Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Review – uCoz

25O uCoz ocupa atualmente o primeiro lugar no Top10 do SWB pois é um dos serviços mais completos e flexíveis em sua categoria. A uCoz foi fundada em 2005 e atualmente tem mais de 1 milhão de sites ativos e atua em diversos países. A uCoz já ganhou os seguintes prêmios:

  • Open Web Awards 2009 winner como melhor site para .
  • Content Management Award Winners 2009.
  • Web Host Directory September 2008 – melhor para eCo.

ucoz

Como qualquer sistema completo e flexível, a uCoz apresenta certos inconvenientes e complicações. Irei discutir cada um desses pontos em meu review.

#1 Facilidade De Uso

O painel de controle usado para gerenciar os sites na uCoz é, por falta de uma palavra mais adequada, enorme. São infinitas opções que, para o usuário avançado, permitem controle completo do site mas para o usuário iniciante, podem ser meio assustadoras e poderiam ser mais simples. No que diz respeito a editar as páginas, a uCoz oferece um editor visual, além do editor de HTML, mas o mesmo não tem recursos como arrastar elementos na página com o mouse. Mesmo assim, o editor oferece todas as funcionalidades que qualquer usuário de editores de texto precisa.

Update: Em março de 2014 a uCoz atualizou o editor visual. Veja aqui: “O novo editor visual“.

Facilidade de uso

#2 Recursos e Flexibilidade

A uCoz se define como uma plataforma SaaS e como tal, oferece uma gama de recursos e ferramentas indo dos mais simples aos mais avançados. E mesmo no plano gratuito você tem acesso a praticamente todas as ferramentas e recursos disponíveis no sistema. Ao contrário de vários concorrentes, os usuários do uCoz podem alterar diretamente o código HTML da página. Isso faz da uCoz a melhor opção para usuários avançados. Além disso, desde que a plataforma foi lançada 8 anos atrás, muitos widgets bastante úteis foram criados por usuários e incorporados ao sistema e podem ser usados mesmo no plano gratuito.

Recursos e flexibilidade

O sistema oferecer uma série de módulos que permitem criar sites muito variados ou muito específicos. Por exemplo: se você precisar apenas de uma Loja virtual, você ativa apenas o módulo com o mesmo nome, o módulo para estatísticas e, se necessário, o módulo de contato por email. Por outro lado, se você está criando um blog onde a interação com seus usuários é frequente, você pode usar o módulo Blog, Fórum, Livro de visitas e Arquivos para criar um blog-comunidade onde seus usuários podem interagir, trocar arquivos e muito mais. Outra vantagem importante é a possibilidade de anexar seu próprio domínio ao seu site mesmo para o plano de serviço gratuito.

#3 Designs

A uCoz oferece designs, que eles chamam de “templates’, gratuitos para todos os usuários. São mais de 250 designs disponíveis e geralmente uma vez por ano 10-20 novos designs são adicionados e alguns dos antigos são removidos, mantendo o sistema relativamente atualizado. Além disso, você pode criar seu próprio template usando o Editor de Template disponível nas ferramentas do sistema. Se feito corretamente, seu template se integra com todos os módulos e pode até ser instalados em outros sites. Claro que existe um lado comercial nos designs: além dos designs gratuitos, você também encontra a Loja de Templates, onde você pode encontrar templates mais específicos ou mesmo templates criados por usuários usando o Editor.

Update: a uCoz agora tem designs responsivos na lista de templates gratuitos.

Designs

#4 Suporte Técnico

O suporte técnico do uCoz trabalha em mais de 6 línguas diferentes: inglês, português, francês, alemão, espanhol, russo, romeno, etc. Existem 3 formas de contato: mensagens internas no próprio sistema, email e, na versão em português, via chat. O chat é atualmente exclusivo para a versão em português do sistema.

Além do suporte oficial, existem também fóruns em todas as línguas e inúmeros tutoriais e videos criados por usuários no decorrer dos anos. Para quem domina a língua inglesa, a quantidade de recursos é ainda maior.

#5 Custos

Aqui é onde você encontra a maior vantagem da uCoz. Nenhum outro serviço de hospedagem e CMS tem custos tão baixos quanto a uCoz. O uso do plano gratuito não exige dados de cartão de crédito e nem tem tempo limitado de uso, ao contrário de muitos concorrentes. Como dito anteriormente, o plano gratuito oferece praticamente todas as ferramentas do sistema exceto pelo módulo Loja Virtual, estatísticas avançadas e algumas outras funções avançadas. Durante o tempo que utilizei o uCoz, em nenhum momento as funções pagas foram necessárias.

Para quem está procurando uma plataforma para a criação de uma loja virtual, o uCoz ainda assim é a opção mais barata: por meros 13 dólares ao mês você ganha acesso ao módulo e várias outras funcionalidades. A Loja virtual da uCoz tem Paypal e Pagseguro integrados no sistema.

Disadvantages

A maior desvantagem do uCoz é a curva de aprendizado: num primeiro momento, usuários sem nenhuma experiência podem se assustar com a quantiade infinita de opções presentes no sistema. Além disso, muitas funções são mais complicadas do que deveriam ser pois tentam acomodar tanto o usuário novato quanto o avançado.

Outra desvantagem importante: o plano gratuito exibe propagandas em seu site. Em todo o tempo que testei o uCoz as propagandas sempre foram contextuais ou apenas exibiam um banner escrito “Crie seu site”. O banner é pequeno e não intrusivo, e até possível acomodá-lo como parte do design do site. Ainda assim é um ponto negativo.

Review uCoz : Conclusão

Todos os serviços que testei até têm suas vantagens e desvantagens. No caso do uCoz, as vantagens são diversas e importantes (o preço!) e as desvantagens são relativamente pequenas, mas isso é considerando que sou um usuário avançado. O que mais me agrada no serviço é a flexibilidade das ferramentas e o controle que eles oferecem sobre o site, diferente da grande maioria dos concorrentes na área. Com o CMS deles e um pouco de habilidade, é possível criar sites incríveis. Veja aqui alguns no Top100 da uCoz.

Comments are closed.