Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Webdesign personalizado x construtores de sites: os prós e contras

Me perguntam o tempo todo qual é a melhor opção: layout personalizado ou construtores de sites. Como você pode ver em meu site, eu sou um ávido defensor dos construtores de sites. Porém eu sou também um grande fã do WordPress e eu adoro igualmente webdesign personalizado. Eu acredito que nenhuma destas opções é inferior à outra; todas são boas opções, especialmente se usadas com sabedoria. E cada uma pode ter seus lados ruins. Então, nesse post eu vou discutir os prós e contras de ambos. Eu espero que esse artigo te ajude a decidir que direção você precisa tomar.

Necessidades

Construtores de sites: Construtores de sites modernos são muito flexíveis, e alguns podem até mesmo competir com o WordPress e outros serviços poderosos da indústria de desenvolvimento e publicação web. Seguramente construir um site rico em recursos para um negócio de larga escala que ofereça uma experiência de usuário única e sofisticada exige profissionalismo absoluto. Construtores de site do tipo “faça você mesmo” não são a melhor opção nesse caso. De qualquer forma, eles podem ser efetivamente usados para criação de sites de negócios básicos, lojas virtuais, blogs, portfolios online, sites imobiliários e sites de restaurantes. Verifique a compilação de sites construídos com o uCoz para ver a variedade de tipos de sites que os construtores suportam.

Design personalizado: Design personalizado é a melhor escolha quando o assunto são sites complexos, com perfis de usuários, uploads automáticos e recursos interativos e sofisticados. Esses sites precisam de expertise profissional e frequentemente de suporte constante.

Orçamento

Construtores de sites: Construtores de sites tem preços acessíveis, e alguns são ridículamente acessíveis. A maior parte deles (99%) podem ser testados sem custos – sem compromisso, sem contratos e sem dados de cartão de crédito. Dessa forma você não arrisca nada a não ser seu tempo e esforço. Falando de políticas de preços, baseado em minha experiência eu agruparia os construtores de sites em duas categorias: os baseados em incrição e os baseados em licença. O Weebly por exemplo pertence pertence à primeira categoria, cobrando uma taxa mensal que varia entre 0 e U$25,00, incluindo a hospedagem. O MotoCMS por outro lado pertence à outra categoria: ele vende templates (que são praticamente prontos para uso) a preços fixos e permite que os usuários hospedem seus sites onde quiserem sem cobrar taxas mensais.

Design personalizado: Design personalizado definitivamente custa mais. O mesmo projeto, com a mesma lista de requerimentos pode custar entre U$1000,00 e U$5000,00 dependendo da agência. É difícil encontrar preços fixos no segmento de design personalizado, já que a maioria dos profissionais oferece seus serviços cobrando por hora.

Tempo

Construtores de sites: Sem dúvida eles são mais rápidos. Sem qualquer dúvida. Leva menos de uma hora para criar um site básico do tipo “texto e e imagens” usando um deles. Considerando que a maioria deles pode ser usado simplesmente arrastando e soltando elementos do layout, só o que você precisa é apontar e clicar. Como não há intermediário, você poderá publicar seu site mais rápido e com menos esforço: não haverá necessidade de revisões e aprovação de diferentes versões do design e esperar por alguém para fazer upload de seu conteúdo. Você vai estar no controle de tudo. Quando eu testei o Wix me tomou 25 minutos para publicar meu site (gastei 5 a 7 minutos escolhendo o template 🙂 ). O mesmo ocorreu com o Zoho Sites: graças à sua interface intuitiva é possível criar o layout de um site, Inserir conteúdo único e até mesmo conectar um domíno personalizado em menos de uma hora.

Design personalizado: Design manual exige uma quantidade de tempo muito maior para dar forma às suas idéias. Antes de mais nada você terá que registrar todas as suas necessidades formando um esboço técnico do projeto. Esteja pronto para gastar longas horas discutindo estes requerimentos com o seu contratante, recebendo, aprovando ou desaprovando e mandando de volta diferentes versões dos mais variados elementos de sites (imagens de fundo, botões, favicons e etc…).

Resumo

Se você planeja criar um site simples e informativo que servirá principalmente como um cartão de visitas virtual, construtores de site são o que você precisa. Mas se você pretende ir além da média dos recursos que um construtor de sites oferece, faz mais sentido contratar um profissional.

Comments are closed.