Nós recomendamos:
Comece agora mesmo, é fácil!

Como Criar Site Com Domínio Próprio Gratis

Hoje nós vamos falar sobre domínios. ‘Como conseguir um domínio de graça?’ é uma pergunta comum que nós recebemos regularmente através dos seus comentários. Outras perguntas populares relacionadas a domínio são ‘Eu posso usar um domínio adquirido anteriormente’ e ‘Tem algum criador de site que permita conectar o meu próprio domínio de graça?’.

A resposta para as questões anteriores é: sim.

Como eu posso conseguir um domínio de graça?

Amantes de brindes, regozijem-se! Muitos criadores de site oferecem um ano de registro de domínio gratuito se você escolher um plano anual.

Por favor, note que quando o seu primeiro ano expira, você terá que pagar pela renovação anual do seu domínio. Você pode conseguir um domínio grátis como bônus do construtor de site Wix ao pagar por 12 meses antecipadamente, aplicado aos planos Combo, Unlimited, eCommerce e VIP.

Construtores de sites permitem o uso de domínios próprios?

Normalmente, quando você se registra num criador de website e começa a trabalhar no seu website, você recebe um subdomínio gratuito que é um endereço temporário do seu site enquanto ele está em construção. Com o uKit, por exemplo, você terá um endereço como nomedosite.ukit.me, enquanto que com o Wix ele será formatado da seguinte forma: seulogin.wix-ponto-com/nomedosite.

Durante o estágio de configuração você pode usar um subdomínio gratuito, mas quando o seu website estiver pronto para publicação, você pode facilmente associar um domínio novo ou um adquirido anteriormente. Nós já fizemos resenhas de dúzias de criadores de website, e todos eles permitiam fazer isso. Alguns até permitiam comprar novos domínios sem ter que deixar o painel de controle.

Um domínio customizado é um bem inestimável para qualquer negócio. Ele dá ao seu site um visual profissional e ajuda a construir a confiança. Então não é surpresa que todos os criadores de website modernos permitam que os usuários usem seus próprios domínios.

Existe algum criador de site que permita conectar o meu próprio domínio de graça?

Você ficará surpreso ao descobrir que há criadores de website que oferecem a possibilidade de conectar domínios customizados de graça. Pegue o uCoz por exemplo. O construtor de website proporciona sua funcionalidade total (exceto pelo módulo Eshop) de graça e permite que você conecte um domínio customizado a qualquer momento. Você pode ou comprar um novo domínio através do sistema ou usar o seu domínio existente.

A única desvantagem da conta gratuita é um anúncio bastante notável que será colocado no seu website. Você pode se livrar dele fazendo o upgrade da sua conta.

Posso utilizar um nome de domínio previamente adquirido?

Claro que você pode. Usualmente, você deverá logar em sua conta e acessar o painel de controle, podendo alterar o domínio seguindo as instruções do construtor de sua preferência.
Caso você não tenha um domínio ainda, aqui vão algumas regras simples para não errar na hora de escolher o nome:

  • Simplicidade. Crie um nome de domínio que seja fácil de lembrar e digitar. Elabore-o com poucos caracteres. Evite o uso de números e hifens, pois eles são comumente confundidos. Por exemplo, quando uma pessoa escuta o nome do seu site, não sabem se a URL correta utiliza o número “3” ou a escrita por extenso “três”.
  • Use palavras-chave. Ao elaborar um nome, defina 5 termos que caracterizem seu site. Após isso, comece a adicionar prefixos e sufixos, agrupar palavras-chave. As chances de você criar um bom nome serão boas.
  • Seja único. Ter o seu domínio confundido com grandes – e populares – sites é a receita perfeita para que aconteça um desastre. Nunca escolha nomes de domínios que sejam versões no plural, com adição de hífen ou com ortografia alterada de sites criados anteriormente por outro indivíduo.
  • Use a categoria de domínio apropriada. Categorias de domínios podem ter usos específicos, portanto, escolha o que melhor descreve a essência do seu site. O uso do “.com” é preferível, já que a maioria das pessoas digitam esta opção por instinto. Algumas das categorias mais utilizadas são: co, info, net, org, biz, me. Se o seu site simboliza uma organização, o uso do “.org” será o mais adequado. Caso seja um site informativo, usar a categoria “.info” não será uma má opção.
  • Proteja sua marca. Se você não está preocupado com branding, não há necessidade de se alarmar com esta dica. Para proteger sua marca, muitas empresas adquirem várias categorias de domínio, assim como nomes de domínio similares (vulgo digitados incorretamente). Ao fazer isso, estão prevenindo que concorrentes utilizem domínios semelhantes afim de aproveitar seu tráfego.

