Squarespace e WordPress são duas plataformas de web design respeitáveis que têm milhões de usuários ativos ao redor do mundo. Os sistemas visam várias categorias de usuários, cobrindo um amplo espectro de tarefas. Elas diferem uma da outra por suas funcionalidades integradas, opções de customização de design, políticas de preços, abordagem para com o processo de desenvolvimento web e outros aspectos que importam bastante para os usuários de ambos os sistemas.
A principal distinção entre as duas plataformas é que o Squarespace é um criador de website em nuvem, ao passo que o WordPress é um software de código aberto. Este fato define a abordagem geral de web design, a facilidade de uso e a conveniência, além da funcionalidade dos dois sistemas.
Os sistemas são bem controversos, porém profissionais e cheios de recursos. Escolher entre eles pode ser desafiador para a maioria dos usuários. Não à toa, um dia você pode se pegar decidindo entre estes dois serviços para o seu próximo projeto online. Então, a qual você deve dar preferência – Squarespace ou WordPress? Qual plataforma tem mais a oferecer e qual delas corresponde mais às suas necessidades de web design? Leia esta avaliação para descobrir os benefícios e as desvantagens destas soluções de publicação de websites.
Squarespace vs WordPress: Panorama Geral
Squarespace é um popular criador de websites em nuvem que cobre um amplo espectro de necessidades de web design dos usuários e possibilita lançar diferentes tipos de projetos. O sistema funciona melhor com websites de pequenas empresas, portfólios e projetos de eCommerce de pequeno e médio porte. Navegando por ele, você vai encontrar uma ampla seleção de recursos e ferramentas que permitem completar um rico espectro de tarefas de web design com base nos requisitos pessoais/comerciais de seus assinantes.
O lançamento do Squarespace data de 2003 – esse foi o ano em que o sistema foi introduzido pela primeira vez no mercado de web design. Ele evoluiu bastante desde então e atualmente move cerca de 2,1 milhões de websites. Além disso, o número de projetos ativos iniciados com o criador de website continua crescendo, o que possibilita incluir o sistema na lista das melhores plataformas de criação de sites do mundo.
Squarespace análise detalhada.
O WordPress é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo gratuito mais popular, que pode ser usado para gerir projetos de rede de diversos níveis de complexidade. A plataforma se destaca da multidão devido às suas opções de integração de ponta e também pela abundância das ferramentas de customização de design que você pode usar para lançar websites pessoais/comerciais. Independentemente da necessidade de lidar com as nuanças da integração de plugins, não é muito difícil trabalhar com o WordPress. Porém, os novatos vão gastar mais tempo para se acostumarem com os recursos e as características especiais da plataforma.
O WordPress foi criado em 2003 para ser usado para fins de blogging. Desde então, ele se tornou uma plataforma mundialmente renomada que é aplicada para uma ampla variedade de necessidades de desenvolvimento de websites. O CMS é uma ótima escolha para portfólios, websites de pequenas empresas, lojas online, páginas de captura e outras categorias de websites de ponta. O número de projetos no ar lançados com o WordPress alcançou 27 milhões e estes não são os números finais. Centenas de milhares (se não milhões) de novos websites atualmente estão em desenvolvimento.
O Squarespace e o WordPress foram criados em 2003 e ambos são referência na categoria de plataformas de web design mais populares e completas. No entanto, o número de websites ativos lançados com WordPress prevalece notavelmente sobre os criados com o Squarespace. Isso pode ser explicado pela flexibilidade da plataforma, que é resultado de suas poderosas opções de integração de plugins. Porém, ambos os sistemas são bastante procurados por usuários que buscam performance de ponta.
Squarespace ou WordPress: Qual É Mais Fácil de Usar?
O Squarespace é um criador de websites DIY bem fácil. Sua versão mais recente garante mais simplicidade, facilidade de uso e conveniência, o que importa bastante especialmente para novatos. A interface do sistema é limpa e bem intuitiva mesmo para marinheiros de primeira viagem. Para começar um website com a plataforma, você não tem que saber usar códigos. A menos que você queira olhar debaixo do capô, o criador é completamente livre de códigos. O criador de websites apresenta uma leve curva de aprendizado, oferecendo um editor WYSIWYG que simplifica todo o processo de desenvolvimento do website. O único problema aqui é que a plataforma não tem uma opção de prévia. Isso torna impossível ver o resultado do seu trabalho até você colocar o seu projeto no ar. Como resultado, você poderá fazer edições depois que o seu website for publicado. Isso meio que complica o processo de web design.
