Nós recomendamos:
Comece agora mesmo, é fácil!

Resenha do Squarespace

Lançado há mais de 12 anos atrás, o Squarespace é um dos mais antigos criadores de website por aí. Desde seu lançamento, a companhia cresceu de uma startup de uma só pessoa para uma equipe de 503 empregados servindo milhões de websites em 190 países, e uma estrela do Super Bowl.

Para quem ele é feito? O Squarespace visa todos os tipos de profissionais criativos, pequenas empresas e varejistas online. Embora ele tenha sido inicialmente concebido para não programadores, hoje ele oferece uma solução de edição avançada com controle HTML/CSS total chamada de plataforma do Desenvolvedor.

Entre os principais benefícios do Squarespace estão o design responsivo, o poderoso sistema de blogging e solução de eCommerce e a habilidade de importar/exportar do WordPress, Shopify, Blogger e algumas outras plataformas.

Nesta resenha nós guiaremos você por todos os principais recursos do Squarespace e discutiremos os prós e os contras de usar esta plataforma.

1. Fácil de Usar

Como você deve se lembrar, a versão anterior do Squarespace tinha alguns pontos problemáticos, a maioria dos quais era de uma variedade de experiências de usuário. Baseado no feedback do usuário, os UX designers deles mexeram e adaptaram o painel de controle para torná-lo mais fácil de usar.

Squarespace Editor

O Squarespace tem um editor fácil de usar comparado com o anterior. Você não precisa mais saltar entre a área de edição e a janela anterior. Elas agora estão fundidas em uma página, tornando o processo de edição mais rápido e mais efetivo.

Outra excelente decisão é o menu intuitivo e leve. O novo menu tem 6 sessões, cada uma escondendo mais opções relacionadas à configuração escolhida.

No geral, o Editor do Squarespace é intuitivo e lógico. Contudo, o processo de construção de site do Squarespace ainda é menos intuitivo do que o do Wix ou do Weebly, por exemplo.

2. Conjunto de Recursos e Flexibilidade

Na verdade, esta versão da plataforma se trata primariamente da nova UX, não dos recursos. Eles acrescentaram algumas novas opções, mas elas são menores, nada fundamental – em essência, é o mesmo Squarespace que você conhece. Por sorte, o Squarespace não teve nenhuma falta de potência antes da reformulação.

Como antes, ele oferece uma riqueza de recursos bem legais, alguns dos mais notáveis incluem uma plataforma de eCommerce rica em recursos, sistema de blogging nativo, habilidade de adicionar múltiplos colaboradores e também importar/exportar recursos: o Squarespace permite que você transporte o seu blog para qualquer outro lugar.

Squarespace Editor Pages

Em termos práticos, ao selecionar o Squarespace você não está se arriscando a perder o seu trabalho precioso – caso você sinta que o criador não é a melhor opção para você, você pode cancelar a sua inscrição e levar o seu blog para outro lugar a qualquer hora. Eu gosto dessa filosofia.

Falando em eCommerce, o Squarespace proporciona os seguintes recursos: produtos físicos e digitais, rastreamento de inventário, envio, impostos, cupons e mais. Como o comércio do Squarespace tem suporte do Stripe, lhe será cobrado 2.9% + 30¢ por transação bem-sucedida. O Squarespace não impõe taxas de transação adicionais.

Squarespace eCommerce

Você também pode importar um blog existente para o Squarespace do WordPress, Tumblr, Blogger, Etsy e outros serviços.

Para todos nós que amamos olhar debaixo do capô, há Code blocks que permitem injeção customizada de códigos, área CSS Customizada e a plataforma do Desenvolvedor onde você pode mudar tudo desde a tag de doctype de abertura até o rodapé do seu website. O acesso à plataforma do Desenvolvedor é limitado apenas aos planos Professional e Business.

O Squarespace tem uma coleção impressionante de aplicativos de iOS e Android que permitem criar e editar posts, tomar notas e monitorar a performance do website rapidamente. Eles são: aplicativos Blog, Start, eCommerce e Note.

