Nós recomendamos:
Comece agora mesmo, é fácil!

Como Criar un Fórum de Discussão Gratis

Fóruns online tornam fácil para nós iniciar discussões, encontrar pessoas de opinião similar e também promover nossos negócios. Fóruns podem ser gerenciados como um anexo de um website maior, ou existir por conta própria. Se você quer saber como construir um website de fórum, aqui vão três modos de realizar essa tarefa.

Muitos acreditam que fóruns estão morrendo por causa das redes sociais. De fato, no passado, os fóruns e quadros de mensagens costumavam ser a nossa mídia social. Mas hoje em dia, com todas as nossas contas de Facebook, Twitter e Instagram nós simplesmente nos esquecemos sobre discussões em fóruns. No entanto, eles ainda têm um grande valor.

Acredite ou não, fóruns ainda são um dos lugares mais populares para fazer e responder perguntas sobre marcas e produtos. Empresas os usam como mídias sociais sob medida, mais direcionadas e bem organizadas sobre a qual elas têm total controle. Isso não é incrível?

3 Modos de Construir um Website de Fórum Gratuito

1: Wix – O Melhor Construtor de Fórum

Wix homepage

Mesmo que você tenha recentemente começado a trabalhar no nicho de criação de website, você certamente já ouviu falar do Wix. Este é um criador de website que tem natureza e reconhecimento universais. Ele foi fundado em 2006 e tem mais de 125 milhões de usuários registrados no mundo todo. O serviço permite lançar websites de diferentes tipos. Fóruns não são exceção.

O serviço ganhou popularidade com web designer proficientes e novatos devido à sua facilidade de uso, a experiência imersiva de construção de web que ele assegura, a conveniência, viabilidade, flexibilidade e diversidade de ferramentas de customização de design que ele oferece. Vários milhões de websites já foram construídos com este serviço e muitos mais ainda estão em desenvolvimento.

Vantagens do Wix:

  • Editor WYSIWYG. Devido a esta opção de edição, a experiência do usuário não importa tanto quando se trata de criação de fórum.
  • Fórum Wix. Este widget gratuito que está disponível no App Market do Wix, permite a criação de uma comunidade online ao redor de um website e proporciona uma extensa variedade de recursos.
  • WIX ADI. Inteligência Artificial de Design é uma ferramenta útil que simplifica o processo de construção de fórum gerando automaticamente um website pré-fabricado baseado na informação fornecida.
  • Modelos de Nicho. O Wix oferece um conjunto de modelos de qualidade específicos por nicho e otimizados para dispositivos móveis que irão combinar perfeitamente com o seu fórum.
  • Mercado de Aplicativos. Este é o lugar onde você pode encontrar múltiplos widgets para serem adicionalmente integrados ao seu fórum (ChatRoom, Comentários, LiveChat, Smart Chat, Construtor de Formulário, ShoutOut Mailout etc.).

O Wix é rico em recursos que vão lhe ajudar a completar o processo inteiro de criação de fórum com facilidade e conveniência.

Como Criar um Fórum com Wix

Em 2017, depois de 10 anos desde seu lançamento, o Wix habilitou uma atualização para criação de fórum. Eu me perguntava por que não havia uma opção assim antes. Mas agora este criador de website é considerado versátil.

Aqui vai um guia curto sobre como criar um fórum gratuito com o Wix:

  • Passo 1: Registre-se no Wix e crie um website.
  • Passo 2: Selecione o Aplicativo Fórum App do App Market do Wix. Você pode encontrá-lo na Seção Social de Aplicativos (é de graça).
  • Wix forum - passo 2

  • Passo 3: Agora você recebeu um modelo padrão de fórum. Como Você pode ver, o fórum do Wix se difere da visualização padrão de fórum. Com a estrutura de categoria de blocos e fotos de logos, ele parece ao menos moderno e atraente.
  • Wix forum - passo 3

  • Passo 4: Selecione uma visualização de postagem em fórum. Você pode escolher entre visualização em ‘Cartões’ ou visualização ‘Clássica’.
  • Wix forum - passo 4

  • Passo 5: Configure seu fórum. O Wix tem um monte de definições de fórum, mas elas estão concisamente compactadas em 6 opções de menu.
  • Wix forum - passo 5

  • Passo 6: Publique o seu website e o seu fórum está vivo.

Como você pode ver, o processo de criação de fórum é fácil e rápido. Não importa que experiência em web design você possa ter – o tutorial vai lhe fornecer dicas de design de fórum simples e compreensíveis.

