Wix e WordPress são líderes inegáveis do nicho de web design. Os sistemas gozam de uma imensa popularidade entre os usuários do mundo todo, já que cada um deles tem muito a oferecer. As plataformas possibilitam iniciar e gerenciar todos os tipos de projetos de websites, incluindo websites comerciais, portfólios, lojas online, blogs e páginas de captura.
Além disso, Wix e WordPress diferem em termos de flexibilidade, opções de customização de design, preço e a abordagem de web design de modo geral.
Com tantas avaliações do Wix e do WordPress na web, centenas de artigos não entregam nada além de informações dispersas, se esquecendo que nós estamos lidando com os maiores nomes na indústria da criação de websites. Por esta razão, nós realizamos o guia comparativo Wix vs WordPress definitivo para pôr os pingos nos Is e os traços nos Ts. Você terá uma visão mais clara de como, por que e quando cada plataforma pode ser útil.
Wix vs WordPress: Panorama Geral
O Wix é o melhor criador de websites no nicho moderno de desenvolvimento de websites. Ele conquistou seu título devido ao seu poderoso conjunto de recursos, abundância de modelos customizáveis, várias opções de preço que se encaixam em qualquer orçamento e uma extensa variedade de opções de customização de design que atendem muito bem a principiantes e a profissionais de web design.
O criador de websites foi lançado em 2006 e desde então, se tornou o líder mundial do nicho. De acordo com pesquisas recentes, o Wix ostenta 3.800.881 websites atualmente no ar. A plataforma tem evoluído rapidamente, saltando de 500.000 em 2013 para algo em torno de 4.500.000 em 2021. O número de usuários está crescendo rápido, estimado em 154 milhões de usuários registrados no Wix e 4,3 milhões de assinantes Wix Premium.
O Wix também é conhecido por seus preços alternativos. O sistema segue o modelo freemium, que implica no uso de um plano gratuito ilimitado com o upgrade posterior para uma das assinaturas pagas. O criador de websites tem grupos de planos separados em planos padrão e comercial/eCommerce, cada um abrangendo uma extensa variedade de termos e recursos.
O WordPress também é uma plataforma de web design profissional que se destaca da multidão devido às suas poderosas opções de integração, ricas soluções de customização de design e abundância de recursos que são indispensáveis para a criação de um website de qualidade. O CMS inicialmente foi lançado como um sistema de blogging, porém hoje ele é aplicado para iniciar projetos baseados em conteúdo de diversos níveis de complexidade. Com o WordPress, você pode gerenciar blogs avançados, lojas online, websites de pequenas empresas, projetos comunitários, páginas de captura, fóruns, portfólios, etc.
O CMS foi fundado em 2008 e sua popularidade está muito além da média agora. Ao longo de uma década, o WordPress se tornou a plataforma de criação de websites mais popular, ostentando 27.021.750 websites no ar até abril de 2021. O CMS voltou ao jogo depois de um revés em 2016, quando o número de inscritos caiu em quase 3 milhões. No entanto, o WordPress recuperou sua posição de liderança nos 3 anos seguintes e se tornou a plataforma de criação de websites de código aberto mais popular do mundo. A plataforma inicialmente é gratuita, porém implica na possibilidade e integrar plugins e modelos pagos para melhorar a performance do seu projeto.
Tanto o Wix quanto o WordPress merecem a atenção do usuário. Os sistemas possibilitam criar todos os tipos de projetos e oferecem todas as ferramentas necessárias para este propósito. O WordPress tem quase 10 vezes mais websites no ar se comparado com seu rival, embora o Wix ainda tenha um número crescente de milhões de usuários globalmente.
Wix ou WordPress: Qual É Mais Fácil de Usar?
O Wix é um software WYSIWYG superfácil de usar que exige zero de conhecimento de códigos. Além disso, ele tem a sua inteligência artificial Wix ADI que constrói um website para você. O usuário só precisa responder a uma série de perguntas e indicar o tipo de website, o nicho do negócio e os apps que ele deseja implementar. Como resultado, o sistema oferece automaticamente várias opções de projetos prontos não só com os apps que você precisa, mas também com conteúdo relevante. Se necessário, você pode enviar o seu próprio conteúdo dependendo da especialização do seu projeto.
Enquanto trabalha no desenvolvimento do seu website, você tem a oportunidade de controlar cada estágio desse processo intrincado. Este é um fator importante para iniciantes que nunca trabalharam com o sistema antes, mas que pretendem começar um projeto recheado de recursos por conta própria. O sistema é composto por duas partes, são elas o Painel de Controle, onde você pode configurar os parâmetros do seu website, e o Editor, onde você efetivamente completa o processo de web design.