Se tiver alguma coisa que você não entendeu no criador de websites, você pode pesquisar por respostas relacionadas ao sistema na poderosa e informativa base de conhecimento do Squarespace. Ela abrange vários tutoriais em texto e em vídeo, recurso de suporte por e-mail, chat ao vivo e workshops presenciais. Adicionalmente, você tem a oportunidade de navegar por múltiplas seções do Fórum da Comunidade, que oferece respostas detalhadas para as perguntas e os problemas mais populares que os usuários encontram ao tentar dominar o criador de websites.
O WordPress é um CMS bastante intuitivo, mas ele ainda tem uma leve curva de aprendizado. Se você sabe o que é preciso para colocar um site online, o WordPress pode ser uma ótima opção. No entanto, se você está procurando por uma plataforma ‘multiuso’ que ofereça suporte para edição WYSIWYG e arrasta-e-solta, é melhor você optar por um criador de sites.
A natureza de código aberto do CMS faz dele a solução perfeita para web designers profissionais que trabalham em projetos de níveis diversos de complexidade. O sistema ostenta opções extensas de customização de design, permitindo que você escolha e edite temas integrados e de terceiros. Não é preciso usar habilidade de codificação para lançar um website simples aqui, mas consciência das nuanças do programa será um bônus na maioria dos casos. Isso se explica pela necessidade da integração de plugins, o que agrega para impulsionar a performance do website.
Como um software de código aberto, o WordPress não oferece suporte ao cliente. Em vez disso, você pode se beneficiar da interação com sua impressionante comunidade de usuários que certamente vai ajudar você a encontrar respostas para todas as perguntas relacionadas ao CMS. Existem múltiplos fóruns comunitários, manuais, guias em vídeo e outras fontes de informações relacionadas ao WordPress.
Quando se trata do aspecto da facilidade de uso, o Squarespace tem alguma prevalência sobre o WordPress. A vantagem-chave do criador de websites é sua coerência: você recebe tudo o que precisa para projetar, customizar, publicar e manter um website em um só lugar, com todo o trabalho pesado feito pelo sistema (hospedagem, manutenção, etc.). O WordPress requer mais tempo para ser dominado, o que é explicado por suas poderosas opções de integração de plugins.
Squarespace vs WordPress: Design e Flexibilidade
O Squarespace e o WordPress concedem acesso a uma miríade de recursos integrados, ferramentas e opções de customização de design. Cada plataforma tem muito a oferecer aos seus assinantes e cada uma entrega funcionalidade de ponta que não compromete a flexibilidade. Para definir qual plataforma leva a melhor em termos de design e funcionalidade, está na hora de comparar os principais parâmetros e recursos que elas têm guardados.
eCommerce
O Squarespace dá a habilidade de vender produtos tangíveis e digitais, integrar suporte para ShipStation, Stripe e PayPal, exportar dados do website e criar códigos de desconto. Há também a possibilidade de customizar os e-mails de confirmação de pedido e adicionar gerentes de loja que terão controle sobre o inventário, mas não sobre o resto do seu website, exportação de dados, cupons, impostos e mais.
O criador de websites também permite que você escolha e customize modelos de lojas online de alta qualidade de acordo com o nicho de eComemrce no qual você se especializa. Estes são os recursos que tornam possível lançar e gerir lojas online de pequeno e médio porte com o Squarespace. Se você precisa de um projeto de eCommerce de grande porte, vale a pena procurar por plataformas especializadas.
O WordPress permite criar lojas online de pequeno e médio porte, mas as suas funcionalidades de eCommerce se dão por meio da integração de plugins de nichos especializados. Seus números são bastante extensos e você pode escolher os plugins de eCommerce que atenderem às suas necessidades financeiras e expectativas de funcionalidade. Alguns dos melhores exemplos incluem o Ecwid eCommerce Shopping Cart, Cart66 Cloud, BigCommerce WP Plugin, WP eCommerce, WP EasyCart Shopping Cart e eCommerce Store para citar só alguns.
