Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

WordPress x uCoz

uCoz-vs-Wordpress

Hoje vamos comparar dois pesos pesados do mercado mundial de construtores de sites: WordPress e uCoz. O WordPress é o maior e mais conhecido serviço do gênero no mundo. É uma ferramenta gratuita de código aberto destinada ao desenvolvimento de blogs, que pode ser configurada para dar origem a sites em geral. Criado em 2003, o WordPress é responsável por mais de 60 milhões de sites atualmente em atividade. O uCoz por sua vez é o maior serviço no gênero do leste europeu, com mais de um milhão de sites ativos, uma comunidade vibrante e produtiva e uma enorme taxa de crescimento anual.

Os dois serviços não atuam exatamente da mesma forma: enquanto o WordPress é uma ferramenta feita para ser baixada e instalada em um serviço de hospedagem próprio, exigindo um mínimo conhecimento técnico neste processo, o uCoz possui instalação automatizada e integrada com hospedagem própria e pode ser utilizado mesmo por pessoas sem conhecimento técnico algum. A comparação será feita levando em consideração que em ambos os casos o produto final é um site, podendo-se portanto considerar as duas ferramentas como construtores de sites.

Para esta análise foi utilizado o serviço prestado pela empresa WordPress, cujo site é o wordpress.org. Não confundir com o serviço prestado pelo site wordpress.com, que é um serviço de hospedagem com o WordPress pré-instalado, oferecido pela empresa Automattic.

Os seguintes critérios serão analisados nesta comparação:

  • Facilidade de uso
  • Recursos e flexibilidade
  • Layouts disponíveis
  • Suporte ao usuário
  • Política de preços

#1 Facilidade de uso

WordPress. O WordPress não é uma ferramenta focada em facilitar o processo de criação de sites tanto quanto possível. O painel de controle não possui funcionalidades gráficas, recursos WYSIWYG nem nada do gênero. O trabalho de configuração varia em função do tema escolhido, mas de maneira geral é necessário possuir alguma experiência com a ferramenta e muitas vezes também com o tema.

uCoz. Diferente do WordPress, o uCoz é um construtor de sites completo, com ferramentas visuais que facilitam muito o trabalho. Embora a quantidade enorme de recursos torne o painel de controle do uCoz complexo de entender em um primeiro contato, a curva de aprendizado ainda é menor do que a do WordPress para um resultado mais profissional.

WordPress x uCoz: O grande número de opções faz com que o uCoz não seja exatamente a opção mais simples da categoria, mas ainda assim ele é uma ferramenta que dispensa qualquer tipo de conhecimento técnico, tendo portanto melhor nível de usabilidade que o WordPress.

#2 Recursos e flexibilidade

WordPress: Por ser uma ferramenta de código aberto com uma enorme comunidade, o WordPress possui um ecossistema com uma quantidade incalculável de plug-ins para as mais diversas funções. É possível encontrar plug-ins para melhorar o funcionamento da ferramenta, adicionar funcionalidades ou criar sites com funções completamente diferentes da original, como sistemas de comércio eletrônico, fóruns, galerias de fotos e diversas outras.

image08image07

uCoz: Tendo seus recursos desenvolvidos por uma só empresa e não por uma comunidade de proporções globais, é natural que o uCoz tenha uma quantidade menor de opções a oferecer. Seu leque de recursos é bem mais enxuto, mas muito competente, e com vantagens: enquanto as novas funcionalidades do WordPress são adicionadas através de plug-ins que precisam ser encontrados, instalados, configurados, testados com a versão do sistema que você está usando e muitas vezes pagos à parte, no uCoz basta instalar o módulo em questão com um clique. Você não vai encontrar dezenas de plug-ins para a função desejada como no caso do WordPress, mas vai encontrar um módulo que foi desenvolvido pela mesma equipe que desenvolveu a ferramenta, com chance zero de incompatibilidades por questão de versões, e instalação automatizada.

WordPress x uCoz: O WordPress apresenta maior quantidade de opções, mas a configuração destas opções pode não ser simples, e a instalação de plug-ins pode apresentar problemas de versão. O uCoz possui um conjunto de recursos objetivo e integrado com o sistema, que não exige trabalho de instalação além de um clique.

#3 Layouts disponíveis

WordPress: O WordPress possui, até o momento em que esse artigo foi fechado, mais de 2600 temas gratuitos disponíveis em seu diretório oficial. Além disso há uma quantidade incalculável de temas pagos de altíssimo nível desenvolvidos por terceiros, muitos destes empresas dedicadas a esta atividade.

uCoz: O uCoz possui pouco menos de 300 temas gratuitos disponíveis, com instalação automatizada. Também é possível adquirir temas premium em sua loja oficial, que conta com dezenas de opções a custos baixos.

WordPress x uCoz: Embora o uCoz conte com diversos layouts modernos e responsivos, com instalação facilitada diretamente pelo painel de controle, a quantidade de opções de temas oferecida pelo WordPress é maior.

#4 Suporte ao usuário

WordPress: O WordPress é extremamente bem documentado, e possui uma comunidade muito ativa. O fórum oficial da ferramenta é muito extenso, e há muita base de conhecimento não oficial. Encontrar material didático em todo tipo de mídia (páginas web, arquivos em pdf para download, vídeos) é bastante simples.

uCoz: O uCoz possui uma excelente base de conhecimento composta por um fórum bastante ativo, uma documentação muito completa, um manual oficial, tutoriais diversos e serviço de suporte ao usuário tanto por abertura de chamados quanto via chat, para solução de dúvidas em tempo real direto do painel de controle, mesmo para o plano gratuito.

WordPress x uCoz: Os dois serviços possuem comunidades ativas e bases de conhecimento muito robustas, mas o uCoz oferece um nível de suporte pessoal ao usuário que o WordPress não tem.

#5 Política de preços

WordPress: Gratuito. Você pode baixar o código a qualquer tempo, e atualizar a ferramenta para a versão mais recente sempre que achar conveniente, sem custos.

uCoz: Há planos gratuitos e pagos. O plano gratuito pode ser usado indefinidamente e todas as principais funções estão disponíveis, de forma que é perfeitamente possível hospedar um pequeno site usando o serviço sem pagar por isso, ou começar sem custos e fazer upgrades com calma após avaliar sua real necessidade. Vale dizer que mesmo os planos pagos tem custos muito baixos; o plano mais completo custa cerca de 10 dólares mensais.

WordPress x uCoz: O WordPress é totalmente gratuito, mas só o que é fornecido é o código base para instalação. Ainda é necessário adquirir um domínio, contratar um serviço de hospedagem, e um mínimo de conhecimento técnico. No uCoz por outro lado é entregue um site completo, instalado, funcional e pronto para uso, com custos que variam de acordo com a sua necessidade, e que podem ser baixos ou mesmo zero.

Conclusão

Estamos falando de dois serviços muito maduros e confiáveis, apropriados para criação de sites de qualquer tipo, e de qualquer tamanho. Qualquer um dos dois é uma escolha excelente.

Se para você é necessário usar seu próprio serviço de hospedagem e lidar com as questões técnicas geradas por essa decisão, provavelmente seria melhor usar o WordPress. Se não for esse o caso, o uCoz vai te proporcionar um resultado melhor e mais completo com menos esforços.

Comments are closed.