Comece agora mesmo, é fácil!

Jimdo ou WordPress: Qual é Melhor?

Jimdo e WordPress são duas plataformas de criação bem populares que utilizam abordagens bem diversas com relação ao processo de desenvolvimento de websites e que diferem de múltiplas maneiras. Enquanto o Jimdo é um criador de websites sem código que é uma ótima escolha para criação de websites DIY, o WordPress é um CMS que requer pelo menos proficiência básica em códigos.

Fáceis de usar, porém repletos de recursos, Jimdo e WordPress concedem aos usuários a habilidade de criar um website de maneira comparativamente rápida. Apesar da meta compartilhada, cada plataforma tem sua própria abordagem para com o processo de criação de website, e seus próprios benefícios e desvantagens em termos de preço, recursos, escalabilidade e suporte técnico. Já está na hora de descobrir as principais similaridades do Jimdo e do WordPress e também suas diferenças-chave para descobrir qual plataforma tem mais a oferecer aos seus assinantes.

Jimdo ou WordPress: Panorama Geral

O Jimdo é um criador de websites em nuvem bem conhecido que desfruta de popularidade entre seus usuários devido à sua simplicidade, funcionalidade, viabilidade e capacidade de customização. O sistema foi fundado em 2007 e rapidamente ganhou demanda entre os desenvolvedores, independentemente de sua proficiência em web design. Até julho de 2019, o número de websites criados com o Jimdo superava os 25 milhões e continua crescendo a cada mês que passa – de tão badalado que o sistema é. Você pode usar a plataforma para começar portfólios, websites comerciais, páginas de captura, lojas online e outros tipos de projetos baseados em rede de acordo com seus requisitos e necessidades.

Um dos destaques inegáveis do criador de websites é sua ferramenta de edição de website baseada em IA, que antigamente era conhecida como Jimdo Dolphin. Recentemente, os desenvolvedores do sistema o substituíram pelo nome padrão “editor para não-programadores”. A ferramenta possibilita que usuários que não entendem de tecnologia lancem websites com máxima velocidade e economia de tempo. O sistema faz isso no modo automatizado, usando conteúdo que o usuário envia mediante solicitação.

Jimdo Editor

Assim como a maior parte de seus concorrentes, o Jimdo segue o modelo freemium. Ele tem uma assinatura que permite que você teste o conjunto de recursos integrado do serviço e dois tipos de assinaturas pagas – para projetos Padrão e eCommerce. Isso possibilita escolher a opção de pagamento mais adequada, de acordo com as habilidades, os objetivos e requisitos do usuário. O custo dos planos, no entanto, é viável para todos.

Jimdo análise detalhada.

O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que dispensa qualquer apresentação. Mesmo que você não seja um profissional de web design, você certamente já ouviu falar alguma coisa dele. O WordPress foi lançado em 2003 como uma plataforma de blogging e ele é bem poderoso quando se trata do desenvolvimento de blogs. O desenvolvimento contínuo do sistema fez dele a escolha perfeita para começar outros tipos de projetos, incluindo websites comerciais, portfólios, páginas de captura, plataformas de informações e até mesmo lojas online de pequeno/médio porte.

Para tirar o máximo da funcionalidade do WordPress, você terá que considerar a necessidade de integração de plugins. É nisso que a plataforma se destaca. São vários os plugins que o sistema tem em estoque, e há muito mais disponível na web. Os plugins são gratuitos e pagos, sendo que a segunda opção é mais segura para o seu projeto. Seja qual for o nicho ao qual seu website pertence, você vai encontrar múltiplos plugins/extensões adequados para integração por aí.

WordPress Code Editor

O WordPress é um sistema gratuito, o que significa que você pode baixá-lo e instalá-lo sem custos. No entanto, para impulsionar a performance do seu website, você terá que investir nos plugins, extensões e temas de terceiros que funcionem melhor para o seu projeto.

WordPress análise detalhada.