O plugin de eCommerce mais conhecido do WordPress é o WooCommerce, que permite começar e gerir lojas online com todos os recursos. O WooCommerce é uma extensão de código aberto gratuita que entrega um punhado de recursos de eCommerce de ponta. Eles incluem suporte para geolocalização, possibilidade de vender produtos físicos e digitais, configuração dos principais parâmetros de compra/pagamento/frete, criação e gerenciamento de catálogos de produtos e muito mais. Adicionalmente, você pode escolher e instalar plugins de eCommerce extra que contribuem para uma performance digna da sua loja online.
Falando do aspecto eCommerce, o WordPress garante uma maior flexibilidade e funcionalidade devido às suas opções de integração de plugins versáteis e de ponta. O Squarespace também permite começar e gerir lojas online, mas suas funcionalidades meio que ficam para trás das que são oferecidas pelo WordPress.
Blogging
O Mecanismos de blogging do Squarespace oferece suporte para agendamento de postagens, Google Author Rank embutido, suporte para tags, opções de exibição de posts, suporte para múltiplos autores, geotagging, URLs customizáveis, etc. Você pode importar o conteúdo do seu blog do WordPress, Blogger, Tumblr ou Posterous. Você pode importar produtos do Big Cartel e do Shopify. Você também pode exportar o seu conteúdo do Squarespace para o WordPress.
O criador de websites oferece a oportunidade de atribuir direitos de acesso ao blog a diferentes categorias de usuários. Elas incluem Administrador, Editor de Conteúdo, Faturamento, Relatório, Moderador de Comentários, Comentador de Confiança e Gerente da Loja. Este recurso será de grande importância para agências de web design que trabalham no desenvolvimento de projetos para clientes. O Squarespace oferece sincronização de arquivos com o Dropbox, postagem simultânea (postagem automática no Twitter, Facebook ou Tumblr). Além disso – você pode importar o seu blog do WP para o Squarespace.
Para usuários mais graúdos, o Squarespace oferece a Plataforma do Desenvolvedor, onde você tem acesso total aos códigos, desde o doctype de abertura até o rodapé. Além disso, todos os modelos são expostos via Git, o que significa que você pode trabalhar com uma equipe e desfazer alterações facilmente. Adicionalmente, o criador de websites tem uma rica galeria de modelos onde você pode selecionar temas gratuitos para blogs e customizá-los como você precisar.
O WordPress se distinguiu inicialmente como uma plataforma de blogs de qualidade e, sendo assim, seus recursos/ferramentas de desenvolvimento/gerenciamento de blog são bem impressionantes. O CMS permite navegar por designs de blogs tanto na sua coleção de modelos integrados quanto entre os que estão disponíveis na web. Para aprimorar a performance do seu blog, você também tem que escolher extensões extras com base no nível de funcionalidade que você gostaria de alcançar. Alguns dos melhores plugins de blogging incluem NextGEN Gallery, User Registration, Akismet, Maintenance Page, Jetpack e WPDiscuz, UpdraftPlus, Easy Social Sharing, Everest Forms, etc.
Se você decidir começar um blog e estiver pronto para investir algum esforço e tempo para fazer dele um sucesso, usar o WordPress será uma solução mais preferível. O CMS definitivamente vai surpreender você com a variedade de plugins e ferramentas relacionados a blogs que ele oferece. O Squarespace, por sua vez, também permite começar um blog de qualidade, assegurando um processo de web design simples e conveniente.
Integrações de Terceiros e Recursos Especiais
O Squarespace é uma plataforma de publicação rica em recursos. Ela oferece uma seleção decente de apps e widgets próprios, e também deixa bastante espaço para customização. Você pode escolher e usar widgets especiais para galerias de imagens de acordo com o tipo de projeto no qual você está trabalhando.
Além disso, é possível aplicar ferramentas de acompanhamento de análise e estatísticas como o Squarespace Metrics App e o Google Analytics, por exemplo, para controlar a performance do seu website.