Como um criador de websites multiuso, o Wix é obrigado a ter a sua própria equipe de suporte profissional, e ele tem. Os assinantes têm várias opções para resolver vários problemas. Elas incluem um sistema de tickets tradicional, o Centro de Ajuda do Wix e incontáveis artigos, dicas e guias explicativos com respostas para todas as perguntas possíveis, além de acesso ao extenso Fórum Wix – um lugar onde usuários profissionais e novatos do Wix se reúnem para discutir os diferentes tópicos ao vivo.
O WordPress oferece uma abordagem bastante diferente para com o desenvolvimento do website. O sistema é mais complicado se comparado com o criador de websites. Ele não tem um editor arrasta-e-solta, embora na verdade ele tenha um sistema de gerenciamento de conteúdo simples atualizado que permite que você customize cada página, adicione elementos e blocos, etc. No entanto, você precisa construir cada página, categoria ou seção do zero. Isso pode levar mais tempo se comparado com o Wix.
Para começar a trabalhar no seu website, você inicialmente terá que baixar e instalar o sistema. O processo não é complicado, porém implica certo investimento de tempo/esforço. Adicionalmente, você terá que cuidar da escolha da hospedagem e do domínio, já que o CMS não oferece essas opções desde o início. Para dar um design e funcionalidades de ponta ao seu projeto, você não vai passar sem a integração de plugins. Existem várias extensões gratuitas e pagas que são desenvolvidas especialmente para o WordPress e que podem ter um impacto positivo na performance do seu website.
O CMS também difere do seu concorrente em termos de suporte ao cliente. O principal desafio com o WordPress é o fato de que ele na verdade não tem uma equipe de suporte tradicional. Como um CMS de código aberto, ele vem com acesso livre ao público, e os usuários são responsáveis por gerenciar e manter seus projetos.
Falando em facilidade de uso, o Wix prevalece sobre o WordPress só porque ele é um criador de websites simples, que é conhecido por sua natureza intuitiva, o processo simples de edição de design e a versatilidade das ferramentas de customização. O WordPress pode ser uma opção melhor para projetos mais simples e usuários com orçamentos limitados. No entanto, eles vão precisar agir sempre que quiserem adicionar um recurso novo. Por outro lado, o Wix cuida de tudo, incluindo hospedagem, domínio, widgets, etc.
Wix vs WordPress: Design e Flexibilidade
Customização e design começam com a escolha do modelo certo. Ambos os sistemas oferecem uma enorme seleção de temas, embora nenhum criador de website possa competir com o WordPress. Os usuários podem escolher dentre milhares de leiautes. Eles não incluem apenas sites baseados em conteúdo como blogs ou fóruns, mas também leiautes para pequenas empresas, lojas digitais, modelos para guias da Amazon, etc. Para saber mais sobre outras vantagens dos sistemas, vale a pena comparar seus principais parâmetros.
eCommerce
O Wix é uma solução mais simples quando se trata de gerir lojas digitais, é só dar uma olhada nestes exemplos. O criador de websites oferece modelos prontos para lojas online com todos os serviços já integrados. Você seleciona um tema com leiautes de páginas de produtos prontos. Depois você adiciona descrições e fotos, define os preços e começa a vender online.
Para tirar o máximo do desenvolvimento da sua loja online, você também pode definir outros parâmetros, como organização de galerias de produtos, opções de janelas de exibição, introdução de descontos/ofertas especiais, customização de modelos de eCommerce, gerenciamento de loja online/pedidos e mais. Apenas certifique-se de escolher um plano apropriado, já que os recursos de eCommerce estão disponíveis apenas em alguns dos pacotes do Wix.
O WordPress também possibilita começar projetos de eCommerce que diferem em complexidade e funcionalidade, porém ele conduz esta opção de uma maneira bem diferente. Como um CMS, a plataforma não tem um mecanismo de eCommerce integrado. Em vez, ele permite que você conecte e configure plugins de eCommerce. A sua melhor aposta é instalar o WooCommerce, que faz todo o trabalho para você depois de um simples processo de configuração.
O WooCommerce é um plugin de carrinho de compras de código aberto que permite configurar uma loja online e oferece múltiplas opções de eCommerce. Elas incluem suporte para geolocalização, upload e gerenciamento de produtos físicos/digitais, customização de design otimizada para celulares, implementação de códigos de desconto/promocionais, várias alternativas de pagamento, opções de gerenciamento de inventário e muito mais. Por favor, repare que o plugin pode precisar de uma extensão dependendo da complexidade e das necessidades do website. Elas não são gratuitas.
