Webnode e WordPress são plataformas de criação de websites que já conquistaram uma reputação dentro do nicho. Elas atendem a metas diferentes, oferecendo uma ampla variedade de ferramentas, recursos de web design sofisticados e abordagens avançadas para com a criação de websites.
A principal distinção entre as plataformas é sua abordagem com relação ao web design. O Webnode é um criador de website em nuvem que é usado principalmente para criar dois tipos de websites – projetos pessoais/empresariais e lojas online. O WordPress, por sua vez, é um software de código aberto popular no mundo todo que entrega poderosas opções de integração e garante a máxima liberdade na customização do design.
Comparar Webnode vs WordPress não parece ser razoável à primeira vista, já que as plataformas diferem bastante em suas abordagens na criação de websites, em simplicidade e em conjunto de recursos. No entanto, isso não significa que você não pode escolher entre estas poderosas opções. Então, vamos descobrir qual sistema funciona melhor para a condução de projetos de web design, de simples a complexos, e quais categorias de usuários podem achá-los mais convenientes.
Webnode vs WordPress: Panorama Geral
O Webnode é um criador de websites em nuvem bem conhecido que funciona bem para o desenvolvimento de projetos pessoais e empresariais e também para lojas online. O sistema é bem fácil de usar, porém pode levar algum tempo para se acostumar a ele, especialmente se você for um principiante. Ele entrega um conjunto extenso de recursos e ferramentas de customização de design para garantir um processo de desenvolvimento de websites tranquilo e eficiente.
Lançado em 2008, o criador de websites agora é amplamente usado em muitos países do mundo todo. Atualmente, sua base de clientes abrange mais de 30 milhões de usuários ativos. O importante aqui é que o Webnode está disponível em dúzias de idiomas para visar tipos de públicos diversos ao redor do globo.
O WordPress é o mundialmente renomado Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que conquistou sua reputação com milhões de usuários em múltiplos lugares. A plataforma permite iniciar diferentes tipos de projetos, incluindo websites bem complexos. O WordPress se destaca da multidão devido às suas opções de integração poderosas e flexíveis, além da abundância de ferramentas de customização de design que permitem que você crie projetos pessoais/empresariais únicos do zero.
O CMS foi lançado em 2003 e inicialmente era usado para fins de desenvolvimento de blogs. Conforme a popularidade da plataforma aumentou, ela se tornou uma solução valiosa para iniciar diversos tipos de projetos. Eles incluem websites de pequenas empresas, páginas de captura, portfólios e até lojas online. Atualmente, o número de websites no ar criados com o sistema excede os 27 milhões de projetos, sendo que centenas de milhares de novos websites ainda estão em desenvolvimento.
Webnode e WordPress são soluções contemporâneas de criação de websites bastante populares. Os dois estão suficientemente equipados com recursos para permitir que você crie e gerencie projetos funcionais e atraentes. O WordPress, no entanto, é mais flexível e garante liberdade avançada na customização do design, além de extensas opções de integração. É isso que faz da plataforma uma escolha mais popular e razoável para muitos usuários.
Webnode ou WordPress: Qual É Mais Fácil de Usar?
O Webnode parece ser mais simples e intuitivo à primeira vista. Quando você começa a explorá-lo, você confirma que ele é bem conveniente e fácil de usar. Não importa qual experiência você tem em web design – usar o Webnode não será nada difícil. O resultado também vai corresponder às suas expectativas.
O painel de controle do sistema é compreensível e não fica sobrecarregado de opções. O editor arrasta-e-solta da plataforma possibilita adicionar e modificar as seções necessárias do website e também fazer o upload do seu conteúdo. Basta seguir as dicas que o sistema gera para aprender a editar o seu website.
O criador de websites não pode se gabar de um serviço de atendimento ao cliente poderoso. Não se trata da qualidade dos serviços oferecidos (eles estão num nível decente), mas da lista de opções disponíveis. Ao trabalhar com o Webnode, você só terá acesso à base de conhecimento, com vários artigos e perguntas frequentes divididos em categorias.
