Comece agora mesmo, é fácil!

Criador de Websites Google Sites – Análise

O que é o Google Sites

Google Sites – é um criador de websites simples o bastante para ser dominado por principiantes, porém, ele também oferece uma plataforma de desenvolvimento web e hospedagem sem complicações e intuitiva. Ele é a reencarnação do Jotspot, que foi adquirido pelo Google lá em 2006. Hoje em dia, o criador de sites do Google não se parece em nada com o Jotspot, além do fato de os dois serem sistemas de hospedagem wiki que permitem a criação, modificação e extensão de conteúdo colaborativo.

O Google Sites rapidamente se tornou uma plataforma popular para criação de intranets e sites escolares, e até mesmo uma olhada casual mostra que o criador fez algumas melhorias desde a nossa última resenha do Google Sites há cerca de um ano atrás. Se você precisa de um website mais complexo como uma loja online ou um blog, por exemplo, não faz sentido procurar pela funcionalidade necessária aqui. O sistema é geralmente usado para lançar websites simples para o uso diário.

O sistema é indubitavelmente uma solução incrível para uma intranet corporativa, mas será que ele é adequado para criar o website de uma empresa? Nós decidimos colocar o Google Sites à prova mais uma vez para responder a esta questão.

Em junho de 2017, a Google anunciou o Websites com o Google Meu Negócio – um serviço separado dentro da seção negócios que permite criar um website gratuito para a companhia, registrado no Google Meu Negócio. A partir de agora, as empresas podem criar o website da companhia dentro de suas contas Google. Nada de especial, a interface é quase a mesma do Google Sites clássico. Esta versão carece da maior parte das ferramentas empresariais úteis em comparação, por exemplo, com o uKit – um criador de websites empresariais especializado. Então, vamos em frente com a avaliação!

1. Plataforma Google Sites Caracteristicas (Prós e Contras)

Dependendo das suas necessidades, o Google Sites pode se apresentar como um criador de websites simples, intuitivo e fácil de usar. No entanto, devido ao alto nível de simplicidade, o sistema carece de alguns recursos cruciais que o impedem de ser uma solução completa para projetos escalonados.

Prós:
Contras:
Criador de website gratuito.
Perfeito para novatos sem absolutamente nenhuma habilidade técnica.
A edição de páginas é rápida e simples.
Não é necessário instalação ou download do software.
Integração com os principais Serviços Google.
Acesso simples independentemente da localização.
Recursos de customização e design limitados.
Poucos modelos prontos para escolher.
Não é bom para negócios e eCommerce.
Sem acesso ao código fonte.
Design dos modelos ultrapassado.

2. Para Que Ele é Bom?

A plataforma foi projetada para construir websites objetivos com uma estrutura clara e simples. O Google Sites vem com máxima simplicidade, o que o torna perfeito para usuários sem nenhuma experiência em web design ou programação. A plataforma combina perfeitamente com aqueles que querem criar o primeiro site de suas vidas.

Ele pode ser bom para experimentar leiautes diferentes e entender como as ferramentas de rede realmente funcionam. Por outro lado, o criador de websites não é uma boa opção para lojas digitais ou projetos empresariais que possam precisar ser escalonados no longo prazo.

O sistema funciona bem para blogs, portfólios, sites de eventos, cartões de visitas de pequenas empresas, páginas educacionais, sem fins lucrativos e outros projetos. Ele não fará muita coisa por usuários experientes que almejam ferramentas de design e customização avançadas.

3. Facilidade de Uso – Painel de controle

O Google Sites foi desenvolvido tendo os novatos em mente. Leva poucos minutos para entender como o sistema funciona se você nunca lidou com este tipo de tecnologia antes. Tudo o que você precisa fazer é abrir o editor no seu navegador sem baixar ou instalar o software. A edição online facilita fazer alterações e salvá-las automaticamente.

Iniciando uma Sessão

O sistema não exige qualquer manipulação para acessá-lo. Tudo o que você precisa é ter uma conta válida no Gmail ou Google para pular o estágio do registro. Abra a plataforma em qualquer navegador, escolha um modelo ou comece a criar um website do zero com a ajuda dos blocos pré-projetados em combinação com o editor WYSIWYG.

Processo de Edição

O painel tem um visual bem limpo e intuitivo. Aqui você pode escolher um modelo ou começar a desenhar do zero. O Google não limita seus usuários no que diz respeito ao número de projetos que eles podem iniciar. Cada novo website irá aparecer no painel com a possibilidade de editá-lo ou atualizá-lo sempre que você quiser.