Jimdo e WordPress são dois sistemas bastante diferentes, mas cada um deles visa uma certa categoria de usuário. O WordPress, contudo, está na ativa há mais tempo e, sendo assim, vem mais carregado de recursos para cobrir uma ampla variedade de necessidades dos usuários. A plataforma também é mais flexível em termos de customização de design, o que lhe concede sua popularidade entre os usuários do mundo todo.

Jimdo ou WordPress: Qual É Mais Fácil de Usar?

O Jimdo é um criador de websites que conquistou a atenção dos usuários devido à sua simplicidade e orientação para os marinheiros de primeira viagem. Sendo um serviço de rede feito para não-programadores, o Jimdo é bem fácil de usar. Você vai arrastar e soltar bastante no modo O-Que-Você-Vê-É-O-Que-Recebe. O criador é completamente livre de códigos, a menos que você decida usar o editor de modelos HTML/CSS embutido, que parece bastante coeso, mas meio que carece de áreas separadas para as configurações do website (domínio, faturamento, SEO, colaboradores, etc.) e para edição de conteúdo. Isso tornaria o sistema mais abrangente para os usuários novatos.

Jimdo Dolphin Editor

Se você ainda espera mais simplicidade e conveniência ao trabalhar com o sistema, o Jimdo concede acesso à sua ferramenta de ponta Dolphin. Não é preciso ser programador aqui, já que a ferramenta pode desenhar um projeto para você no modo automatizado assim que você responde às perguntas que ela gera para saber mais sobre a especialização do seu negócio/website. Este é um recurso útil para novatos e também para aqueles usuários que desejam poupar tempo/esforço ao iniciar seus projetos.

O Jimdo oferece assistência o suficiente para os seus usuários. O Centro de Suporte do criador de website é do melhor nível, oferecendo opções versáteis de atendimento ao cliente, que vão de diretrizes básicas até um chat ao vivo disponível 24 horas por dia. A plataforma também tem seu próprio canal no YouTube com vários tutoriais em vídeo que são atualizados regularmente. Lembre-se que a prioridade do atendimento ao cliente depende do plano que você assinou. Os usuários da conta gratuita não têm a possibilidade de acessar o atendimento ao cliente, ao passo que os usuários dos planos pagos podem dispor de assistência profissional com base no tipo de assinatura que eles escolheram.

O WordPress na verdade é um dos CMS mais simples e intuitivos do mercado contemporâneo de web design, se o comparamos com suas alternativas. Apesar disso, pode ser difícil para quem não é programador configurar seu primeiro site com o WordPress, já que o CMS não exige apenas proficiência em codificação, mas também a escolha de hospedagem e domínio. Você também precisa instalar o sistema de forma independente e precisa lidar com as nuanças da integração de plugins/modelos e também a manutenção posterior do website. Isso pode ser um verdadeiro desafio para usuários inexperientes que nunca trabalharam com o WordPress antes. Sem mencionar os problemas de segurança associados às numerosas integrações.

wordpress visual editor

O WordPress tem um painel bastante compreensível onde você pode fazer todas as configurações necessárias do website. Todos os elementos estão no devido lugar aqui e também há um modo de prévia que permite que você confira como o seu website ficou antes de colocá-lo no ar. Isso é útil e conveniente para todo e qualquer usuário.

No que diz respeito às opções de atendimento ao cliente, o WordPress não tem nenhuma. Como uma plataforma gratuita, o CMS pode se gabar de uma extensa comunidade de usuários que vão ajudar você a encontrar respostas para todas as questões relacionadas ao sistema. Há também vários guias úteis e informativos, tutoriais em vídeo/texto e outros recursos online que ajudam a explorar o WordPress da melhor maneira possível. Neste aspecto, o CMS não tem nenhum rival sério.

