Nós recomendamos:
Comece agora mesmo, é fácil!

Weebly vs Wix

Se você quiser algo feito direito, faça você mesmo. Graças ao Wix e ao Weebly, isso se aplica a websites. Ambos os criadores de website são plataformas de publicação incrivelmente fáceis de usar e ricas em recursos que se tornaram sinônimos de criação de website faça-você-mesmo.

Como os dois criadores são extremamente populares e parecem bastante similares em suas ofertas (à primeira vista), muitos usuários em potencial enfrentam o dilema de escolher o certo. Para ajudá-los a tomar uma decisão instruída, eu testei as duas plataformas, analisei o feedback dos usuários e olhei por dúzias deexemplos do Wix e websites operados pelo Weebly.

Como resultado eu testei a facilidade de uso de Weebly e Wix do ponto de vista de um novato, olhei para seus recursos e flexibilidade, comparei suas políticas de preço e serviço de suporte. Eu estava tentando tornar essa comparação o mais prático e imparcial possível. Se a sua opinião difere da minha, por favor deixe suas valiosas observações nos comentários. E agora vamos às comparações!

1. Facilidade de Uso

  • Wix. O Wix é um criador de website quase universal com um editor visual. Ele é uma das plataformas mais poderosas em seu nicho devido às suas configurações de customização de design flexíveis e rica loja de aplicativos.

    Esse complexo de recursos permite criar um monte de tipos de websites, a saber, websites clássicos, páginas de conversão, lojas online, blogs e até fóruns. Há apenas uma restrição aqui: assim como em qualquer outro sistema WYSIWYG, não é muito fácil criar websites grandes aqui, o que é bastante compreensível.

    Wix Editor

    É por isso que o Wix atrai tantos usuários dispostos a lançar negócios ou projetos de relações públicas de qualquer especialização. Ele torna possível criar deslumbrantes websites promocionais, portfólios, websites de empresas, pequenas lojas online e blogs com design impressionante.

    O Wix é popular com representantes de profissões criativas, que desejam apresentar suas obras de arte do modo mais decente e criativo. Fotógrafos, músicos, artistas, jornalistas, escritores, designers e especialistas de moda constituem o público mais devotado da plataforma. Isso se deve à versatilidade dos modelos de alta qualidade e à customização conveniente.

    O sistema será especialmente interessante para donos de negócios por causa de sua simplicidade e conveniência em criação de website. Listas de preços, tabelas, formulários, banners, acesso a registro no website – todos esses recursos tornam possível criar um website de negócios efetivo.

  • Weebly. O Weebly também é bastante intuitivo. Sua interface é menos ostentosa, porém altamente efetiva. O editor é bem organizado. Similar ao Wix, o Weebly tem um painel muito bem estruturado. Desde mudar a senha da sua conta até enviar convites* aos seus amigos, tudo pode ser feito com apenas alguns cliques.

    Weebly Editor

Wix vs Weebly. Ambos os construtores de website são um deleite para os olhos. Seus painéis de controle são divididos em duas áreas lógicas. Painel e Editor. Isso torna fácil gerenciar efetivamente múltiplos websites através de uma conta.

É importante notar que o Wix tem suporte total a arrasta-e-solta, o que significa que você pode soltar o objeto escolhido em qualquer lugar na tela.

O Weebly também oferece arrasta-e-solta, porém ele é um tanto restrito – todos os elementos caem em contêineres específicos (que formam o seu modelo do Weebly), e você não pode mover objetos arrastáveis pela página com precisão de pixel, como no Wix.

A abordagem do Wix é chamada de ‘posicionamento absoluto’ e o que parece ser um benefício à primeira vista, em longo prazo pode causar muitas inconveniências. Por exemplo, os usuários do Wix não podem trocar os modelos. A abordagem do Weebly é conhecida como um ‘modelo caixa’. Ela é mais restritiva, porém ela permite ao usuário mudar os modelos no futuro.

Por um lado, o Wix parece dar mais liberdade criativa, por outro lado – o Weebly tenta manter tudo (incluindo o código gerado) mais limpo. Restringindo as áreas de arrasta-e-solta eles previnem erros do usuário. Então qual é mais conveniente: Wix ou Weebly? Isso depende do que você espera conseguir: o controle visual total do layout do site ou a habilidade de trocar modelos no futuro.

Nota: O que não pode ser feito através da interface visual do Weebly, pode ser implementado através de seu avançado editor de HTML/CSS (apenas para usuários experientes).

