitos deles disponíveis na web. Novos plugins estão sendo desenvolvidos por web designers terceirizados. Se você usar esses plugins, faz sentido usar aqueles que são pagos e lidar com especialistas confiáveis. Isso porque sempre há o risco de integrar plugins com códigos maliciosos ao seu website, o que pode ter um impacto negativo em seu funcionamento futuro, posições em SEO, tráfego e outros parâmetros cruciais. Tenha em mente que quanto mais plugins você decidir integrar, mais atualizações frequentes você terá que fazer. Isso também leva muito tempo e requer conhecimento específico do nicho.

    Sendo um CMS, o WordPress implica que você deve procurar por hospedagem de website por conta própria. É possível hospedar o seu projeto com o sistema, mas há também a oportunidade de lidar com outro provedor de hospedagem. Além disso, você pode integrar a sua conta no WordPress com um serviço terceirizado para proporcionar acesso à sua base de dados. Isso é necessário para poder trabalhar com configurações de arquivos posteriormente.

Webnode ou WordPress. Quando se trata de conjunto de recursos e flexibilidade, não há dúvidas de que o WordPress é muito mais complicado quando comparado ao Webnode. É preciso tempo, esforço, habilidades e experiência para lançar websites com a plataforma. Você tem que saber como lidar com integração de plugins e códigos, escolher hospedagem e fazer as configurações obrigatórias do website. Em outras palavras, você tem que criar um website praticamente do zero aqui.

O único demérito notável do sistema é o risco aumentado de spam. O mesmo não pode ser dito sobre o Webnode. Ele é um criador de website padrão, que vem com modelos e ferramentas de customização de design para uma criação de website mais simples. Alguns recursos do sistema são bem poderosos, enquanto outros são obviamente fracos. Todavia, o Webnode ainda é uma solução mais simples para iniciantes.

3. Designs

  • Webnode. A coleção de modelos do sistema é bastante extensa e atualmente engloba cerca de 200 temas. Sua qualidade, no entanto, não está num nível de primeira linha. Os modelos têm um visual padrão e são bastante similares, medíocres, senão até mesmo ultrapassados. A boa notícia é que eles são responsivos e podem ser customizados usando o conjunto de ferramentas que o sistema oferece.

    Webnode Design

    Uma opção conveniente de prévia permite ver o trabalho em progresso para fazer as mudanças antes da publicação. Tenha em mente que o sistema não permite mudar o modelo durante o processo de web design. Isso requer uma séria consideração ao fazer a escolha.

  • WordPress. O WordPress tem temas gratuitos e premium para se encaixar em diferentes nichos. Todos eles (incluindo as amostras premium), no entanto, parecem similares. Sendo um programa livre, o WordPress oferece acesso aos arquivos CSS. Isso torna possível que desenvolvedores de web profissionais deem aos seus websites um visual único.

    O que você pode fazer aqui é mudar o estilo, a tipografia, os parâmetros de fonte, cores, fundo e outras configurações. Sejam quais forem as ideias e preferências de design que você tenha, o WordPress tornará possível trazê-las à vida. Se você não tiver essas habilidades, as suas opções de customização de design serão bastante limitadas.

Webnode ou WordPress. Quando se trata de customização de design, o WordPress é um líder distinto, mas apenas para aqueles usuários que possuem habilidades de codificação o suficiente. Do contrário, será difícil criar um design excepcional com a plataforma. As opções de design do Webnode são mais limitadas, mas elas vão atender às necessidades e habilidades dos novatos.

4. Atendimento ao Cliente

  • Webnode. O criador de website não pode se gabar de um serviço de atendimento ao cliente poderoso. Isso não se trata da qualidade dos serviços proporcionados (eles estão num nível decente), mas da lista de opções disponíveis. Ao trabalhar com o Webnode, você terá acesso apenas à base de conhecimento com um monte de artigos e perguntas frequentes divididas em categorias.

  • WordPress. Como um programa livre, o WordPress não oferece nenhum serviço de atendimento ao cliente. A comunidade do sistema, no entanto, é bastante poderosa e extensa. Esta é a única escolha para você conseguir respostas para todas as perguntas relacionadas ao serviço. Tire algum tempo para navegar pelos fóruns do WordPress ou tópicos encontrados na comunidade oficial WordPress site.

Webnode ou WordPress. Nenhum dos sistemas oferece múltiplas opções de atendimento ao cliente. Os usuários do Webnode podem conseguir informações o suficiente na base de conhecimento, enquanto os fãs do WordPress podem alcançar as fontes da comunidade para ter suas perguntas respondidas.

5. Preços

  • Webnode. O sistema é inicialmente posicionado como um criador de website gratuito. Conforme você começa a explorá-lo, você descobre que para alcançar um resultado decente e para colocar o seu website online, você terá que fazer o upgrade para um dos planos pagos. Há o Plano Limitado, o Plano Mini, o Plano Standard e o Plano Profissional. O custo dos planos varia entre $3,95 até $19,95 por mês baseado nos termos oferecidos.

    Webnode Precos

  • WordPress. A plataforma é absolutamente gratuita para qualquer usuário. Isso é verdade no que se trata do custo de usar o serviço. Entretanto, prepare-se para investir mais fundos em hospedagem, modelos premium, plugins e extensões. Faz sentido pagar por essas opções, se você deseja minimizar os potenciais riscos e se beneficiar de um resultado decente.

WordPress ou Webnode. O custo final da criação de um website com qualquer um desses serviço depende da variedade de recursos que você precisa, as habilidades que você tem e os resultados que você espera conseguir em longo prazo. Os websites do WordPress normalmente são mais caros, mas eles também são multifuncionais e, sendo assim, oferecem mais chances de uma promoção efetiva de negócios.

Conclusão

Tendo analisado ambas as plataformas de construção de web, nós percebemos que elas são bastante diferentes. As principais razões para isso são a natureza dos sistemas e a abordagem que elas oferecem ao processo de criação de web. Enquanto o Webnode é um criador de website padrão, o WordPress é um complexo CMS livre.

Com o Webnode, qualquer usuário pode lançar um belo website para uso pessoal ou empresarial, já que nenhum conhecimento especial de codificação é necessário aqui. Quando se trata do WordPress, a situação é bem o oposto. A plataforma assegura uma maior flexibilidade e funcionalidade mais avançada.

A conclusão é a seguinte: se você for um novato, então o Webnode é uma solução mais sensata. No entanto, se você tem sorte de ter experiência em web design e deseja gerir um website profissional, então o WordPress vai funcionar melhor para você. Boa sorte!

Comments are closed.