Google Sites Projects

Mesmo que você escolha um leiaute pronto, você ainda poderá inserir elementos e blocos adicionais. Eles podem incluir caixas de texto, códigos HTML e imagens. Os usuários têm a chance de alterar o leiaute e a estrutura da página. Além disso, o seu website oferece conexão com o Google Drive por padrão, permitindo que você faça o upload de arquivos de mídia diretamente do armazenamento na nuvem.

Google Sites Editor

Nós não devemos esperar muitas ferramentas de customização. No entanto, o website vem com integração automatizada com todos os principais serviços Google. Sendo assim, será fácil adicionar Google maps, planilhas, calendários ou criar uma seção de vídeo com conexão com o YouTube. Simplesmente escolha o serviço que você quer conectar pela lista e adicione-o com um click.

Entrando No Ar

No estágio final, os usuários podem querer adicionar um logotipo e subir um favicon. Todos os projetos entram no ar com os domínios Google padrão. No entanto, você pode adicionar um domínio customizado caso você tenha um. Use o recurso de prévia para checar como será o visual do seu website no desktop, smartphone ou tablet e depois publique ele. Infelizmente, o sistema não tem um modo de edição para celular.

Google Sites Domain

4. Recursos & Flexibilidade

Quando você cria uma nova página para o seu site, você pode escolher dentre uma série de tipos de páginas diferentes, dependendo do tipo de conteúdo que você pretende adicionar à página. Especificamente, você pode criar os seguintes tipos de página:

  • Página web. Você pode organizar este tipo de página como quiser: publicação de conteúdo, incorporar gadgets, anexar documentos e também deixar que outros colaboradores comentem nas suas páginas.
  • Anúncios. Este tipo de página é projetado para postar notícias. Muito parecido com um blog, ele exibe as postagens que você adiciona em ordem cronológica.
  • Gabinete de arquivos. Este tipo de página permite que você armazene e gerencie arquivos, tornando fácil compartilhá-los com outros usuários do seu site. Seus colaboradores podem se inscrever na página para serem notificados quando arquivos forem adicionados, alterados ou removidos.
  • Página de lista. Os itens adicionados à lista são fáceis de adicionar, editar e remover. Similarmente à página do gabinete de arquivos, os usuários podem se inscrever para receber notificações.
  • Página inicial. Este tipo de página contém duas seções: uma que pode ser customizada para mostrar um conjunto personalizado de gadgets, e outra onde os usuários podem adicionar conteúdo que todos os visualizadores podem ver.

Depois que você tiver organizado as suas páginas, você poderá começar a modificá-las e a fazer o upload do seu conteúdo de uma maneira visual. O criador oferece um conjunto bem estruturado de recursos. O botão ‘Inserir’ contém 3 seções (Comum, Gadgets e Google), cada uma ocultando mais escolhas: Caixa HTML, Gráficos, Calendário, Posts recentes, Drive, Hangout, Mapa, Youtube, etc. Porém, tome cuidado, pois nem todos os gadgets de terceiros funcionam como planejado: nós adicionamos um gadget Click-to-Call no nosso site de teste, e ele não funcionou. Parece que eles pararam de cuidar da biblioteca de Gadgets há alguns anos.

O criador de website tem uma abundância de recursos que levam sua funcionalidade a um nível decente. Dê uma olhada em alguns deles para saber o que você pode usar quando estiver trabalhando no desenvolvimento do seu website:

  • Google Gadgets. Estas são ferramentas integráveis que são similares aos widgets ou extensões padrão (calendários, calculadoras, feeds de notícias, etc.) que você pode usar para dar uma performance extra ao seu website.
  • Ferramentas Google Webmasters. Independentemente de o seu website vir com um domínio customizado ou com sites.google.com na URL, o Google Sites irá torná-lo mais simples para os mecanismos de busca indexá-lo (isso intensifica automaticamente a posição do seu website nos resultados de busca).
  • Google Analytics. O sistema permite configurar o Google Analytics e conectá-lo à sua conta Google gratuita para possibilitar que você acompanhe as estatísticas do seu website.
  • Integração com Google Suite. Este é um dos recursos mais essenciais do sistema, que permite a integração de quaisquer extensões do G Suite com o seu website (incluindo Documentos Google, Mapas, Drive, etc.) sem o uso de plug-ins e extensões de terceiros.
  • Integração e Edição de HTML/Script. Com o Google Sites, você pode escrever manualmente scripts ou selecionar e integrar blocos HTML customizados para automatizar os processos mais importantes.

Além disso, o criador de website torna possível adicionar múltiplos colaboradores e assinantes para fazer alterações no site. Uma boa notícia para aqueles que querem olhar embaixo do capô – o criador permite que os usuários editem alguns dos códigos HTML. O editor avançado vem equipado com um conveniente botão de Prévia.