Na busca por palavras-chave, geralmente esquecemos de pensar sobre branding. Escolher um nome de domínio é parecido com definir o nome da sua empresa, e requer muito estudo e planejamento. Certifique-se que seu domínio seja memorável e reconhecível, e não apenas fácil de lembrar e que contenha as principais palavras-chave.

Sua marca é fortemente conectada ao nome do domínio, é mais que uma combinação de palavras. Nomes como vestidosesapatos.com ou melhoresdicas.com não são atraentes. Algumas vezes, domínios não correlatos à proposta do site se tornam boas opções, vide Google, Amazon, Moz, etc.

Melhores Criadores de Website para Criar um Website Com Domínio Próprio

Wix

Wix

O Wix entrega suas próprias facilidades de hospedagem de website para seus usuários. O criador de website roda no seu navegador. Por esta razão, você não precisa baixar ou instalar um software adicional. Simplesmente registre-se, projete seu website e coloque ele no ar.

A plataforma tem um plano gratuito que inclui 500MB de armazenamento adicionalmente a um 1GB de largura de banda. O seu website irá rodar num domínio de terceiro nível do Wix caso você não tenha um.

O problema pode ser solucionado com qualquer um dos planos pagos do Wix. Eles proporcionam um domínio gratuito por um ano com prolongação com um pagamento adicional. O preço é fixo para todos os planos, a despeito do plano que você escolha. Os planos Ilimitado, E-Commerce e VIP oferecem uma largura de banda ilimitada e armazenamento de 10 a 20GB. Isso soa ótimo para sites com uma estrutura complexa e bastantes arquivos para serem baixados no futuro. Um plano Combo parece uma solução flexível para aqueles que não requerem armazenamento e largura de banda enormes (2 e 3GB respectivamente).

uKit

uKit

Um espaço de armazenamento ilimitado é provavelmente a principal vantagem do uKit quando se trata de hospedar um website. Cada plano oferece um número ilimitado de páginas de domínio, armazenamento, e largura de banda. Além do mais, a plataforma apresenta um algoritmo específico que otimiza automaticamente os arquivos de mídia do usuário como fotos e imagens.

Esta função resulta numa velocidade de carregamento mais rápida e uma performance mais suave do website sem arruinar a performance da página da web enquanto as características e definições gerais permanecem as mesmas. Uma melhor velocidade de carregamento pode ter um impacto positivo nos fatores de ranqueamento dos mecanismos de busca.

Além do mais, o uKit tem um recurso premiado que permite que os donos do site aprimorem a experiência móvel. Agora você pode verificar como o seu website se parece em smartphones e tablets. Você pode editar sua aparência em dispositivos móveis, remover ou esconder blocos desnecessários, mudar o fundo e mais para uma representação móvel extraordinária.

Como Eu Hospedo um Website que Eu Fiz?

Enfim, você terminou o design do seu website. Está mais do que na hora de publicá-lo para deixar que as pessoas o vejam online. É aí que você precisa escolher um plano apropriado com facilidades de hospedagem adequadas. A escolha irá em maior parte depender do tipo de website que você tem, sua complexidade, recursos, estrutura e o número de arquivos que você irá baixar.