Falando de facilidade de uso, ambos os sistemas funcionam muito bem para iniciantes e profissionais de web design. O WordPress, contudo, permite uma customização mais profunda, então não é de se estranhar que ele seja mais complicado. Para ter um projeto repleto de recursos com o CMS, prepare-se para investir algum esforço e tempo para explorá-lo em detalhes.

Jimdo ou WordPress: Design e Flexibilidade

Jimdo e WordPress vêm com uma ampla variedade de recursos e ferramentas necessários para começar um projeto poderoso e funcional. Não importa qual seja o nicho no qual você se especializa, os sistemas oferecem funcionalidades distintas e uma ampla variedade de ferramentas para dar ao seu projeto o visual desejado. Para descobrir qual plataforma exatamente tem mais a oferecer, vale a pena comparar seus parâmetros em comum.

Funcionalidade eCommerce

O Jimdo vem com um mecanismo de eCommerce muito bom, que permite que você crie uma loja online de qualidade e altamente customizável. No entanto, não espere uma flexibilidade profunda da plataforma em termos de eCommerce, já que você não poderá lançar um hipermercado enorme com ela. O Jimdo permite criar lojas online de pequeno e médio porte usando o conjunto de recursos integrado fornecido por padrão. O que você pode fazer para começar e gerir uma loja online com o sistema é configurar os parâmetros de exibição dos produtos, opções de impostos e frete (é possível até mesmo configurar impostos individuais para produtos separados aqui), conectar contas Stripe e PayPal, ajustar as propriedades de devolução e cancelamento de pedido, mensagens de e-mail de confirmação e de pagamento e vários outros parâmetros relacionados a eCommerce.

Jimdo Dolphin Store

O sistema também permite escolher dentre múltiplos modelos de eCommerce e usar versáteis ferramentas clique-para-editar para dar o design desejado ao tema selecionado. De modo geral, leva alguns minutos para começar uma loja online com o criador de websites.

O WordPress não tem nenhuma funcionalidade eCommerce integrada. Em vez disso, ele dá vida ao seu potencial de eCommerce por meio da integração de plugins. Existem múltiplas extensões/plugins populares que podem ser integrados ao seu projeto para dar a ele um foco distinto em eCommerce, como o Cart66 Cloud, WP eCommerce, Ecwid eCommerce Shopping Cart, BigCommerce WP Plugin, WP EasyCart Shopping Cart and eCommerce Store, etc. O plugin mais popular, no entanto, é o WooCommerce. Ele é um plugin de carrinho de compras de código aberto que foi projetado especialmente para o WordPress para permitir que você comece e gerencie lojas online repletas de recursos. Ele é grátis para baixar e instalar, mas requer um conjunto de recursos pagos para impulsionar a performance da sua loja online.

WordPress ecommerce

O WooCommerce vem com um assistente detalhado e uma ampla variedade de recursos de eCommerce fora da caixa. Eles incluem descontos e ofertas especiais, suporte para geolocalização, design otimizado para celulares, possibilidade de fazer o upload e vender produtos físicos e digitais, opção de criação de cupons de desconto, gerenciamento de inventário simples e seguro e mais.

No que diz respeito ao aspecto de eCommerce, o WordPress supera o Jimdo. O CMS possibilita começar e gerenciar lojas online repletas de recursos através da integração de plugins de eCommerce. Como resultado, você tem a oportunidade de gerir e atualizar o seu website de eCommerce para vender produtos físicos/digitais nele.

Opções de Blogging

O Jimdo também tem um mecanismo de blogging bem funcional que permite que você configure e atualize um blog temático sempre que necessário. Com o sistema, você poderá criar e editar posts dinâmicos, baixar e integrar arquivos de mídia, widgets e elementos de HTML, formulários online, animações, Google Maps, etc.

Jimdo Blog Editor

O criador de websites também permite selecionar e customizar designs de blog responsivos, separar as postagens do blog por categorias e tags, configurar parâmetros de SEO, etc. No entanto, lembre-se que não há o recurso de publicação de artigos agendada aqui, mas você pode criar um rascunho de um artigo para salvá-lo, publicá-lo e compartilhá-lo quando necessário.