Se você escolher um plano gratuito do Wix, você pode criar um website apenas no subdomínio do Wix (a URL do seu site vai ficar usuário.wix-com/nomedosite). Adicionalmente, o seu website vai conter um banner publicitário. Eu acho que você vai concordar que uma URL assim e anúncios parecem desagradáveis. Não é vergonha que você deva se inscrever em um dos planos pagos que começam a partir de $8.50/mês.

Na verdade, um fórum é uma ferramenta útil para atender a quaisquer tarefas pessoais ou empresariais que você tenha. Se você for o dono de uma companhia, a conexão do fórum vai lhe ajudar a:

  • impulsionar a reputação do seu website (e companhia);
  • conduzir a atenção dos usuários e parceiros de negócios em potencial;
  • cultivar a base de clientes;
  • trazer lucro;
  • melhorar a confiança do consumidor;
  • acrescentar ao posicionamento geral dos mecanismos de busca, etc.

2: uCoz – Construtor de Website de Fórum e Comunidade

uCoz Homepage

Criar um fórum complexo não é mais uma tarefa difícil. Há muitos softwares faça-você-mesmo por aí que permitem que você configure um fórum decente da noite para o dia. Um desses é o construtor de website uCoz. O uCoz as extremidades do usuário e profissionais, já que ele oferece soluções de edição faça-você-mesmo e avançadas.

Seja você um desenvolvedor de web proficiente com anos de expertise em um nicho ou um iniciante que está disposto a começar um fórum pessoal ou de negócios, o uCoz vai lhe ajudar a ter sucesso com isso.

Vantagens do uCoz:

  • Módulo Fórum. O módulo é gratuito e fácil de conectar ao website existente. Ele permite que você construa fóruns com um sem-número de seções baseado na funcionalidade exigida.
  • Nível de Segurança Avançado. O sistema assegura uma proteção assombrosa de seus servidores contra ataques DDoS, o que impulsiona o nível de segurança do seu fórum.
  • Conexão de Certificado SSL. Você pode conectar um Certificado SSL ao seu nome de domínio para melhorar a segurança do seu website.
  • Oportunidade de Conectar um Fórum a um Website Existente. O sistema permite lançar um website de fórum separado usando o subdomínio do fórum (como forum.site.com) independentemente do criador de website ou CMS com o qual o website foi construído. Isso é bastante conveniente, se você precisa de um fórum e não deseja mudar a plataforma do qual ele foi lançado.

Embora o uCoz não seja um criador de website de fórum, ele oferece um Módulo Fórum bastante poderoso. Ele pode ser usado separadamente e junto com outros Módulos (Blog, Álbum de Fotos, Jogos Online, Pesquisas Online, Livros de visitas, FAQs e outros). A boa notícia é que você pode usá-lo de graça pelo tempo que precisar. Você pode até adicionar o seu próprio nome do domínio sem ter que fazer o upgrade da sua conta. Então, ele é absolutamente livre de riscos. Abaixo temos um breve guia passo-a-passo sobre como criar um fórum usando uCoz.

Como Criar um Fórum Gratuito Com o uCoz

Configurar um fórum com o uCoz é bem fácil, mas nós ainda gostaríamos de dar uma boa explicação passo-a-passo:

  1. Registre-se e confirme o seu registro. O registro é grátis e não requer o envio de qualquer informação de cobrança.
  2. uCoz forum - passo 1

  3. Selecione um nome de domínio. Aqui eu devo observar que com o uCoz você tem três opções: 1) usar um subdomínio (nomedosite.ucoz.com.br); 2) anexar um domínio previamente comprado; esta opção está disponível para usuários gratuitos, também; 3) comprar um novo domínio através do https://domains.ucoz.com.
  4. uCoz forum - passo 2

  5. Selecionar um modelo. Novamente, você terá três opções. Primeiramente, você pode escolher um modelo padrão. Segundo, você pode criar o seu próprio design. Terceiro, você pode optar por um pago de uma loja oficial. Eu recomendaria que você comece com um dos modelos gratuitos padrões. Você pode trocá-lo a qualquer momento. Os modelos gratuitos mais recentes são todos responsivos, e marcados como Amigáveis para Dispositivos Móveis pelo Google para a maioria dos resultados de busca móvel.
  6. uCoz forum - passo 3

  7. Habilitar o Módulo Fórum. Se você precisa construir um fórum, é óbvio que o seu módulo central será o Fórum. Entretanto, nada impede você de ativar módulos adicionais para estender a funcionalidade do seu site. Deste modo, você pode adicionar um blog, pesquisa, quadro de anúncios e até loja eletrônica ao seu fórum se você desejar. Os módulos podem ser ligados e desligados a qualquer momento.
  8. uCoz forum - passo 4

  9. Customize o seu fórum, poste conteúdo e vá ao ar. Agora é hora de customizar o seu fórum, especificamente, você pode:
    • escolher um ícone para o seu fórum;
    • definir um número de tópicos/posts por página;
    • definir a extensão máxima das mensagens;
    • definir um tamanho máximo de upload de arquivo e mais.