Melhores Construtores de Sites de eCommerce para Seu Negócio
Começar uma loja online é mais fácil e conveniente com o Wix. O sistema vem com um mecanismo de eCommerce integrado e um monte de recursos que permitem tirar o máximo do seu projeto. No entanto, se você quiser lançar uma loja no WordPress, você vai precisar cuidar de sua funcionalidade de eCommerce por conta própria integrando, configurando e customizando um de seus plugins especializados.
Blogging
O Wix é um bom criador de websites para ser usado com propósitos de blogging. O sistema tem um mecanismo de blogging integrado que permite que você comece e gerencie um blog recheado de recursos (veja blogs reais do Wix). Com o Wix, você pode escrever, editar, atualizar e adicionar posts ao seu blog.
O sistema também permite salvar e agendar novas postagens e configurar a data/hora de suas publicações. Isso é conveniente quando você planeja atualizações regulares no blog e não quer esquentar a cabeça com a questão. Do mesmo modo, o Wix possibilita integrar serviços de redes sociais, habilitar comentários dos usuários/Facebook, escolher e customizar modelos adequados para o blog e também configurar os parâmetros de SEO.
O WordPress se distingue em recursos de blogging, já que o CMS inicialmente foi criado como uma plataforma para o desenvolvimento de blogs. Obviamente, ele permite começar e customizar blogs recheados de recursos, independentemente do nicho em que você se especializa. O CMS tem um painel de administração conveniente, com um monte de elementos e recursos para começar novas postagens.
Além disso, existe a possibilidade de escolher e integrar plugins que contribuem para o desenvolvimento do seu blog.
Tanto o Wix quanto o WordPress possibilitam começar, gerenciar e atualizar blogs de pequeno e médio porte. O Wix torna o processo mais simples e conveniente para marinheiros de primeira viagem, ao passo que o WordPress exige mais tempo para dominar as nuanças da integração de plugins.
A diferença-chave é que o Wix na verdade cuida de todos os serviços implementados, enquanto o WordPress requer instalação manual, ajustes e atualizações. Isso significa que você precisa checar se há novas versões dos plugins regularmente. Isso dificilmente será um problema, embora o usuário ainda precise estar ciente disso o tempo todo. Do contrário, alguns problemas relacionados à operação do website podem ocorrer.
Edição de Modelos
O Wix atualmente oferece cerca de 550 temas, sendo que todos eles são otimizados para celulares, são customizáveis e divididos em categorias. Tudo o que você precisa fazer é escolher um nicho e depois escolher o tema que lhe agradar. Quando se trata de estilo e aparência, a maioria predominante dos designs gratuitos do Wix se destaca da multidão devido ao seu atrativo profissional. Isso é especialmente verdade quando se trata dos leiautes para pequenas empresas e lojas digitais. O recurso de prévia permite que você confira como o modelo que você vai escolher deve ficar em celulares e dispositivos desktop. Isso vai ajudar você a tomar uma decisão imparcial. Este recurso é crucial porque o Wix não permite que você troque os modelos durante o processo de customização do design.
No que diz respeito à edição de websites, o Wix garante máxima flexibilidade e liberdade de escolha. Os usuários podem optar pelo Wix ADI e ter o website construído em poucos minutos com todos os recursos instalados. Você só terá que modificar algumas seções e textos, o que não leva mais do que alguns minutos.
O Editor Wix é outra opção para aqueles que almejam mais liberdade no design do website. Por um lado, você tem um leiaute pronto com todos os blocos e seções. Por outro lado, você é livre para reorganizar esses elementos, remover blocos, adicionar novos elementos ou até projetar alguns deles do zero. Os usuários podem escolher dentre várias galerias, formulários de contato, ferramentas de marketing, etc. O processo é bem fácil graças a um editor arrasta-e-solta intuitivo. Deve levar cerca de 1 hora para ter o seu site pronto para o lançamento.
Exemplos de Sites Feitos no Wix
A contagem de modelos do WordPress já alcançou milhares de leiautes, todos projetados por desenvolvedores terceirizados especialmente para o CMS e que estão disponíveis online nas versões gratuita e paga. Além disso, os usuários podem escolher dentre os temas do WordPress que o sistema tem no estoque. Se você requer exclusividade, os modelos Premium serão uma boa solução.
O WordPress oferece temas pagos que são mais atraentes e modernos, com uma seleção mais ampla de recursos e opções de estilo. No entanto, os preços variam bastante. Por exemplo, os temas premium do WP custam algo entre US$ 30 e US$ 200.