O WordPress é um CMS e também um software de código aberto. Sendo assim, dominá-lo não é muito fácil. Existem múltiplas opções a serem exploradas aqui, sem mencionar os potenciais riscos que você pode encontrar ao criar um website com o serviço.
Por outro lado, web designers proficientes gostam de trabalhar com o WordPress, já que ele possibilita customizar os modelos usando seus conhecimentos em HTML/PHP para editar ou escrever novos códigos para o website. Há também a possibilidade de integrar plugins gratuitos e pagos para personalizar o design do website. Sendo assim, web designers experientes têm mais liberdade aqui e podem usar seu conhecimento para lançar projetos recheados de recursos.
Como um programa de código aberto, o WordPress não oferece nenhum serviço de atendimento ao cliente. A comunidade do sistema, no entanto, é bem poderosa e extensa. Esta é a única escolha para você obter respostas para todas as perguntas relacionadas ao serviço. Navegue sem pressa pelos fóruns do WordPress ou pelos tópicos encontrados na comunidade oficial do WordPress.
Os dois sistemas usam abordagens bastante diferentes com relação ao processo de criação de websites. O Webnode é um criador de websites clássico livre de códigos, com um painel de controle padrão e uma variedade de recursos de web design. É isso que faz do sistema uma boa escolha para iniciantes. O WordPress é uma ferramenta mais complicada que requer certo conhecimento e experiência com códigos. Ele garante uma maior liberdade de escolha e permite criar websites mais profissionais. A plataforma funciona melhor para profissionais de web design.
Webnode vs WordPress: Design e Flexibilidade
O Webnode e o WordPress vêm com funcionalidades distintas e opções avançadas de customização de design. Isso permite criar projetos funcionais e atraentes para atender a vários requisitos. Para descobrir qual sistema tem mais recursos na manga, é sensato comparar seus principais parâmetros.
eCommerce
O Webnode permite iniciar uma loja online, mas seu mecanismo de eCommerce não é poderoso o suficiente para permitir criar e gerir um projeto grande. A funcionalidade eCommerce integrada do serviço pode ser insuficiente, especialmente se você tem a intenção de criar um hipermercado com centenas de produtos à venda. O que você pode fazer aqui é adicionar e gerenciar os produtos, ajustar as configurações de pagamento e frete, além de configurar outros parâmetros necessários.
Por outro lado, o Webnode meio que carece de um conjunto de recursos de eCommerce essenciais, como exportação/importação de produtos, uma opção que permita criar variantes do produto e gerar códigos de desconto, etc. Isso pode ser um empecilho se você tem planos de longo prazo. Uma vantagem da plataforma é que ela tem suporte para mais de 20 idiomas, o que permite criar websites multilíngues, incluindo projetos de eCommerce. Você também pode criar uma versão de backup do seu website para poder restaurá-la quando necessário.
O WordPress pode se gabar de uma funcionalidade avançada de eCommerce que se dá principalmente por meio da integração de plugins. O CMS permite que você comece e gerencie efetivamente lojas online de pequeno e médio porte, o que, no entanto, exige algum tempo e esforço. Isso é especialmente verdade quando se trata de usuários inexperientes. O número de plugins de eCommerce desenvolvidos para o WordPress é bastante extenso e versátil. As opções mais populares são as seguintes: Cart66 Cloud, BigCommerce WP Plugin, Ecwid eCommerce Shopping Cart, WP EasyCart Shopping Cart and eCommerce Store, WP eCommerce e muito mais.
Todos os plugins de eCommerce do WP asseguram resultados dignos, mas se você realmente tem a intenção de fazer da sua loja um sucesso, integrar o plugin WooCommerce será a melhor solução para você. Ele é uma extensão de código aberto gratuita que vem com uma extensa variedade de opções de eCommerce, especificamente, configuração dos parâmetros principais de compra/pagamento/frete, suporte para geolocalização, possibilidade de vender produtos físicos e digitais, criação e gerenciamento de catálogos de produtos e mais.