O WordPress, que inicialmente foi criado como uma plataforma de blogging, transborda de recursos e ferramentas que possibilitam começar um blog impressionante. O CMS permite escolher dentre vários modelos e múltiplas ferramentas de customização de design para dar a ele um foco distinto em blogging. O painel de administração do sistema está lotado de recursos e elementos que você pode modificar para projetar um leiaute adequado para o seu blog.

WordPress Gutenberg

Adicionalmente, existe a possibilidade de integrar plugins especiais para o desenvolvimento efetivo do blog. Eles incluem Jetpack, Everest Forms, Akismet, User Registration, WPDiscuz, UpdraftPlus, NextGEN Gallery, Easy Social Sharing, Maintenance Page e muito mais.

Quando o assunto é o aspecto de blogging, o WordPress não tem nenhuma concorrência. O CMS tem um foco forte no desenvolvimento de blogs e ele tem muito a oferecer aos desenvolvedores neste aspecto. Blogs criados com o WordPress são funcionais, atraentes e repletos de recursos. O Jimdo também permite a criação de blogs, mas seu conjunto de recursos é menos extenso se comparado com o CMS.

Integrações e Extensões de Terceiros

O Jimdo não tem nenhuma loja de apps integrada, mas ele ainda concede acesso a uma rica coleção de widgets de terceiros que você pode adicionar ao seu website usando o elemento Widget/HTML. Eles incluem MailChimp, Linkedin, Yelp, Fotomoto, Disqus, Eventbrite ticketing, Tidio Live Chat, plataformas de redes sociais populares, Infogr.am Infographics, Google Agenda, entre outros. Adicionalmente, o sistema permite incorporar vídeos do YouTube e há uma rica galeria de fotos pela qual você pode navegar para selecionar e integrar imagens de qualidade ao seu projeto.

O WordPress se destaca da multidão devido às suas opções de integração poderosas, versáteis e impressionantes. Seja qual for a funcionalidade que você espera adicionar ao seu website, você vai encontrar vários plugins e extensões integráveis que foram criados especialmente para o WordPress. O CMS já vem com um conjunto de plugins que é disponibilizado por padrão e há centenas deles disponíveis na web. Os plugins são gratuitos e pagos, o que permite que você escolha aqueles que atendam absolutamente à especialização do seu website.

Ao comparar as opções de integração de ambas as plataformas, o WordPress prova ser o líder inegável da comparação. Este, na verdade, é um dos destaques do sistema que permite que você dê foco e design únicos aos seus websites baseados no WP.

Edição de Modelos

O Jimdo tem uma bela coleção de modelos responsivos alternáveis. Eles podem ser customizados no modo WYSIWYG ou pelo avançado editor HTML/CSS. Você pode trocar os modelos sem perder nada do seu conteúdo. A única nuança é que o número de modelos é bem limitado. Atualmente, o sistema abrange mais de 30 modelos customizáveis pré-desenhados, cada um com uma série de variações pré-estilizadas. Os modelos são gratuitos e todos eles vêm com design adaptável para ser exibido apropriadamente em todos os dispositivos móveis (veja websites reais do Jimdo).

Jimdo Dolphin Design Editor

Quanto às opções de edição de modelo, o Jimdo permite escolher entre duas soluções. A primeira é o Editor Padrão, que permite uma customização mais profunda do design. Ele funciona melhor para os usuários que possuem experiência específica em web design e que podem editar seus projetos independentemente. Há também a possibilidade de trabalhar com a Interface de Modelo Customizado do serviço para editar o código no modo manual.