Por exemplo, websites de e-commerce requerem funcionalidade mais flexível enquanto bloggers são mais focados em conteúdo e arquivos de mídia. Por esta razão, considere os seguintes passos para hospedar um website que você fez:

  1. Determine o tipo de website para ter uma visão clara de sua funcionalidade futura. Isso permitirá que você decida quanto ao espaço de armazenamento necessário e a largura de banda. Blogs e portfólios não requerem facilidades de hospedagem maciças. Isso significa que você dificilmente vai precisar de um plano premium com armazenamento ilimitado a menos que você esteja prestes a publicar um site mais complexo.
  2. Entenda os recursos que você precisa. Imagine que você está gerindo uma loja digital. Você provavelmente iria gostar de ter alguns recursos extras inclusos no seu plano como ferramentas de e-commerce, contas de e-mail e largura de banda ilimitada para uma velocidade de download mais rápida do website. Como regra, todos esses recursos estão inclusos num plano E-commerce ou VIP separados.
  3. Segurança e Suporte. Algumas plataformas oferecem suporte ao cliente quando se trata de planos VIP. Por outro lado, criadores de website são bem fáceis de usar e menos que o seu site apresente uma estrutura complicada. Por outro lado, testes e planos gratuitos vão permitir que você entenda se você pode lidar com o processo de criação ou não.
  4. Sonhe Grande. Diferente de provedores de hospedagem tradicionais, os criadores de website reservam espaço o suficiente para que o website cresça. Eles não são concentrados unicamente em hospedagem compartilhada e entregar opções de software flexíveis fora da caixa.

Como o Meu Website Vai se Parecer Na Web?

Criadores de website parecem ser um instrumento poupador de tempo para iniciantes. Você não precisa procurar por um domínio desocupado e conectá-lo ao seu site. Plataformas de construção de web oferecem um domínio de nível 3 gratuito se você não tiver o seu próprio. Mas essa é uma solução temporária.

Por outro lado, você certamente quer que seu site pareça mais profissional e confiável, não quer? Especialmente quando se trata de sites de empresas, lojas digitais e portfólios profissionais.

Por esta razão, optar por um SLD (domínio de segundo nível, na sigla em inglês) parece ser uma ideia melhor. Isso irá permitir que você construa uma reputação melhor para o website e se destaque dos sites falsos de um dia que se especializam principalmente em spam e fraudes. Um SLD irá criar uma boa representação e o visual do site na rede global. Além do mais, você pode conectar com o seu website atual a qualquer momento.

Por Que Você Deveria Fazer o Upgrade?

Criadores de website online permitem que você crie um website sem pagar um centavo, não há dúvida quanto a isso. Mas você deve entender que nada é de graça, especialmente criadores de website. Hospedagem de web custa dinheiro, alugar um lugar para colocar os servidores custa dinheiro, hardware custa dinheiro, suporte ao cliente custa dinheiro.

Então é natural que qualquer um gerenciando um serviço de web gratuito irá precisar reembolsar seus custos de algum modo e provavelmente irá até querer ter algum lucro. É claro que eles querem ter algum lucro – por que mais eles cederiam seus serviços de graça? Aqui vão algumas razões típicas pelas quais eles oferecem serviços gratuitos:

  • Para ganhar dinheiro com os anúncios exibidos no seu site e/ou seu painel de controle.
  • Para promover sua própria marca com subdomínios e copyright no rodapé do seu site.
  • Eles oferecem planos de entrada gratuitos na esperança de seduzir os clientes a trocar para os pacotes pagos.

O ponto principal é que você nunca terá um serviço de web com todos os recursos com uma conta grátis. Embora nós usemos muitos softwares gratuitos todos os dias, incluindo navegadores, serviços de e-mail e de mensagem como Skype, quando se trata de criação de website, não existem brindes.

Com um típico construtor de website, você pode fazer o upgrade da sua conta gratuita para um site livre de anúncios com um domínio customizado por apenas $4 por mês! Nós altamente aconselhamos que você compre uma conta premium se você quiser impulsionar a sua credibilidade e profissionalismo.

Comece agora mesmo, é fácil!