Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

uCoz x Wix

uCoz x Wix

A indústria do webdesign está mudando. O que anteriormente eram tarefas que consumiam tempo, esforço e dinheiro são agora tarefas muito simples. Toda uma nova geração de serviços construtores de sites (website builders) chegou para ajudar pessoas sem conhecimento técnico a não apenas minimizar o trabalho de escrever código manualmente, mas a evitá-lo completamente. Contudo, os construtores de sites não são todos iguais. Alguns se focam em facilidade de uso e apelo visual em detrimento de funcionalidades, enquanto outros apresentam tecnologias inovadoras, mas ignoram a usabilidade.

A SuperbWebsiteBuilders evita a abordagem “tamanho único” ao recomendar um construtor de sites, considerando que é praticamente impossível concordar sobre a melhor plataforma. Nós temos a nossa própria lista dos que consideramos ser os 10 melhores, que claramente reflete as nossas preferências, mas recomendamos enfaticamente que você experimente os serviços de pelo menos dois ou três construtores de sites pessoalmente para examinar a usabilidade, funcionalidade e perceber como se sente em relação aos sistemas de forma geral.

Hoje vamos olhar de perto os construtores de sites uCoz e Wix, que estão em primeiro e segundo lugar respectivamente em nossa lista. Junte-se a nós nessa análise para descobrir os benefícios e desvantagens de cada plataforma e poder tomar uma decisão embasada.

#1 – Facilidade de uso

Wix. O Wix é super fácil. Tudo é feito em uma interface visual que apresenta de imediato e em tempo real a aparência que o site terá de fato: basta selecionar, mover, redimensionar, apontar, clicar e salvar. O painel de controle é simplificado ao máximo e usa linguagem simples e direta: botões e menu, configurações sociais, estatísticas, SEO, páginas, etc… No fim, é tudo muito intuitivo.

uCoz. Vamos encarar, o uCoz é mais complexo. Seu painel de controle tem uma tonelada de botões, abas e links. É mais parecido com o WordPress do que com um típico construtor de sites do tipo “Faça você mesmo”. Leva algum tempo para que você se acostume com ele, mas o resultado final pode ser esplêndido e definitivamente justifica a curva de aprendizado. Felizmente há uma base de conhecimento do uCoz impressionante, que inclui fórum, tutoriais em vídeo, dicas de painel de controle e o livro de referência do uCoz.

Wix X uCoz. O Wix é mais divertido. O uCoz é mais complicado.

#2 Recursos e flexibilidade

Ambas as plataformas podem ser usadas para criar websites de qualquer complexidade – portfolios, lojas virtuais, blogs, sites de negócios e outros. Eu não vou te aborrecer com longas listas de recursos técnicos disponíveis (isso já foi feito em meus outros reviews – review do uCoz, review do Wix. Em vez disso, eu vou tentar destacar suas principais diferenças.

Wix. O Wix oferece recursos decentes para habilitar usuários a criar sites informativos básicos com facilidade. Contudo, quando são necessários recursos mais complexos e vários add-ons é necessário procurar o Wix App Market (uma biblioteca de recursos embutida no sistema que oferece extensões gratuitas e pagas desenvolvidas pela Wix e outras empresas como Shopify, Ecwid, Mailchimp, PayPal, etc…). Há uma forte semelhança com o Google Play: muitas aplicações básicas podem ser adquiridas gratuitamente, mas você precisa pagar se quiser desbloquear mais funcionalidade.

uCoz. Com o uCoz você pode construir qualquer coisa. Quando eu digo “qualquer coisa”, é exatamente isso que eu quero dizer. De forma oposta ao Wix, o uCoz permite aos usuários fazer mudanças diretamente no código HTML de seus sites. Em outras palavras, você pode reconstruir seu site inteiramente com precisão de pixels. Claro, se você for habilidoso com códigos. Por outro lado, uCoz oferece uma miscelânea de módulos nativos e ricos em recursos, a maioria dos quais é gratuita. Você pode ativar quantos módulos quiser dentro de um site até que consiga a funcionalidade desejada. Por exemplo, você pode ativar o Fórum, o chat online, questionários e álbuns de fotos para construir um site rico em recursos.

Wix X uCoz. Do meu ponto de vista, o uCoz deixa mais espaço para personalização e crescimento. O Wix também é bastante flexível, mas ele ainda não deixa os usuários editarem o código que ele gera.

#3 Designs

Wix. Wix tem uma enorme coleção de templates para todos os gostos. Todos os templates do Wix podem ser otimizados para visualização em dispositivos móveis através do Editor Mobile embutido. O único possível ponto fraco é que você não pode mudar o template escolhido. Você pode modificá-lo de alto a baixo, mas não há como trocá-lo por outro template Wix.

image11

uCoz. Recentemente o uCoz adicionou alguns novos templates responsivos à sua coleção de temas gratuitos. Além destes, há também templates premium pagos. Você pode trocar de template através do painel de controle a qualquer momento.

Wix x uCoz. Os templates do Wix são incríveis, mas você não pode trocá-los, enquanto os templates do uCoz podem ser trocados a qualquer momento. E mais, você pode até mesmo criar o seu próprio template único e usá-lo para o seu site. Se você é um profissional, você pode querer juntar-se ao Projeto uCoz Templates e começar a ganhar dinheiro criando templates.

#4 Suporte ao consumidor

Wix. Se você está encontrando dificuldades ao usar o Wix, vá ao Centro de Suporte deles, que contém grande quantidade de informação útil: vídeo tutoriais, FAQs e outros links. Você pode também fazer contato via e-mail.

uCoz. O uCoz tem um Fórum da comunidade robusto e dinâmico onde você pode encontrar ajuda quando mais precisa. Há também um manual detalhado em inglês. Para casos urgentes há um sistema de tickets de suporte e, a melhor opção para quem precisa de algo rapidamente, o atendimento via chat no Painel de Controle.

Wix x uCoz. Ambas as plataformas oferecem centros de apoio e aprendizagem impressionantes contendo grande quantidade de mídia útil para ajudar usuários inexperientes a iniciar o trabalho de uma maneira simples e livre de stress.

#5 Política de preços

Wix. Há uma conta gratuita e quatro pacotes pagos. Se você assinar um plano anual, você pode economizar entre 34% e 45%. É importante lembrar que o pacote pago básico “Conecte um domínio” não remove os anúncios do Wix de seu site. Tenha em mente que para adicionar recursos extras ao seu site Wix você pode ter que pagar mais (estou falando do Wix App Market).

uCoz. O uCoz tem uma versão gratuita que nunca expira a não ser que você abandone seu site. Para liberar novos recursos e se livrar dos anúncios você precisa fazer um upgrade em sua conta. Os pacotes pagos do uCoz têm preços melhores: o mais barato custa apenas U$3,09 (Básico), enquanto o mais caro custa U$10,99 (Desenvolvedor).

Wix x uCoz. Em termos de preços, o uCoz é claramente o vencedor. Primeiro porque ele permite que se conecte um domínio personalizado sem custos e sem que se tenha que assinar planos pagos. Segundo porque ele é significativamente mais barato. Seu plano básico isento de anúncios custa apenas U$3,09 por mês – o que é mais barato que um plano de hospedagem comum 🙂 .

Conclusão

Os dois construtores de sites tem boa reputação e são marcas bem estabelecidas no mercado de publicação de sites. Enquanto o Wix é primariamente voltado para usuários sem qualquer conhecimento de HTML, o uCoz parece abranger um público mais amplo, já que ele oferece controle total do código do site. Não hesite em dar sua opinião nos comentários!

Comments are closed.