Quando se trata de eCommerce, o WordPress é indubitavelmente o líder aqui. Suas opções de integração de plugins possibilitam iniciar uma loja online de qualidade. O Webnode não pode oferecer os mesmos resultados por causa de seu conjunto limitado de recursos de eCommerce.
Blogging
O Webnode vem com um mecanismo de blogging integrado, mas suas opções de desenvolvimento de blogs também são bastante limitadas. O sistema permite começar a criar e gerenciar apenas blogs simples, adicionando as seções e os elementos necessários. Eles incluem basicamente posts e arquivos de mídia. O Webnode tem um recurso de agendamento de postagens que possibilita criar um plano para as atualizações do blog de acordo com as suas necessidades.
Por outro lado, o feed RSS não está disponível aqui e também não é possível habilitar o recurso de comentários e atribuir categorias especializadas para as novas publicações. Em vez disso, você tem a possibilidade de conectar sistemas externos de comunicação como o Disqus. Isso pode ser feito via integração de código HTML.
A funcionalidade de blogging do WordPress está no nível mais alto, já que o CMS inicialmente era voltado para o desenvolvimento de blogs. A plataforma possibilita navegar e escolher temas de blogs especializados, tanto de sua coleção integrada quanto online.
Adicionalmente, o WordPress permite integrar plugins de blogging especiais para melhorar a performance do projeto. Os mais populares e funcionais deles são os seguintes: Jetpack and WPDiscuz, UpdraftPlus, NextGEN Gallery, User Registration, Everest Forms, Akismet, Maintenance Page, Easy Social Sharing e muito mais.
Quanto ao desenvolvimento de blogs, o WordPress não parece ter qualquer rival. O CMS vem com recursos avançados de desenvolvimento/gerenciamento de blogs, além de opções de integração de ponta. O Webnode não pode se gabar das mesmas soluções de blogging e, sendo assim, fica atrás do WordPress nesta parte da comparação.
Integrações de Terceiros e Recursos Especiais
O Webnode permite uma extensa integração de widgets, possibilitando escolher e usar uma variedade de seções e blocos. Eles são necessários para melhorar a performance geral do website. Por outro lado, o website carece de alguns widgets que são indispensáveis para qualquer website. Eles incluem botões de redes sociais, opções de filtro de busca, compartilhamento, curtidas e muito mais. Contudo, lembre-se que você não poderá integrar independentemente os widgets necessários, já que o sistema é mais voltado para as necessidades dos novatos.
O WordPress é ótimo quando se trata de opções de integração. Além disso, a performance geral dos projetos desenvolvidos pelo CMS tem tudo a ver com a integração de plugins. Há centenas deles disponíveis tanto na coleção do sistema quanto na web. Eles tratam de vários nichos e podem ser integrados quando necessário. Sendo assim, você pode navegar pela coleção e escolher plugins de SEO, redes sociais, comentários, customização de design, marketing, acompanhamento de estatísticas, blogging, eCommerce e tudo mais. São vários deles disponíveis na web. Novos plugins estão constantemente sendo desenvolvidos por web designers terceirizados. Se você usar esses plugins, vale a pena selecionar os pagos e lidar com especialistas confiáveis. Isso porque sempre existe o risco de integrar plugins com códigos maliciosos ao seu website, o que pode causar um impacto negativo na continuação do trabalho, no posicionamento do SEO, no tráfego e outros parâmetros cruciais. Lembre-se que quanto mais plugins você decidir integrar, mais frequentes serão as atualizações que você terá que fazer. Isso também consome mais tempo e exige conhecimento específico do nicho.
Falando em integrações de terceiros, o WordPress também fica no topo da lista. O CMS possibilita impulsionar a performance do seu website através da conexão de plugins externos. O Webnode não tem essa opção, e o número de seus widgets é bem limitado.