Uma vez que você tiver terminado de ajustar a funcionalidade, você pode refinar o visual do seu site. Para editar apropriadamente os modelos você deve ter um conhecimento básico de CSS e HTML.

O módulo Fórum é intimamente conectado ao módulo Usuários que é instalado automaticamente em cada website. Ajuste suas configurações para controlar quem pode deixar entradas, moderar mensagens, fazer upload de arquivos, criar pesquisas, remover tópicos, etc.

Uma vez que você tiver publicado o website, você pode continuar a usá-lo de graça. Preste atenção ao fato de que todas as contas gratuitas têm que exibir anúncios. Para se livrar da publicidade, faça o upgrade do seu website. Websites uCoz livres de anúncios são a partir de $5.99/mês.

Construir um fórum com o uCoz é mais complicado do que lançá-lo com o Wix. A plataforma requer um certo nível de habilidade de codificação, mas isso não significa que novatos não possam dominá-la, se necessário.

3: Software de Construção de Fórum Open-Source

Este é provavelmente, o modo mais complicado de criar um fórum. Os programas Open-source não são fáceis de dominar e usar. Eles definitivamente requerem expertise preliminar de web design e leva muito mais tempo para conseguir um resultado decente aqui. Para começar a construir um fórum com um software open-source, você vai precisar escolher o certo primeiro, assim como conseguir um nome de domínio e hospedagem.

Hoje em dia, a escolha de programas open-source é bastante ampla: há pacotes pagos e gratuitos projetados para criar fóruns multifuncionais, como o phpBB ou o bbPress, por exemplo.

Se você for um profissional de web design ou um entusiasta por codificação, você pode gostar da ideia de usar um software open-source como uma ferramenta de construção de fórum. No entanto, esta não é a melhor solução de qualquer modo, já que esses programas não são bem seguros do ponto de vista de segurança de website. Eles também requerem muito tempo para serem bem dominados por novatos. Se você se decidiu por lançar um fórum (mesmo um grande), usar um software open-source não faz nenhum sentido.

Como Criar Um Fórum de Sucesso

Seja qual for o negócio que você gere, sempre haverá usuários dispostos a se tornarem membros do fórum no seu website para ficarem informados sobre as notícias e atualizações correntes. Um fórum é o lugar perfeito para encontrar respostas para um monte de questões prementes e ficar em contato com pessoas de ideias similares através de um canal aberto de comunicação vinte quatro horas por dia, sete dias por semana:

  • Logotipo Customizado. Tendo lançado um fórum e se certificando de que ele tenha boa aparência, você deve obrigatoriamente adicionar o logo da sua companhia. Se você planeja usar um fórum para propósitos individuais, pense a respeito de criar o seu próprio logotipo e incorporá-lo ao fórum.
  • Adições. A quantidade prevalecente de fóruns vem com funções e recursos padrões, então, o melhor jeito de dar ao seu fórum um visual personalizado é fazer as adições. Adicionando hacks como um diário ou uma loja, por exemplo, você encoraja os usuários a voltar ao website de novo e de novo para aproveitar essas opções.
  • Estilos Únicos. Estilos padrões de fórum podem parecer um tanto chatos comparados aos únicos. Não desconsidere a possibilidade de criar um estilo próprio de fórum. Se você não puder, faça uso do recurso integrado de gerenciamento de estilo para fazer isso.
  • Regras. O conjunto de regras revela a sua abordagem profissional sobre o negócio em geral. Regras podem diferir em relação à especialização do seu fórum, então não tenha pressa para pensar sobre elas com antecedência.
  • Cuidado com Membros Malignos. Gerenciar um fórum frequentemente é mais complicado do que lançá-lo. Isso porque você tem que tomar cuidado com os diferentes tipos de fraudes online e membros malignos, que visitam o seu fórum para conquistar seus próprios propósitos. Se você falhar em detectar tais elementos de uma vez, a reputação do seu fórum pode estar em risco. Então, tenha participação ativa em todas as discussões do fórum para identificar os spammers e os trolls o mais cedo possível e para ficar ciente do conteúdo do seu fórum.

Fóruns ainda são parte da esfera de mídia social e devem ser usados como um meio de criar comunidades fortes e reunir comunidades existentes. A despeito do constante crescimento das redes sociais, os fóruns não são apenas um pneu sobressalente. Parece que todo criador de site tem um fórum. Os fóruns não estão mortos.