Quando o seu site estiver pronto, você poderá publicá-lo no seu próprio domínio. Por padrão, cada website do Google Sites é público na web. Se necessário, você pode alterar as configurações de acesso e tornar o seu site visível apenas para pessoas específicas ou para qualquer um com o link, similarmente ao Google Drive.

5. Design & Modelos

Falando dos designs, é importante destacar que o Google Sites faz uma distinção entre temas e modelos. Os temas governam o visual e o ar geral, as cores e as imagens do site, ao passo que os modelos têm tudo a ver com o leiaute e os tipos de páginas. Então quando você clica no botão Alterar modelo da página, na verdade você está prestes a mudar o tipo de página (descrito anteriormente), não o tema base. Para alterar o tema base, vá na seção Temas, Cores e Fontes.

Google Sites Themes

Quanto aos modelos, para selecionar um, você terá que visitar a Galeria de modelos dentro do painel, não o editor. Aqui nós temos 13 leiautes diferentes, o que é muito pouco. As opções de base incluem protótipos pré-desenhados para portfólios, eventos, páginas pessoais, férias, gastronomia e alguns outros campos. Todos os modelos são responsivos e rodam bem em vários dispositivos, considerando diferentes dimensões de tela.

Google Sites Mobile

6. Atendimento ao Cliente

O Google Sites oferece uma seção de Ajuda embutida onde você pode encontrar rapidamente tutoriais sobre como editar o seu site. Há também um Centro de Ajuda enorme, composto por guias detalhados. Você também pode enviar um feedback e incluir automaticamente uma captura de tela da sua página atual. As configurações embutidas de captura de tela permitem que você destaque áreas da página que sejam relevantes para o seu feedback e também oculte qualquer informação pessoal.

7. Política de Preços – Planos Premium

O Google Sites é gratuito. Além disso, ele não limita os usuários no que diz respeito ao número de websites que eles podem criar. Lance quantos projetos você precisar com apenas uma conta válida do Google ou Gmail. Com esta ferramenta simples de criação, você terá o seu armazenamento na nuvem pessoal conectado ao Google Drive, onde você pode armazenar dados e arquivos de mídia (até 15 GB) para fazer o upload deles diretamente do Drive.

No entanto, para projetos em crescimento, você pode precisar de mais recursos e capacidade. É aí que os planos mensais do Google G Suite podem surgir como uma solução viável com as seguintes ofertas:

  • Básico ($6/mês) – Oferece um conjunto de apps empresariais profissionais e 30 GB de espaço de armazenamento;
  • Business ($12/mês) – Disponibiliza um conjunto aprimorado de apps empresariais com espaço de armazenamento e arquivo ilimitados;
  • Enterprise ($18/mês) – Oferece apps empresariais premium com opções de gerenciamento e funcionalidades estendidas.

Quando o seu site estiver pronto, você poderá conectar um domínio comprado anteriormente ou comprar um novo através do Google. O Google tem parceria com múltiplos provedores de domínios para ajudar você a passar pelo processo e a configurar os Aplicativos Google para o seu novo domínio.

8. Exemplos de Websites

Apesar de possuir algumas limitações em termos de design, escalabilidade e customização, o Google Sites ainda pode ser uma boa solução para criar projetos simples e envolventes. Vamos dar uma olhada em alguns dos melhores exemplos de websites.

9. Conclusão

O Google Sites é uma opção incrível quando se trata de criar websites simples com design minimalista e funcionalidade limitada. O sistema é fácil de usar, o que o torna uma boa escolha para usuários inexperientes ou para aqueles que desejam alcançar um bom resultado sem um investimento sério de tempo, esforço e dinheiro.

A plataforma torna fácil e rápido adicionar conteúdo de outras propriedades Google como Mapas, Drive ou Youtube. Ele é gratuito, então você pode usá-lo para planejar reuniões, compartilhar informações, estabelecer colaboração num projeto em equipe ou manter contato com membros da família.

No entanto, nós não podemos recomendá-lo para o desenvolvimento de websites comerciais repletos de recursos que você planeja lançar para impulsionar a reputação da sua empresa e gerar lucros. Existem muitas outras alternativas mais ricas em recursos lá fora. O Google Sites oferece soluções de colaboração excelentes e conexões com vários Aplicativos Google, mas seus concorrentes oferecem mais controle sobre o design do site e uma interface melhor. Basta navegar pela web para encontrar criadores de websites decentes que correspondam às suas necessidades de design de web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.