A segunda opção de edição do website implica no uso do avançado editor baseado em IA, que é uma ótima solução para usuários não técnicos. Esta ferramenta de criação baseada em IA possibilita projetar um website simples, porém atraente do zero de maneira rápida e descomplicada. Respondendo a algumas perguntas simples relacionadas aos detalhes do seu negócio, você fornece informações o suficiente para o sistema criar um website personalizado e otimizado para celulares que atende às especializações do seu nicho e às suas preferências pessoais.

Websites projetados com o Dolphin vêm com fotos, textos e outras formas de conteúdo que dão a ele um visual decente e boa funcionalidade. A conexão de contas de redes sociais permite integrar imagens do Instagram, Facebook e outras redes sociais para dar um design inteligente e pessoal ao seu website.

O WordPress tem uma rica coleção de modelos em estoque, mas também há centenas deles disponíveis na web. Esses modelos foram projetados por desenvolvedores terceirizados especialmente para o CMS. Eles podem ser gratuitos e pagos, mas lembre-se que os temas gratuitos são menos seguros e confiáveis se comparados aos pagos. Alguns deles oferecem suporte para edição arrasta-e-solta, ao passo que outros podem ser customizados apenas pelo código. Isso exige certa proficiência em programação, ou pelo menos uma experiência básica em web design. Os temas do WordPress também são alternáveis.

WordPress template

Depois da atualização recente do WordPress, o editor em blocos simplificado Gutenberg foi introduzido. Ele lembra um pouco um editor de websites padrão em termos de edição do site e customização do design. O Editor possibilita adicionar e editar blocos de conteúdo funcionais para compor ainda mais o leiaute do website. Eles incluem título, parágrafo, listas, citações, imagens, galerias, arquivos de vídeo/áudio, elementos de leiaute e código, extensões e widgets populares, etc. Cada bloco pode ser customizado individualmente para dar um design único ao website.

Resumindo, o WordPress oferece muito mais opções, serviços e ferramentas em termos de customização de design e edição de modelo. O CMS é flexível e recheado de recursos e também dá acesso a avançadas opções de edição de HTML, além da oportunidade de trabalhar com o editor Gutenberg para aqueles usuários que carecem de experiência em web design ou habilidades de codificação.

Jimdo ou WordPress: Comparação Geral de Preços

O Jimdo, assim como seus principais concorrentes, oferece um plano gratuito que permite que você use o site que você criou com ele pelo tempo que precisar. Fazendo o upgrade para uma das assinaturas pagas que o sistema oferece, você pode conectar um domínio customizado, acessar recursos avançados de eCommerce e se livrar dos anúncios. A parte interessante, é que o criador de websites oferece grupos separados de assinaturas para websites Padrão e de eCommerce. Lembrando que os preços estão em dólares. Eles são os seguintes.

Planos Jimdo Padrão

jimdo website pricing

  • Play ($0/mês) – todos os recursos básicos fornecidos por padrão, subdomínio jimdosite.com;
  • Start ($9/mês) – conexão de domínio grátis, remoção de anúncios do sistema;
  • Grow ($15/mês) – conexão do seu próprio domínio, atendimento ao cliente padrão, acesso às estatísticas do usuário;
  • Unlimited ($39/mês) – espaço de armazenamento ilimitado, suporte prioritário em 1 hora, análise de design profissional.

Para Lojas Online:

jimdo store pricing

  • Basic ($15/mês) – todos os recursos de eCommerce, pedidos de exportação;
  • Business ($19/mês) – pedidos de exportação, múltiplas variações do produto, leiautes de produto adicionais;
  • VIP ($39/mês) – espaço de armazenamento ilimitado, disponibilidade de listagem de empresas, análise de design profissional, etc.