Edição de Modelos
A coleção de modelos do Webnode é bem extensa e atualmente engloba cerca de 200 temas. Sua qualidade, no entanto, não está no nível mais alto. Os modelos têm um visual padrão e parecem muito similares, medíocres, para não dizer ultrapassados. A boa notícia é que eles são responsivos e podem ser customizados usando o conjunto de ferramentas que o sistema oferece.
Uma conveniente opção de prévia permite ver o trabalho em progresso para que você possa fazer as alterações antes da publicação. Lembre-se que o sistema não permite a troca de modelos durante o processo de web design. Isso pede uma consideração séria ao fazer a escolha.
O WordPress tem temas grátis e premium que combinam com diferentes nichos. No entanto, todos eles (incluindo as amostras premium) parecem similares. Por ser um programa de código aberto, o WordPress oferece acesso aos arquivos CSS. Isso possibilita que desenvolvedores profissionais deem aos seus websites um visual único.
Você pode alterar o estilo, a tipografia, os títulos, os parâmetros de fonte, as cores, o plano de fundo e outras configurações. Sejam quais forem as ideias e preferências de design que você tiver, o WordPress tornará possível dar vida a elas. Se você não possui essas habilidades, as suas opções de customização de modelos serão bem limitada.
Quando se trata de customização de design, o WordPress é um líder distinto, mas apenas para aqueles usuários que possuem habilidades de codificação o suficiente. Do contrário, será difícil criar um design extraordinário com a plataforma. As opções de design do Webnode são mais limitadas, mas elas vão corresponder às necessidades e habilidades dos novatos.
Webnode ou WordPress: Comparação Geral de Preços
O Webnode inicialmente se posiciona como um criador de websites gratuito. Conforme você começa a explorá-lo, você descobre que para alcançar um resultado impressionante e colocar o seu website online, você terá que fazer o upgrade para um dos planos pagos. Eles diferem com relação ao leque de serviços, ferramentas e funcionalidades oferecidos. Para escolher a opção de preços mais adequada, confira as assinaturas do Webnode agora:
- Limited (R$11,95/mês) – conexão de domínio, atendimento ao cliente premium, etc.;
- Mini (R$19,95/mês) – 1 ano de domínio grátis, criador de formulários, vídeo de plano de fundo, estatísticas do website integradas, etc.;
- Standard (R$39,95/mês) – remoção dos anúncios do Webnode, 2 versões de idioma, 5 backups, etc.;
- Profissional (R$66,95/mês) – largura de banda ilimitada, 100 contas de e-mail, backup e recuperação ilimitados, etc.
De modo geral, o criador de websites oferece uma política de preços flexível que cumpre absolutamente com os requisitos e as preferências de web design do usuário.
O WordPress é absolutamente gratuito para qualquer usuário. Isso é verdade quando falamos dos custos para usar o serviço. No entanto, prepare-se para investir mais fundos em hospedagem, modelos premium, plugins e extensões. Vale a pena pagar por essas opções se você deseja limitar os potenciais riscos e alcançar um resultado decente. Sendo assim, a solução de hospedagem mais razoável e viável é o Bluehost. Além disso, a empresa é recomendada oficialmente pelo CMS como o provedor de hospedagem mais confiável. Ele entrega uma ampla variedade de recursos para hospedar um website, entre eles rápida velocidade de carregamento, altas taxas de uptime, mecanismo de eCommerce e app market integrados, opções avançadas de SEO, proteção DDOS aprimorada, domínio bônus, a ferramenta Site Access Blockage e muito mais. Os custos dos planos do Bluehost vão de US$2,95 até US$13,95 por mês.
Como Criar Site Com Domínio Próprio Gratis
Os custos finais da criação de um website com qualquer um destes serviços dependem da variedade de recursos que você precisa, das habilidades que você possui e do resultado que você espera obter em longo prazo. Os websites do WordPress geralmente são mais caros, mas eles também são completos e, sendo, assim, oferecem mais chances para uma promoção efetiva do negócio.
Webnode vs WordPress: Qual É Melhor para SEO?