Os usuários do WordPress não têm alternativas quando se trata da edição de modelos. O processo exige algum tempo, já que não é tão fácil como no Wix. O modelo em si oferece apenas o leiaute para as páginas que você pode querer implementar, e você precisa fazer o resto manualmente criando novas categorias, páginas ou tags para instalar e ativar os plugins ou serviços necessários. Quanto mais páginas e seções você tiver, de mais tempo você vai precisar. Os modelos em branco sem plugins não terão nenhum sentido, ao passo que entender como o CMS funciona pode levar de várias horas a dias a menos que você tenha alguma experiência trabalhando com o WP.
Como uma plataforma de código aberto, o WordPress permite que você faça todas as modificações necessárias ao código-fonte para ter um modelo verdadeiramente único. Todos os temas do WP representam uma compilação de arquivos PHP, HTML ou CSS que você pode editar. Para modificar o modelo, você vai precisar acessar o editor de temas, aprender como trabalhar com programas como Notepad++, definir uma área apropriada para o modelo que você precisa modificar, escolher o arquivo de modelo certo, editar o código ou inserir uma nova função, salvar o código e testar a função.
O problema é que o usuário precisa alternar entre várias telas ao mesmo tempo. Ninguém pode garantir que o novo recurso vai funcionar sem problemas a menos que você seja um web designer ou programador profissional. Por outro lado, os modelos do WordPress estão evoluindo. Eles vêm com componentes o suficiente. Além disso, o modelo escolhido pode estar disponível em várias opções de estilo (às vezes de 4 a 6 e até mais). Você até pode não querer mudar nada.
Depois da atualização recente do WordPress, o processo de edição do modelo foi simplificado devido à implementação do editor Gutenberg. Até certo ponto, ele substitui o editor de texto/HTML clássico, e assim, torna o processo de edição do website mais simples para os novatos. O processo de trabalhar com o Editor Gutenberg lembra o uso de um criador de websites. Se você não planeja trabalhar com o editor, você sempre pode alternar para o editor clássico do WordPress.
Ao comparar as opções de edição de modelos do Wix e do WordPress, é preciso admitir que ambos os sistemas têm muito a oferecer. A questão é que eles utilizam abordagens diferentes com relação à customização do website. O Wix exige menos tempo para começar, editar e lançar um website. Como o WordPress exige uma curva de aprendizado e outras ações, pode levar vários dias até que você tenha o projeto pronto para entrar no ar. A customização de design do Wix é muito mais simples. Não é preciso nenhum código. Você tem tudo o que precisa no pacote. O WordPress proporciona acesso ao código dos modelos que podem ser modificados, mas apenas se você possuir conhecimento técnico o suficiente.
Wix ou WordPress: Comparação Geral de Preços
O Wix oferece uma política de preços generosa, mas razoável. São várias assinaturas para escolher aqui de acordo com o seu orçamento, expectativas com o web design e os objetivos que você planeja alcançar. O criador de websites também tem um plano gratuito que nunca vence e que pode ser usado para testar todas as funcionalidades da plataforma. Para poder começar um projeto repleto de recursos com o sistema, você terá que fazer o upgrade para um dos planos pagos. Eles são os seguintes.
Planos Padrão do Wix
- Básico (R$13/mês) – hospedagem grátis, remoção de anúncios do sistema, conexão de domínio grátis, etc.;
- Ilimitado (R$19/mês) – largura de banda ilimitada, 10GB de espaço de armazenamento, etc.;
- Pro (R$22/mês) – Google Analytics e ferramentas de coleta de estatísticas integrados, espaço de armazenamento de vídeo de 2 horas, etc.;
- VIP (R$39/mês) – suporte prioritário, logo profissional, etc.
Planos Comerciais/eCommerce
- Business Básico (R$29/mês) – aceitação de pagamentos online;
- Business Ilimitado (R$39/mês) – ferramentas de desenvolvimento empresarial, apps especiais para empreendedores, plataforma de eCommerce integrada, etc.;
- Business VIP (R$69/mês) – largura de banda e espaço de armazenamento de vídeo ilimitados, acesso ao Pacote Wix completo;
- Enterprise (R$500/mês) – solução empresarial de ponta a ponta que oferece a mais alta funcionalidade e o maior número de ferramentas.
O Wix oferece uma garantia de reembolso de 14 dias que permite que você receba um reembolso financeiro caso você não esteja satisfeito com a assinatura escolhida por qualquer razão. A opção de conexão de domínio grátis também está disponível aqui quando você faz o upgrade para qualquer um dos planos pagos.