O WordPress é bastante flexível. Não importa se você precisa construir uma loja online, um portfólio ou um blog, o WordPress pode ser a escolha certa. Graças à extensibilidade da plataforma, você pode criar praticamente qualquer tipo de website imaginável. O que você precisa saber é que quase todo novo recurso no WordPress requer um plugin, seja um pacote de SEO, um plugin de redes sociais ou um sistema de comentários.
Embora eles sejam bem fáceis de instalar e configurar, o lado negativo deste conceito é que, com o tempo, o seu website acumula muitos plugins que podem se sobrepor e deixar o seu website do WordPress mais pesado. Outro demérito é que alguns dos plugins de terceiros podem vir com códigos maliciosos que podem ameaçar toda a segurança do website.
No que diz respeito à disponibilidade de integração de terceiros, o WordPress dificilmente tem rivais. O Squarespace não tem como se contrapor ao CMS, já que a funcionalidade do WordPress se baseia inteiramente na integração de plugins poderosos. No entanto, se você não planeja começar um projeto repleto de recursos, o Squarespace também vai funcionar muito bem para os seus propósitos.
Edição de Modelos
O Squarespace oferece mais de 105 belos modelos para websites e cerca de 12 modelos para lojas online. Todo design inclui automaticamente uma versão para celular que combina com o estilo geral do tema. Um CSS customizado pode ser aplicado a qualquer modelo. Todos os designs do Squarespace apresentam alta qualidade e merecem a atenção dos usuários devido ao seu visual atraente.
Para uma maior conveniência dos usuários, os designs são divididos em várias categorias com base nos nichos aos quais pertencem. Você pode trocar os modelos do Squarespace, mas é importante destacar que certas alterações podem não ser levadas para os novos modelos. Então, nós aconselhamos que você teste vários modelos antes da escolha final.
O WordPress oferece vários temas gratuitos e pagos. Muitos deles estão inclusos no catálogo do sistema, ao passo que há muitos mais disponíveis na web. Esses temas foram desenvolvidos especialmente para o WordPress por web designers terceirizados. No entanto, pode levar um tempo para você aprender o básico sobre a sua customização.
O melhor lugar para encontrar temas de qualidade para o WordPress é o diretório de temas oficial. Caso você decida ficar com um tema gratuito do WordPress, certifique-se de que ele está livre de malware, backlinks e scripts suspeitos. A customização de temas requer pelo menos um conhecimento básico de CSS e HTML. Em alguns casos, você precisa conhecer linguagem PHP para uma customização mais profunda.
Resumindo, os designs do Squarespace funcionam de maneira impecável e não requerem instalação. O WordPress oferece uma seleção maior de temas, mas sua qualidade às vezes é discutível, e a escolha do melhor modelo deve ser feita sabiamente, considerando as suas necessidades empresariais e de web design. Certifique-se de adquirir um tema do WordPress de um provedor confiável.
Squarespace ou WordPress: Comparação Geral de Preços
O Squarespace não tem versão gratuita, mas você pode experimentar um teste gratuito de 14 dias. Ele oferece quatro pacotes no caso da assinatura anual. O custo final depende do tipo de assinatura escolhido e também dos termos que os planos implicam. Lembre-se que os pacotes anuais incluem hospedagem e domínio grátis. Se você já tiver um domínio comprado de um provedor terceirizado, você pode transferi-lo para o Squarespace para continuar trabalhando com ele. Veja a lista de assinaturas do Squarespace e os serviços que eles oferecem (preços em dólares):
- Pessoal (US$12/mês) – 20 páginas web, 3% de taxa de transação sobre as vendas, domínio customizado gratuito;
- Negócios (US$18/mês) – páginas web ilimitadas, crédito no AdWords, 2% de taxa de transação sobre as vendas;
- Básico (US$26/mês) – número ilimitado de produtos para venda, opções de contabilidade integradas, quantidade ilimitada de armazenamento e largura de banda;
- Avançado (US$40/mês) – frete em tempo real, recuperação automática de carrinho abandonado, impressão de etiquetas.
É possível comprar assinaturas mensais e anuais, sendo que a segunda opção é mais viável para todas as categorias de usuários.
O WordPress é grátis. No entanto, você pode encontrar despesas extras (modelos pagos, plugins, etc.) ao trabalhar no desenvolvimento do seu projeto. O custo eventualmente vai depender da quantidade de plugins que você escolher para o seu website e também seus preços. Se você não tiver experiência como webmaster, você pode querer contratar um desenvolvedor de WordPress.