Se você precisar adicionar recursos que não estão disponíveis no Squarespace, você pode querer integrar um aplicativo de terceiros. O Squarespace tem parceria com muitas empresas que proporcionam várias integrações que podem rastrear dados específicos, exibir conteúdo existente de outra fonte, adicionar agendamento online e mais. Alguns deles incluem Disqus, Etsy, PayPal, BookingBug, MailChimp e Typekit, entre outros.

3. Designs

O Squarespace é definitivamente um dos formadores de tendência mais influentes do nicho. Os modelos deles são memoráveis, atraentes e fáceis de navegar.

Squarespace Designs

A plataforma vem com dúzias de designs específicos por categoria, alguns criados em colaboração ‘com algumas das pessoas mais influentes do mundo’. Eles oferecem modelos de 7 categorias de indústria como Negócios, Músicos, Restaurantes, Pessoal, Comércio e mais, incluindo modelos de uma página só chamados de páginas Capa.

Você pode mudar o modelo a qualquer momento se você sentir que ele não combina com o estilo da sua empresa/personalidade. Todos os modelos são projetados com dispositivos móveis em mente.

O Squarespace torna possível ter uma prévia do seu site através de uma variedade de tamanhos de tela oferecendo visualização do Dispositivo. O recurso de Visualização do Dispositivo dá a você uma ideia geral de como o seu site aparece em um típico navegador móvel.

Para manter você concentrado no processo criativo em vez de encontrar imagens na web, o novo Squarespace cooperou com o Getty images. Os usuários do Squarespace agora podem acessar mais de 40 milhões de imagens de alta qualidade para uso comercial. As imagens custam $10 cada.

4. Suporte ao Cliente

Há um suporte por e-mail 24 horas por dia, 7 dias por semana e também um suporte por Chat Ao Vivo (dias da semana das 11am às 7pm EST). Há também uma impressionante base de conhecimento e sessão de perguntas e respostas voltada à comunidade.

5. Squarespace Preços

O Squarespace é mais caro do que a média dos criadores de website. Há duas opções de preço: Websites (Pessoal ou Empresas) – $16-$26/mês e Lojas Online (Básico ou Avançado) – $30-$46/mês cobrado mês a mês.

Squarespace Pricing

Eles têm desconto de $12 a $18 e $26 a $40 respectivamente se você pagar anualmente. Todos os planos anuais incluem um ano de registro de domínio gratuito.

Comparação de preços do Squarespace ou qual plano você precisa: Se você estiver procurando por um site simples contendo até 20 páginas e não se sente inclinado a usar a plataforma do Desenvolvedor, então você pode ficar bastante satisfeito com o Plano Pessoal do Squarespace. Como bônus, você terá a habilidade de vender 1 produto e aceitar doações.

Mas se a sua intenção é criar uma loja online de recursos completos, então você certamente precisa ou do plano de $26 ou de $46, dependendo de quantos produtos você tem para vender online. Independentemente do plano escolhido, você pode comprar contas de e-mail via Google Apps email para o seu domínio do Squarespace a $5 por mês. Diferente da concorrência, o Squarespace não é um serviço de web freemium. Você pode desfrutar dele de graça apenas por 14 dias.

6. Comparação com os Concorrentes

As principais alternativas ao Squarespace são o Wix, uKit e o Weebly. Eles são de alguma forma melhores do que o Squarespace? É difícil responder a essa pergunta sem especificar o mercado do usuário.

Se você acha que existe um criador de website melhor do que o Squarespace, fique à vontade para deixar suas sugestões nos comentários abaixo deste post.

Conclusão

Da forma como eu vejo, o cliente ideal para o Squarespace é um profissional criativo, um blogueiro ou um varejista online que coloca impressão visual e estilo em primeiro. O Squarespace é bastante flexível – você não está limitado ao conjunto de recursos oferecido pela plataforma, mas pode ampliar o seu website usando seus próprios scripts.

O forte do Squarespace é um design elegante, clara política de preços e filosofia de negócios. Mas ele é mais complicado do que seus concorrentes. Se você espera por uma experiência total de arrasta-e-solta e muita diversão, o Squarespace não é para você.

Você já experimentou este criador de website? Compartilhe a sua experiência nos comentários!