O WordPress é um CMS gratuito que você pode baixar e instalar sem qualquer custo. No entanto, para impulsionar a sua performance, você terá que comprar e integrar plugins pagos e existe a possibilidade de instalar temas pagos aqui. Porém, uma das questões mais importantes é a necessidade de escolher uma hospedagem e um domínio. Neste aspecto, você dificilmente vai encontrar uma solução melhor do que o Bluehost.

bluehost pricing

Este é o serviço de hospedagem oficial recomendado pelo CMS a todos os seus assinantes. O Bluehost é simples e compreensível para todo mundo. Ele vem com um conjunto de vantagens e recursos especiais notáveis, como suporte de ponta, múltiplos scripts e extensões, recursos únicos focados no WordPress, um mercado rico, proteção contra DDOS, ferramentas de SEO, lista negra de IP, performance impecável, a ferramenta Site Access Blockage e muito mais. Além disso, ele cobra uma tarifa razoável por seus planos (também em dólares). O custo das assinaturas Bluehost são a partir de US$2,95/mês e chegam a US$13,95 pelo plano mais caro.

A política de preços do Jimdo é bastante versátil e há múltiplos planos para escolher dependendo das suas necessidades de web design e do tipo de projeto que você vai gerir. O WordPress é mais flexível neste aspecto, já que o custo final do seu website vai depender de vários fatores, como o custo da hospedagem e do domínio, o número e o preço dos plugins, preço do modelo (se for pago) e muito mais.

Jimdo ou WordPress: Qual é Melhor para SEO?

O Jimdo é um criador de websites otimizado para SEO. Ele permite criar projetos que são otimizados para os mecanismos de busca desde o começo. Existe também a possibilidade de impulsionar os parâmetros de SEO do seu website por conta própria. O que você pode fazer aqui é adicionar/editar metatags (títulos e descrições), ajustar as URLs customizadas das páginas, ao passo que os assinantes do plano premium também podem editar os nomes das páginas que foram geradas automaticamente pelo sistema. Eles também têm a oportunidade de especificar as URLs das páginas exatas e ajustar configurações de SEO extra, como meta robôs, se necessário.

O WordPress também é bom em termos de otimização dos mecanismos de busca. Ele executa seu potencial de SEO por meio da integração de plugins especiais. Há muitos deles por aí e fica por sua conta escolher aqueles que atendem aos parâmetros do seu website, suas metas de SEO e de promoção, orçamento e outros aspectos. Os plugins de SEO mais populares e funcionais incluem Yoast SEO, SEMRush, Google Search Console, All In One SEO Pack, Google Keyword Planner, Ahrefs, SEO Press, Rank Math, Broken Link Checker e mais.

Ambas as plataformas garantem uma otimização considerável dos mecanismos de busca para os websites criados com elas. O WordPress possibilita escolher e integrar qualquer plugin de SEO ao seu projeto e garantir que ele vai se classificar bem nos resultados dos mecanismos de busca.

Conclusão da Comparação: Qual É Melhor?

Então, qual sistema é o líder da comparação: Jimdo ou WordPress? A resposta depende das funcionalidades e opções de customização de design que ambos os sistemas têm guardadas. As plataformas diferem bastante em termos de simplicidade, flexibilidade, conjunto de recursos, SEO e opções de preço.

O Jimdo é um criador de websites DIY em nuvem que torna possível começar um website simples. O sistema funciona muito bem para diversas categorias de usuários e permite criar diferentes tipos de projetos como blogs, portfólios, websites comerciais e até lojas online pequenas. No entanto, suas funcionalidades não são suficientes quando se trata do desenvolvimento de projetos grandes e repletos de recursos.

O WordPress é o líder inegável do nicho de web design e o CMS mundialmente conhecido dispensa qualquer apresentação. Ele é ótimo para o desenvolvimento de todos os tipos de websites devido à sua flexibilidade e suas poderosas opções de integração. Existem miríades de plugins e modelos que você pode encontrar na web para criar um blog recheado de recursos, uma loja online, um website empresarial ou qualquer outro tipo de projeto de rede com o CMS.

A resposta é óbvia: O WordPress leva a melhor sobre o Jimdo em todos os parâmetros da comparação. Se você pretende começar um website profissional com performance de ponta, vá em frente e escolha o CMS.

Comments are closed.