Adicionalmente, você terá que pagar pela hospedagem e pelo domínio. Neste quesito, escolher a Bluehost será uma solução mais preferível. A companhia é recomendada oficialmente pelo WordPress devido à sua credibilidade, idoneidade e a ampla variedade de recursos que ela oferece. A Bluehost garante o carregamento rápido do website, boas taxas de tempo de atividade, integração de mercado de apps e funcionalidade eCommerce, poderosos recursos de SEO, ferramenta Site Access Blockage, proteção DDOS aprimorada e também domínio bônus e outras vantagens. O custo dos planos Bluehost variam entre US$2,95 e $13,95 por mês, dependendo dos termos e serviços inclusos.
Como Criar Site Com Domínio Próprio Gratis.
Os planos do Squarespace incluem hospedagem grátis com armazenamento e largura de banda ilimitados. Os custos do Squarespace, no entanto, podem crescer ao criar projetos comerciais. O CMS WordPress é tecnicamente gratuito, mas em longo prazo você terá que pagar por funcionalidades extras, plugins e hospedagem.
Squarespace vs WordPress: Qual É Melhor para SEO?
O Squarespace é um criador de websites otimizado para SEO que permite a configuração individual de parâmetros que afetam a qualidade e a eficácia do processo de promoção do seu website. O sistema permite que você ajuste as configurações de SEO de acordo com o resultado que você deseja obter em longo prazo. O Squarespace gera automaticamente os títulos para os produtos e posts e também os usa como títulos de SEO para as páginas web necessárias. Por outro lado, a plataforma não permite o ajuste manual das configurações de SEO e dos títulos do website. Uma das vantagens inegáveis do criador de websites é a possibilidade de ocultar páginas separadas da indexação pelos mecanismos de busca. Isso é feito na seção correspondente do painel do sistema.
As opções de promoção de SEO do WordPress são de alto nível. O CMS permite que você ajuste de maneira independente as configurações de otimização dos mecanismos de busca integrando plugins de SEO correspondentes. Você pode escolher qualquer um deles de acordo com seu preço, complexidade da integração, funcionalidades integradas, facilidade de uso, etc. Existem múltiplos plugins de SEO projetados para o WordPress lá fora, como o Google Search Console, Yoast SEO, Google Keyword Planner, Ahrefs, SEMRush, Rank Math, Broken Link Checker, SEO Press, All In One SEO Pack etc. O plugin de SEO para WordPress mais popular e funcional é o Yoast SEO.
Quando a questão é a otimização de SEO, ambas as plataformas estão num nível decente. Enquanto o Squarespace oferece funcionalidade SEO integrada, o WordPress permite configurar os principais parâmetros de Otimização dos Mecanismos de Busca através do uso de plugins especializados, sendo que a escolha é bastante extensa e versátil.
Conclusão da Comparação: Qual É Melhor?
O Squarespace e o CMS WordPress são duas plataformas de desenvolvimento de websites poderosas, recheadas de recursos e de alta qualidade. Elas diferem muito uma da outra devido à sua natureza de web design e sua abordagem para com o processo de criação de websites.
O Squarespace é um criador de websites, o que faz dele uma solução um pouco mais simples para todas as categorias de usuários. Ele vem com funcionalidades avançadas, ferramentas de customização de design, integração e também mecanismos de eCommerce e blogging embutidos. O WordPress é um CMS e requer tempo para explorar e dominar o básico do sistema. Ele é uma solução de web design escalonável que se destaca da multidão devido às suas avançadas opções de integração de plugins.
Se você não faz ideia de como encontrar um provedor de hospedagem confiável, instalar e configurar um tema ou usar plugins, é melhor você optar pelo Squarespace. Ele vai ajudar você a se concentrar no que realmente importa – seu produto/serviço, em vez dos detalhes técnicos. No entanto, se você requer um sistema de web design flexível e poderoso para garantir liberdade criativa, o WordPress será uma solução melhor para você. A escolha final eventualmente vai depender das suas metas de web design, tarefas, habilidades, orçamento, requisitos e expectativas. Teste ambas as plataformas para descobrir exatamente o que você precisa.