Nós recomendamos:
Comece agora mesmo, é fácil!

Squarespace ou WordPress

Squarespace e WordPress é um confronto um tanto difícil. Por quê? Em primeiro, porque ambos os serviços são bastante respeitados e têm milhões de usuários ativos. Segundo, porque o primeiro é um criador de website, enquanto o segundo é uma plataforma livre. É como comparar a força de boxeadores pertencentes a categorias de peso diferentes.

Contudo, um dia você pode se encontrar decidindo entre esses dois serviços para o seu próximo projeto online. Qual escolher, Squarespace ou WordPress? Leia esta resenha para descobrir os benefícios e desvantagens dessas soluções de publicação de web.

Nota importante: nesta resenha nós vamos analisar a versão auto-hospedada do WordPress (WordPress.org), que é mais popular e escalável do que sua contraparte ‘.com’ online.

1. Facilidade de Uso

  • Squarespace. A versão mais recente do Squarespace é muito mais fácil do que seus predecessores. A sua interface é mais limpa e menos complicada. Para criar um website, os usuários do Squarespace não têm necessariamente que saber codificar. A menos que você queira olhar embaixo do capô, o criador é livre de códigos.

    Squarespace Editor

    Neste ponto, a vantagem chave do Squarespace sobre o WordPress é sua coerência: você recebe tudo o que precisa para projetar, customizar, publicar e manter um website em um lugar, com todo o trabalho pesado feito pelo sistema (hospedagem, manutenção, etc.).

  • WordPress. O WordPress é um CMS bastante intuitivo, mas ele ainda tem uma leve curva de aprendizado. Se você sabe o que é preciso para colocar um site online, o WordPress pode ser uma ótima opção. Mas se você está procurando por uma plataforma ‘multifuncional’ que suporte edição WYSIWYG e arrasta-e-solta, é melhor você optar por um criador de site.

    WordPress visual Editor

Squarespace ou WordPress. A resposta parece óbvia. É claro, o criador de site é mais fácil do que o CMS livre. Enquanto o Squarespace visa principalmente o usuário final que não tem ideia de como websites são feitos, o WordPress é feito para aqueles que sabem uma coisa ou duas sobre criação de website.

O Squarespace inclui uma biblioteca de temas, widgtes prontos para usar, e hospedagem. Esta é uma plataforma de hospedagem segura e gerenciada, o que significa que você não tem que fazer nada em termos de hospedagem. Com WordPress, você tem que comprar e gerenciar uma conta de hospedagem de web pessoalmente.

Isso é uma vantagem e uma desvantagem, porque no WordPress você tem controle total sobre o seu site e pode transferi-lo para qualquer outro provedor, a qualquer momento. É uma desvantagem porque manutenção de website é um processo complexo para novatos.

2. Conjunto de Recursos e Flexibilidade

  • Squarespace. O Squarespace é uma plataforma rica em recursos. Ele oferece uma seleção decente de aplicativos e widgets internos, e também deixa espaço suficiente para customização. Na minha opinião, ele fornece ferramentas o suficiente para construir um website de qualidade. Elas incluem:

    eCommerce. O Squarespace dá a habilidade de vender produtos tangíveis e digitais, integração com ShipStation, suporte a Stripe e PayPal, e-mails customizados de confirmação de pedido, a habilidade de adicionar gerentes de loja que terão controle sobre o inventário, mas não sobre o resto do seu website, exportação de dados, cupons, taxas e mais.

    Squarespace eCommerce

    Blogging. O mecanismo de blog do Squarespace tem suporte para posts agendados, Google Author Rank embutido, suporte a tags, opção de exibição de posts, suporte a múltiplos autores, geotagging, URLs customizáveis, etc.

    Squarespace Blog

    Importação e exportação. Você pode importar o conteúdo do seu blog do WordPress, Blogger, Tumblr ou Posterous, importar produtos do BigCartel e Shopify. Você também pode exportar o seu conteúdo do Squarespace para o WordPress.

    Múltiplos colaboradores com diferentes níveis de acesso. O Squarespace dá níveis de acesso que incluem Administrador, Editor de Conteúdo, Faturamento, Relatório, Moderador de Comentário, Comentador de Confiança, e Gerente de Loja.

    Serviços conectados. O Squarespace fornece sincronização de arquivo Dropbox, postagem simultânea (postagem automática no Twitter, Facebook ou Tumblr). Ademais – você pode importar o seu blog do WP para o Squarespace.

    Para usuários poderosos, o Squarespace oferece a Plataforma do Desenvolvedor, onde você tem total acesso aos códigos, da tag de doctype de abertura até o rodapé. Além disso, todos os modelos são expostos via Git, o que significa que você pode trabalhar com uma equipe e desfazer mudanças facilmente.

  • WordPress. O WordPress é bastante flexível. Você precisando construir uma loja online, um portfólio ou um blog, o WordPress pode ser a escolha certa. Graças à extensibilidade da plataforma, você pode criar quase qualquer website imaginável.