O Webnode entrega um amplo espectro de ferramentas e recursos de SEO efetivos que contribuem para uma promoção de qualidade e bem-sucedida do website. Para otimizar o projeto para os mecanismos de busca, você pode preencher metatags para todo o website ou para suas páginas separadas, especificar descrições e palavras-chave, customizar os títulos do website, adicionar texto alternativo para as imagens, escrever URLs simplificadas, etc. Não é necessário criar um mapa do site por conta própria, já que o criador de websites gera um por padrão. Entre os recursos que requerem aprimoramento, vale mencionar a ausência da configuração de um redirect 301. Alguns dos designs integrados não têm uma estrutura de cabeçalho otimizada para SEO, o que pode ter um impacto negativo sobre a promoção do projeto. O Webnode permite que usuários premium do sistema acompanhem as estatísticas do website usando o Google Search Console e outras ferramentas de SEO.
As capacidades de SEO do WordPress também estão num nível decente. O sistema possibilita configurar os parâmetros de SEO do seu projeto individualmente. Isso é feito principalmente através da integração de plugins de SEO específicos. Há muitos deles disponíveis lá fora. Você pode escolher aqueles que mais corresponderem às especificações e requisitos do seu projeto. Alguns dos melhores e mais populares plugins de SEO do WordPress incluem o SEO Press, All In One SEO Pack, Ahrefs, SEMRush, Rank Math, Broken Link Checker, Google Search Console, Google Keyword Planner e Yoast SEO, sendo que o último é a extensão mais amplamente usada.
Quando abordamos o aspecto do SEO, o WordPress se prova ser a solução mais efetiva e razoável. Isso se deve às suas amplas opções de integração que possibilitam configurar e customizar os principais parâmetros de SEO do seu projeto. O Webnode também é um criador de websites otimizado para SEO, porém seus parâmetros não permitem a otimização adequada dos mecanismos de busca.
Webnode vs WordPress: Qual É Melhor para Websites de Pequenas Empresas?
O Webnode é um criador de websites que pode ser usado efetivamente para o desenvolvimento e o gerenciamento de projetos de pequenas empresas. O sistema entrega um conjunto de recursos especializados, modelos e opções de customização de design que funcionam muito bem para a criação de websites para uso comercial. O sistema permite que você integre widgets e extensões de terceiros e você também tem a oportunidade de acompanhar as estatísticas do seu projeto através do uso de ferramentas analíticas especiais.
O WordPress pode cumprir facilmente com as necessidades de desenvolvimento do seu website empresarial. Além da extensa coleção de designs comerciais aplicáveis a diversas categorias da indústria, o CMS possibilita escolher e integrar plugins comerciais versáteis. Sua seleção é bem extensa, o que permite que você escolha os plugins que atendam às necessidades e aos requisitos do seu negócio. Alguns dos melhores plugins que você pode suar para a criação de projetos comerciais incluem OptinMonster, UpdraftPlus, WP Rocket, MonsterInsights, Sucuri, MemberPress, Constant Contact, WP Forms, Beaver Builder, RafflePress, CSS Hero e muito mais.
O Webnode e o WordPress podem ser igualmente aplicados para o desenvolvimento de websites comerciais profissionais. No entanto, os sistemas utilizam abordagens bastante diferentes com relação ao processo de web design. O Webnode tem um conjunto de recursos um tanto limitado, ao passo que o WordPress pode lidar com um conjunto mais amplo de tarefas devido às suas extensas opções de integração.
Qual É o Melhor para eCommerce – Webnode ou WordPress?
O Webnode permite montar uma loja online, embora o potencial de eCommerce da plataforma esteja longe do ideal. O sistema permite que você comece uma loja online de pequeno ou médio porte, mas ele não funciona muito bem para o desenvolvimento de projetos de eCommerce grandes. Não há possibilidade de importar/exportar produtos, criar e introduzir cupons de desconto ou adicionar múltiplas variações do produto. Em vez disso, você pode fazer o upload e gerenciar produtos digitais/físicos, ajustar parâmetros de pagamento/frete, criar listas de produtos ilimitadas com o plano Profissional, aceitar pagamentos com PayPal, modificar/customizar os produtos oferecidos para vendas, etc. A variedade de recursos é o suficiente para começar uma loja online padrão sem habilidades de codificação envolvidas.