2. Conjunto de Recursos e Flexibilidade

  • Wix. Atualizações recentes trouxeram a plataforma a um novo nível. O editor do sistema parece bastante rico. Ele é claro, intuitivo e atraente. Ele torna possível editar as versões padrão e móvel do website separadamente.

    O editor visual usado no sistema é bastante impressionante e funcional, mas é também um pouco lento. O usuário precisa se acostumar a ele também. É difícil chamá-lo de complicado e também de simples. Ele é um pouco sobrecarregado de opções. Você terá que praticar um pouco para dar vida às suas ideias. Isso é especialmente verdade para novatos. Geralmente, o painel é bastante conveniente e atraente. É agradável trabalhar nele.

    Wix Site Editor

    Cada bloco ou widget tem um monte de configurações. É possível modificar a estrutura como você precisar, mas às vezes ela se torna obstrutiva, especialmente se você começar a trabalhar com camadas. Você tem que tomar cuidado para não se confundir pelo estilo e conseguir um resultado estranho.

    O sistema não corrige os erros do usuário. Não há correção automática aqui. Você terá que confiar nas suas estimativas pessoais e na escala. A propósito, é impossível mudar a estrutura inicial do bloco e posição nos modelos. O que você pode fazer é estender os limites e só.

    Além de adicionar e configurar os elementos, você pode editar cada bloco e widget depois de selecionar e ajustar sua posição. Há um monte de opções aqui. Você pode substituir os blocos por widgets como desejar, mudar seus fundos, layout do conteúdo, tamanhos, frames, adicionar exibição de animação, etc. Geralmente, o Wix funciona muito bem, quando se trata de customização e conjunto de recursos.

    Você pode adicionar vídeos de servidores populares ao seu website, criar playlists de SoundCloud, organizar comentários através de galerias impressionantes, e imagens que podem ser modificadas nos arredores similarmente ao Photoshop.

    Geralmente, o Wix tem opções impressionantes para realizar uma abordagem criativa no desenvolvimento de website. Não há, provavelmente, nenhum outro sistema que pode ser um concorrente decente deste criador de website.

    Também é bastante conveniente editar texto no Wix. O editor do sistema permite formatar artigos de modo atraente, adicionando qualquer elemento a eles, incluindo animações, tabelas, diagramas, vídeos, fotos, listas, etc.

    Recursos de eCommerce do WIx: múltiplas opções de pagamento, a habilidade de gerar cupons profissionais, taxas e regras de envio customizáveis, comércio em dispositivo móvel e mais.

    Wix Loja Online

    Recursos de Blog Wix: a habilidade de agendar postagens e adicionar autores, múltiplos sistemas de comentários, postagens em blog protegidas por senha, o arquivo do blog e mais.

    Wix Blog

    Otimização móvel. O Wix oferece um editor de dispositivos móveis embutido que permite que os usuários ajustem o visual móvel de seus sites usando as mesmas ferramentas arrasta-e-solta. Você pode redimensionar, realocar, esconder e exibir elementos. Você pode re-exibir elementos ocultos a qualquer momento. Editar a sua visão móvel não afeta o seu site desktop. Adicionalmente, você pode configurar a Barra de Ação Móvel.

    Wix Mobile Editor

  • Weebly. Tendo tido uma rápida visão geral das opções do sistema, eu estou certo agora de que a impressão positiva inicial do sistema vai continuar crescendo. Foi-me oferecido selecionar o tipo de website – um website promocional, um blog ou uma loja online. Eu escolhi a última variante por causa do desejo de testar o conjunto de recursos inteiro do sistema. Eu vi tudo o que deveria e ainda mais.

    Recursos de eCommerce do Weebly: caixa de pagamento em dispositivo móvel, busca filtrada de produtos, a habilidade de vender downloads digitais e produtos físicos, gerenciamento de inventário, e códigos de cupons, entre outros recursos.

    Weebly eCommerce

    Recursos de Blog do Weebly: post agendados, múltiplos sistemas de comentários, a habilidade de customizar código de cabeçalho e rodapé para postagens individuais.

    Weebly Blog

    Otimização móvel: O Weebly também proporciona uma solução para otimização de dispositivos móveis. Entretanto, ela funciona apenas com modelos antigos e não responsivos que requerem otimização manual de dispositivos móveis. Para o meu website de teste eu escolhi um modelo novo e responsivo, e quando eu entrei no Editor Móvel, eu não pude mudar a visualização em dispositivo móvel. Para temas responsivos, o Weebly proporciona soluções móveis prontas.

    Weebly Mobile Preview

Weebly vs. Wix. Ambos os construtores de website oferecem conjuntos de recursos impressionantes, e é realmente difícil compará-los, porque parece que ambos oferecem mais do que o bastante para criar um website decente. O meu conselho é focar nos recursos nativos dos criadores.