O WordPress inicialmente é um CMS gratuito. Você pode baixar, instalar e explorar o sistema sem qualquer custo. Contudo, quando se trata de construir projetos completos com o CMS, você terá que considerar a necessidade de integração de plugins/modelos. Isso obviamente implica em investimento financeiro. O custo final vai depender do preço e do número de extensões que você escolher.
Outra questão de preço está associada à escolha da hospedagem/domínio. Neste quesito, a sua melhor opção é usar o Bluehost – o provedor que é recomendado oficialmente pelo WordPress como o serviço mais confiável e funcional. O custo para usar o Bluehost é a partir de US$2,95 por mês, sendo que o plano mais caro vai lhe custar US$13,95 por mês.
O Bluehost oferece um domínio bônus, carregamento rápido da página, a ferramenta Site Access Blockage, recursos de eCommerce integrados, boas taxas de uptime, rico mercado de apps, lista negra de IPs, proteção contra DDOS e também extensas soluções de SEO e marketing de conteúdo.
Como Criar Site Com Domínio Próprio Gratis
Quando falamos da política de preços, o WordPress é uma solução mais cara, muito embora o CMS em si seja gratuito. O custo final da criação do website vai depender do custo dos plugins e extensões pagos e também do preço da hospedagem que você escolher. O Wix, por sua vez, tem várias assinaturas viáveis para atender a quaisquer necessidades. Isso simplifica a escolha dos usuários.
Wix vs WordPress: Qual É Melhor para SEO?
Os recursos de SEO permitem que o seu site se classifique melhor nos mecanismos de busca, deixando a concorrência para trás. O WordPress pode funcionar um pouquinho melhor em termos de SEO, mas só se você tiver experiência e habilidades o suficiente. Os novatos dificilmente vão querer otimizar os códigos ou procurar por um plugin de SEO extra para os seus sites do WordPress.
O Wix torna as coisas com o SEO mais fáceis para os iniciantes. Eles têm acesso às configurações de linha de base onde eles podem editar metatags dos títulos e das descrições, tornar as prévias das páginas mais adequadas para SEO, editar URLs, indicar palavras-chave específicas, etc. Além disso, o Wix tem o SEO Wizard, com estratégias de otimização customizadas para diferentes nichos comerciais.
Se o seu projeto enfrenta uma concorrência dura, você pode precisar de algo a mais. É aí que o WordPress pode ser mais efetivo. Além dos plugins de SEO tradicionais que permitem que você crie textos, títulos e descrições otimizados para SEO ou textos fáceis de ler que geralmente se classificam melhor, você também pode trabalhar com a edição de códigos do website, deixando ele mais atraente para os bots dos mecanismos de busca. Mais uma vez, o processo requer o máximo de conhecimento e habilidades. Ele deve funcionar para nichos comerciais altamente competitivos.
Resumindo, o Wix torna o processo de integração bem rápido e fácil. Os usuários obtêm soluções e kits prontos para cada aspecto do desenvolvimento e da operação do projeto. Com o WordPress, você vai precisar adicionar os serviços necessários manualmente e cuidar deles por conta própria.
Conclusão da Comparação: Qual É Melhor?
Wix e WordPress são duas das melhores plataformas usadas para a criação de websites de qualidade. Será possível definir o líder da comparação neste caso? Algum sistema prevalece sobre seu concorrente em certos parâmetros?
O WordPress é uma plataforma mais complicada para começar. O usuário tem que cuidar de outras questões que exigem mais tempo. O processo de criação é um pouco mais longo. O que pode parecer uma opção mais barata eventualmente vai resultar em custos extras, extensões adicionais ou taxas por plugins ou assinaturas premium em longo prazo. Por outro lado, ele oferece mais liberdade de web design e customização para pessoas que possuem uma formação técnica sólida.
O Wix, por outro lado, atrai a atenção do usuário devido à sua simplicidade e conveniência para os iniciantes. Ele é uma solução de criação de websites abrangente que dispensa a necessidade de ações adicionais. Você escolhe um plano e começa a criar o website do tipo necessário com todas as ferramentas, os recursos e opções técnicas necessários num único kit. A plataforma cuida de toda a manutenção e suporte. Ela possui uma equipe de suporte adicional, além dos seus pacotes de eCommerce, marketing e promocionais para fazer o seu negócio crescer. Se você espera uma performance de ponta que não implica em conhecimento em web design ou investimento de tempo extras, então o Wix é a melhor solução para você.