Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Review – Yola

Review - Yola

Talvez você já tenha se deparado com termos como “drag-and-drop” ou “WYSIWYG” e tenha se perguntado o que significam. Crie uma conta no Yola e entenderá esses termos na prática. O Yola é uma poderosa plataforma onde você mesmo poderá construir seu site, registrar seu domínio e hospedá-lo. Em outras palavras, é um serviço que une todas as ferramentas necessárias para criar e lançar seu site.

Inicialmente, a empresa se chamava SynthaSite, mas devido a reclamações de usuários sobre a dificuldade de falar, escrever e lembrar desse nome, decidiram alterá-lo para um nome pequeno e conciso – Yola.

Facilidade de uso

Assim como outros serviços (Wix ou Weebly) do tipo, o Yola possui uma interface bela e intuitiva, sendo muito fácil de usar. Desde o início, você será guiado em todos os passos na criação de um site: desde a escolha do idioma até a definição do nome do domínio e otimização SEO, que contribuirá para que seu site seja visto logo nas primeiras páginas em sites de busca como Google e Bing. Vale lembrar que em todas as etapas é possível aprender mais sobre diversos assuntos através de um pop-up com informações extras ou links com material explicativo. Desta maneira, o serviço dispõe de um ambiente amigável e aconchegante para qualquer tipo de usuário.

Facilidade de uso Yola

Recursos e Flexibilidade

À primeira vista, o Yola é apenas outro construtor de sites no estilo “arraste-e-solte” (drag-and-drop), possibilitando que um usuário novato faça seu site inteiro apenas clicando, arrastando, redimensionando e posicionando itens (textos, imagens, banners, etc.) nos locais que desejar. De fato, esta opção é a mais utilizada, mas usuários do plano Gold têm acesso ao código HTML, onde podem fazer ajustes finos para mudança de componentes visuais e de conteúdo. Outras funções que o diferencia de seus concorrentes são:

  • Otimização para aparelhos mobile (smartphones e tablets).
  • eCommerce.
  • Ferramentas de negócio, que incluem bonificações com marketing digital: usuários mensalistas podem ganhar créditos para o Facebook/Google AdWords, que ajudarão na divulgação de seus sites.

Recursos e Flexibilidade

Designs

Após criar sua conta já é possível escolher o visual do seu site entre diversos temas prontos, e a seguir, definir o nome do domínio e a categoria em que ele se encaixa (Veja imagens abaixo). Alguns temas só estão disponíveis para usuários Silver ou Gold, mas tenha em mente que cada site é único, já que são moldados e personalizados de acordo com a categoria e visão de cada usuário, inserindo novas imagens, textos, informações de rodapé, banners, etc.
TemasTemas

Definir domínio e categoriaDefinir domínio e categoria

Suporte ao Consumidor

Caso você encontre alguma dificuldade em utilizar as ferramentas do site, opções para ajudá-lo não faltam. Além de um FAQ recheado de soluções para as dúvidas mais comuns, você também pode consultar diversos tutoriais, o blog oficial (em inglês) do serviço, fórum totalmente em português, ou então, entrar em contato com a equipe de Suporte por e-mail ou telefone.

Suporte ao Consumidor

Preços

Seguindo o modelo de negócio “Freemium”, o Yola oferece vários planos especiais que abrangem as funcionalidades básicas do site, como por exemplo, o plano de eCommerce, que pode ser requisitado por uma taxa adicional de $10 por mês. E tem mais, caso queira, pode contratar os serviços do próprio Yola para que seus designers façam um site especialmente para você (o preço inicial deste serviço é de $499,95).

Preços

Desvantagens

Os planos pagos poderiam ser mais acessíveis. Por exemplo, para incluir uma loja virtual em meu site seria preciso contratar um plano mensal (Bronze, Silver ou Gold) e ainda pagar um adicional pelo serviço de eCommerce.

Conclusão

Os serviços oferecidos pelo Yola são flexíveis e repleto de recursos, mas para aproveitar todas as suas vantagens é preciso tornar-se membro de algum plano pago. Na modalidade gratuita o usuário pode testar ver como é o funcionamento da plataforma e testar suas ferramentas, mas precisaria de muito mais para criar um site robusto. Para desenvolver um site de sucesso será necessário investir nos planos mais caros. Confira a Galeria e poderá ver alguns sites que utilizam todo o potencial do Yola.

Comments are closed.