3. Designs

  • Wix. Se você analisar um website baseado apenas no aspecto qualidade do modelo, então o Wix definitivamente será o líder. Há também outros serviços com uma rica quantidade de temas deslumbrantes, mas o Wix oferece muito mais opções, qualidade a qual é muito melhor do que em qualquer outro lugar. Isso não é uma propaganda, mas é o jeito como são as coisas.

    Quando se trata deste parâmetro específico, o Wix não tem nenhum concorrente mesmo. Modelos prontos impressionam qualquer um por sua versatilidade e qualidade. Os usuários têm o desejo de olhar para eles de novo e de novo, o que não acontece com frequência.

    Você eventualmente será capaz de mudar notavelmente o seu modelo corrente em relação às suas necessidades. Você não vai enfrentar problemas com unicidade do seu website. O Wix tem mais a lhe oferecer neste aspecto do que qualquer outro criador de website com um editor visual.

  • Weebly. Quando você olha para os modelos do Weebly pela primeira vez, você certamente fica confuso. A impressão é similar à daqueles criados pelo Wix. Você não poderá fazer uma escolha rápida já que você terá o desejo de ver muitos deles. Os modelos também são agrupados com base em seus estilos e cores.

    Você pode escolher um esquema de cor para atender a um certo modelo. Há de 5 a 10 variantes disponíveis aqui e a escolha delas é exibida na prévia desde o início para que você possa fazer a escolha certa.

    Weebly Temas

Wix x Weebly. O Wix tem uma melhor escolha de modelos e tem uma ferramenta de Inteligência de Design Artificial. No entanto, eles não oferecem nenhum valor para aqueles que querem olhar debaixo do capô.

4. Suporte ao Cliente

  • Wix. O centro de suporte do Wix é constituído por vídeos de treinamento, artigos guia e o Fórum Wix. Você também pode enviar um ticket. O Centro de Conhecimento deles é enorme. Eu tive tantas perguntas sobre a plataforma e foi muito fácil encontrar as respostas lá.

  • Weebly. O Weebly tem um Centro de Suporte, Centro de Inspiração, suporte gratuito por telefone e chat ao vivo. Você também pode contatar um dos experts deles via e-mail.

Weebly ou Wix. Ambos oferecem recursos de suporte o suficiente. O Weebly ganha mais pontos por seu suporte por chat ao vivo e por telefone.

5. Política de Preços

  • Wix. Por $0 você consegue um website com um anúncio bastante notável e uma URL comprida como nomedeusuario.wix-ponto-com/nomedosite. A versão com preço mais baixo do Wix é $4,50/mês. Por esse preço você pode conectar um domínio customizado. O plano mais caro é o VIP – $24,50 com inscrição anual.

    Wix Planos

  • Weebly. A tarifação do Weebly é mais simples. Há um plano gratuito e quatro pagos. Iniciante, Pro, Business e Performance. Por $8 você pode remover o anúncio e conectar o seu próprio domínio. O plano mais caro é $38/mês.

    Weebly Precos

Wix vs Weebly. Pessoalmente, eu prefiro serviços de web que ofereçam valores simples. O Weebly é mais claro com os planos de preços. Além disso, seu anúncio fica localizado no rodapé e é muito elegante (você não o vê até rolar até o final da página), enquanto o Wix coloca um anúncio em tela ampla no seu website gratuito e ainda por cima, duplica ele no canto direito da página. Eu não culpo o Wix por isso – eles são livres para colocar seus anúncios em qualquer lugar. Mas comparado ao Weebly, isso é um incômodo.

Conclusão

Assim como há pessoas que gostam de cães ou gatos, há fãs do Wix e do Weebly. Aqueles que querem um website chamativo, cheio de liberdade criativa e não estão preocupados com a incapacidade de trocar de modelos no futuro provavelmente vão escolher o Wix. Aqueles que esperam um sistema robusto e confiável certamente vão se beneficiar do editor Weebly. Sabe de uma coisa, leve os dois para um test drive.

O Wix parece mais interessante e benéfico do que o Weebly baseado nos seguintes parâmetros: funcionalidade, qualidade de modelos, conveniência, custo. O Weebly se posiciona como o criador de website usado para criar blogs e pequenas lojas online. Ele não funciona muito bem para outros tipos de website, considerando o alto custo e a disponibilidade do forte concorrente do nicho, que é o Wix. O resultado final parece mais interessante quando desenvolvido com o Wix.

Comece agora mesmo, é fácil!