Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Tendências de webdesign para 2017

Já que o fim do ano se aproxima, nos preparamos para traçar a linha e ver quais novos elementos irão aparecer no ano que vem em termos de webdesign. “A única coisa constante na vida é a mudança” e como em qualquer outro domínio isto está em constante mudança e é possível ver diferentes tendências que vêm e vão. Então, por ora, eu gostaria de lhe apresentas às mais importantes tendências no mundo do webdesign que virão em 2015 (mesmo que alguns destes elementos já tenham começado a aparecer na web, veremos um aumento consistente destes, no próximo período):

1. Design completamente responsivo

Ultimamente, o número de usuários que se conectam à internet utilizando dispositivos móveis apresentou um crescimento impressionante. Portanto, ter um template responsivo em seu website é uma necessidade: como você já sabe, estes templates reconhecem imediatamente o tamanho da tela e se adaptam à sua resolução. Se a estratégia do seu website não inclui uma versão PDA, ou um app, os templates responsivos criados por HTML5 são a solução perfeita.

2. Botões fantasma

Este é um elemento muito simples que pode ser facilmente colocado em um website. Basicamente, é um botão que não pode ser visto ou, melhor ainda, que não se destaca. Tem um design minimalista, se encaixa perfeitamente com o background e não tira a atenção do usuário do conteúdo.

3. Imagens grandes de background

Até recentemente, o background dos websites costumava ser bem simples, mas temos que manter em mente que a web está começando a utilizar cada vez mais elementos visuais. E é por isso que a solução mais simples para um website se destacar é utilizando imagens grandes e espetaculares como background.

4. Uma imagem vale mais que mil palavras

Ou, em nosso caso, é melhor dizer um vídeo. No webdesign, tudo está se tornando cada vez mais fácil, então se você estiver pensando em substituir os textos do seu website por vídeo, você está com certeza tomando a decisão certa. Mas use este recurso com sabedoria – não esqueça que estas mudanças podem aumentar o tempo de carregamento da sua página e afetar a experiência do usuário.

5. Rolar ao invés de clicar

Não é um novo elemento na web, mas voltou à atenção dos webmasters, especialmente devido ao número cada vez maior de usuários em dispositivos móveis. Com certeza você já deve ter notado que muitos websites passaram a utilizar este método. é mais intuitivo, fácil de usar e reduz consideravelmente o tempo de carregamento da página.

Ao mesmo tempo, uma nova técnica chamada Parallax scrolling foi lançada – ela permite que as imagens em primeiro plano se movam mais rápido que aquelas no plano de fundo, criando um efeito especial no website.

6. Menus slide-out

Menos scroll se tornaram muito sobrecarregados e datados, esta sendo a razão pela qual, ultimamente, menus slide-out começaram a ser usados mais frequentemente: eles são como os que a Microsoft implementou no Windows 8. A principal vantagem deste tipo de menu é que ele permite que você maximize o design da página.

7. Design flat

Quando falamos sobre design flat, estamos nos referindo a um estilo que é baseado em elementos e cores simples, resultando em um website organizado, de carregamento rápido e conteúdo focado, além de ser agradável aos olhos. Também é extremamente prático: removendo todos os elementos que criem um efeito 3D (cores em gradiente, bordas mais grossas, diferentes tons, etc), você permite ao usuário aproveitar o conteúdo sem distrações.

Também, há a vantagem dos sites carregarem mais rápido, o que é um aspecto extremamente importante quando nos referimos a usuários de dispositivos móveis – certamente não é uma coincidência que esse estilo já esteja sendo usado pela Apple, Microsoft, Google.

8. Webgráficos

Já é um fato conhecido que é muito mais fácil assimilar informação usando elementos visuais – com certeza todas as pessoas já usaram infográficos alguma vez. E agora um conceito novo e melhorado aparece: webgráficos. É similar aos infográficos (também apresenta uma grande quantidade de informação usando um tema gráfico), mas, como novidade, aparecem os elementos responsivos, que permitem ao usuário interagir com a informação.

Usando estes elementos, você não apenas vai melhorar a experiência do usuário (especialmente para aqueles usuários que usam dispositivos móveis), mas também vai aumentar o valor de SEO do website.

9. Tipografia

Tipografia (a arte de organizar letras e caracteres com estilo) – no começo, as fontes personalizadas estavam disponíveis apenas para impressão mas, com o passar do tempo, maiores mudanças já podem ser vistas neste sentido. Esqueça as fontes tradicionais e “entediantes”, como Times New Roman, Arial, etc – dê personalidade ao seu website usando uma fonte original.

10. Microinterações

Microinterações são aqueles elementos dinâmicos que aparecem num website, enquanto se navega pelas páginas. Estes elementos servem para aumentar o nível de compromisso do usuário (por exemplo, pode levar a atenção do usuário para um formulário/botão de registro/assinatura, mais do que uma caixa estática conseguiria).

Além disso, microinterações permitem que você melhore a experiência de usuário: com a ajuda de cookies você pode customizar, antecipar as áreas de interesse do usuário ao mostrar um certo conteúdo.

11. Ilustrações feitas à mão

Mesmo que não seja realmente uma novidade, imagens com aspecto de serem feitas à mão irão aparecer com mais freqüência pela web – elas representam a solução ideal para um design original e menos convencional. Além disso, isso irá compartilhar uma história única e pessoal, te permitindo criar um vínculo mais forte com os visitantes.

12. Design em cartões

Outra tendência que é resultado do aumento do uso de dispositivos móveis. Esta é a maneira perfeita de manter seu website organizado, limpo e simples. Para ser preciso, o design em cartões representa pequenas seções de seu website, divididas em várias colunas, e pode conter um pequeno texto, imagem e ícones de redes sociais. Usando esta abordagem, você pode rapidamente dar uma visão geral do website para os visitantes.

Conclusões

Como qualquer outra indústria relacionada à internet está constantemente melhorando, 2015 nos trará novos elementos na esfera de webdesign e eu realmente espero que que eu tenha conseguido apresentar acima as mais importantes. Também devemos nos lembrar que o sucesso do design de um website e experiência de usuário dependem principalmente da maneira que as novas tendências são selecionadas, combinadas e colocadas em prática pelas equipes de design.

Comments are closed.