    WordPress Plugins

    No entanto, você deve saber que quase todo novo recurso no WordPress requer um plugin, seja um pacote de SEO, um plugin de mídia social ou um sistema de comentários. Embora eles sejam bem fáceis de instalar e configurar, o lado reverso desse conceito é que com o tempo o seu website acumula muitos plugins que podem se sobrepor e também deixar o seu website no WordPress mais pesado.

WordPress ou Squarespace. Embora o WordPress pareça mais flexível, eu não o chamaria de o vencedor claro. Isso depende das suas necessidades. Não se apegue à mentalidade do “mais é melhor”, a menos que você realmente precise disso.

Mas você também deve entender que se o seu website se expandir além das capacidades do Squarepace, e você não quiser se registrar na plataforma do Desenvolvedor, você também terá que migrar o seu website para uma plataforma mais escalável.

3. Designs

  • Squarespace. O Squarespace oferece mais de 105 belos modelos para websites e apenas 12 modelos para lojas online. Cada design inclui automaticamente uma versão móvel que combina com o estilo geral do tema. CSS customizado pode ser aplicado a qualquer design de modelo.

    Squarespace Designs

    Você pode trocar os modelos do Squarespace, mas é importante notar que certas mudanças podem não seguir para os novos modelos. Então nós aconselhamos você a testar vários modelos antes de fazer a escolha final.

  • WordPress. Há um monte de temas pagos e gratuitos para o WordPress por aí. No entanto, pode levar um tempo para que você aprenda a customizá-los. O melhor lugar para encontrar temas do WordPress de qualidade é o diretório oficial de temas.

    WordPress Temas

    Caso você decida escolher um tema gratuito do WordPess, certifique-se de que ele é livre de malware, backlinks suspeitos e scripts. Customização de temas requer pelos menos um conhecimento básico de CSS e HTML. Em alguns casos você precisa conhecer linguagem PHP para customização mais profunda.

Squarespace ou WordPress. Os designs do Squarespace funcionam impecavelmente e não requerem instalação. O WordPress oferece uma seleção maior de temas, mas a qualidade deles é às vezes discutível. Certifique-se de conseguir um tema de WordPres de um provedor de confiança.

4. Atendimento ao Cliente

  • Squarespace. O Squarespace tem uma base de conhecimento impressionante. Eles também oferecem chat ao vivo, suporte através do Fórum da Comunidade e suporte por e-mail. O Squarespace também realiza workshops individuais regularmente em sua sede de Cuidado com o Cliente em Nova York e Portland.

  • WordPress. Há milhares de vídeo tutoriais, fóruns e outros recursos oferecendo diretrizes detalhadas para criar e manter websites no WordPress. Mas não há número de telefone ou e-mail para pedir ajuda.

    WordPress ou Squarespace. O Squarespace tem menos clientes do que o WordPress, e eles podem servir a todos eles através do chat ao vivo, e-mail ou sua base de dados bem estruturada, enquanto o WordPress não tem nenhuma equipe de suporte.

    5. Política de Preço

    • Squarespace. Não há versão gratuita do Squarespace, mas você pode experimentá-lo de graça durante um teste de 14 dias. Eles oferecem três pacotes em caso de inscrição anual: Websites ($12-18/mês) e Lojas Online ($26-$40/mês). O preço depende do tamanho do website e do período de inscrição. Todos os pacotes anuais incluem um nome de domínio gratuito.

      Squarespace Precos

      Se você pretende construir um portfólio simples ou um blog, então a versão mais barata do Squarespace certamente dará conta disso. Para ter acesso à plataforma do Desenvolvedor você tem que se inscrever ou no plano Profissional ou Business. O plano Business é feito para lojas online. Ele inclui produtos ilimitados, contabilidade integrada pela Xero, e outros recursos específicos de eCommerce.

    • WordPress. Ele é gratuito. Entretanto, você ainda terá que pagar pela hospedagem e pelo nome do seu domínio. Além disso, você pode ter despesas extras (modelos pagos, plugins, etc). Se você não tiver experiência prévia em administração de website você também pode querer contratar um desenvolvedor de WordPress.

    Squarespace ou WordPress. Os planos do Squarespace incluem hospedagem gratuita e espaço de armazenamento e largura de banda ilimitados. O custo do Squarespace, no entanto, pode subir ao criar sites comerciais. O CMS WordPress tecnicamente é gratuito, mas em longo prazo você ainda terá que pagar por funcionalidade extra, plugins e hospedagem.

    Conclusão

    Escolher entre o Squarespace e o CMS WordPress é um passo crucial. Se você for um profissional, você vai gostar da flexibilidade do WordPress em toda a sua extensão. O WordPress é um completo sistema de gerenciamento de conteúdo escalável, mas ele carece de interface visual que criadores de website faça-você-mesmo modernos oferecem.

    Se você não tiver ideia de como encontrar um provedor de hospedagem confiável, instalar e configurar um tema ou usar plugins, é melhor você optar pelo Squarespace. Ele irá ajudar você a focar no que realmente importa – o seu produto/serviço, em vez de detalhes técnicos.

    No entanto, com todas as suas vantagens, o Squarespace tem seus pontos negativos que podem levar você a um criador de site mais intuitivo ou mais barato.