O potencial de eCommerce do WordPress é mais poderoso e flexível, já que ele é realizado principalmente pela integração de vários plugins. A escolha de plugins de eCommerce é rica e versátil, o que permite que você escolha as extensões que correspondam idealmente às necessidades de desenvolvimento/customização da sua loja online. Em meio à diversidade de plugins de eCommerce do WP, há um que se destaca da multidão. Ele é o WooCommerce, um plugin gratuito de código aberto que entrega uma poderosa seleção de ferramentas/recursos de eCommerce para começar e gerenciar uma loja online decente. Adicionalmente, o WooCommerce implica na oportunidade de integração de plugins extras que melhora notoriamente a eficácia do design da loja online.
Seja qual for o tipo de projeto de eCommerce que você pretende gerir, tanto o Webnode quanto o WordPress vão corresponder às necessidades de desenvolvimento da sua loja online. O Webnode, no entanto, é limitado com relação aos seus recursos de eCommerce, ao passo que o WordPress tem plugins de eCommerce de sobra que permitem o desenvolvimento de lojas online efetivas e de qualidade e também o seu gerenciamento subsequente.
Qual Escolher para Blogging – Webnode vs WordPress?
As opções de blogging do Webnode merecem a atenção dos usuários, mas lembre-se que você não poderá começar e gerenciar um blog recheado de recursos com o sistema. Isso porque o sistema é voltado para a realização de tarefas mais complicadas, e o recurso de blogging é opcional aqui. A plataforma permite começar e conectar blogs convencionais, adicionando os elementos e seções necessários. Além da customização de modelos de blogs especializados, você também pode usar o recurso de agendamento de postagens, a ativação da opção de comentários e muito mais. Por outro lado, o website não permite o uso de feeds RSS, o que é um de seus deméritos.
O foco do WordPress em blogging é bastante distinto. Isso não é surpresa, já que o CMS era voltado para o desenvolvimento de blogs. Sendo assim, a variedade de ferramentas e recursos que você pode usar para começar é bem impressionante. Além da disponibilidade de modelos de blog, você pode escolher ferramentas de desenvolvimento/gerenciamento de blog para escrever postagens e editá-las, integrar arquivos de mídia, configurar os parâmetros de promoção de SEO e do website. Por fim, o CM permite a integração de plugins de blog populares que podem melhorar a qualidade e a performance do seu projeto. Alguns dos melhores plugins do WP relacionados a blog (gratuitos e pagos) incluem WPDiscuz, Maintenance Page, Jetpack, UpdraftPlus, Everest Forms, Akismet e mais.
O WordPress é um líder distinto quando se trata do desenvolvimento, gerenciamento e promoção de blogs. O CMS tem um foco claro em bem forte em blogs, o que não se pode dizer do Webnode, que permite começar blogs convencionais com funcionalidade limitada.
Conclusão da Comparação: Qual É Melhor?
Tendo analisado ambas as plataformas de criação de websites, nós descobrimos que elas são bem diferentes. As principais razões para tal são a natureza dos sistemas e a abordagem que eles oferecem em relação ao processo de criação. Enquanto o Webnode é um criador de websites convencional, o WordPress é um CMS complexo de código aberto.
Com o Webnode, qualquer usuário pode lançar um belo website para uso pessoal ou comercial, já que nenhum conhecimento de códigos é necessário aqui. Quando se trata do WordPress, a situação é bem oposta. A plataforma garante uma maior flexibilidade e funcionalidades mais avançadas. Para conseguir isso, no entanto, você tem que possuir habilidades e experiência em web design.
A conclusão é a seguinte: se você for um novato, o Webnode é uma solução mais razoável. No entanto, se você tiver a sorte de possuir experiência em web design e desejar montar um website profissional, o WordPress vai funcionar melhor para você. Boa sorte!