Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Review – MotoCMS

Se dependesse dos usuários mais leigos, teríamos a internet transbordando de softwares de sitebuilding em que não é necessário o uso de códigos. Felizmente, para estes, a internet parece estar indo na direção certa :), já que o mercado de soluções neste ramo oferece uma miscelânea de serviços para escolher. Hoje, te apresento um review do website builder MotoCMS. Ele é tão rápido quanto o nome sugere?

Facilidade de uso

Sim, é rápido. O CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) deles reage a todas as mudanças que você faz e permite que você tenha os benefícios dos princípios de edição de drag and drop (arrastar e soltar) e WYSIWYG (What You See Is What You Get – modo do edição gráfica). Na verdade, é surpreendente a flexibilidade das ferramentas de edição – além de poder redimensionar e mover, você pode rotacionar objetos virtuais. Não sei se você gostaria de usar esta opção nas suas páginas, mas o simples fato dela existir me deixa feliz.

Eu criei mais de uma dúzia de websites em diferentes plataformas, e preciso dizer que o MotoCMS não é inferior a nenhum deles em funcionalidade, porém a interface destes outros não é tão divertida – seus estilos e terminologias os torna mais apropriados para programadores, ao invés de usuários mais leigos em HTML. Porém, as características positivas que irei descrever abaixo parecem ser ainda maior em número do que possíveis inconveniências.

Características

Algumas das melhores características são as seguintes:

– Ferramentas para SEO. O MotoCMS oferece opções de optimização que podem ser fundamentais para sua estratégia de SEO: URLs legíveis, mapa do site gerado automaticamente, habilidade de integração com o Google Analytics e outros.
– Páginas de erro 404 customizáveis
– Múltiplas línguas
– Múltiplas fontes + Criador de Fontes

– Hospedagem segura

– Uma porção de widgets úteis: widgets de Rich Content, HTML, music player, Google Maps, botão de “compartilhar”, busca, apenas para citar alguns.

– Suporte ao cliente 24h

– Biblioteca de Mídia e pré-carregamento

O MotoCMS possui uma enorme biblioteca de templates Flash e HTML (são mais de 2000!) para todos os gostos. Se a simples idéia de construir um website usando Flash te apavora, saiba que existem várias soluções alternativas que te permitem usar elementos Flash sem sacrificar o ranking do seu website, e o MotoCMS as usa da melhor forma: o sistema deles cria uma versão em Flash do seu website para os usuários e uma versão HTML para os sistemas de busca.

Uma vez que você terminar de editar seu website, lembre-se de alternar para o Mobile Editor para ativar a versão móvel do seu site. Este editor contém as mesmas ferramentas e oportunidades, mas não oferece muitos add-ons específicos para versões móvel (como “clique para ligar”, “agendar horário online” e etc) da forma que o Webydo e o Duda oferecem. Porém ainda assim é poderoso o suficiente para converter a versão desktop do seu website numa versão móvel amigável e otimizada.

Flexibilidade

O MotoCMS oferece uma grande quantidade de bons designs prontos mas também deixa um espaço para a sua criatividade. A propósito, o widget HTML permite que você insira seus próprios códigos. Na verdade, o sistema é apropriado para que se criem diferentes tipos de website – desde simples portfólios a lojas virtuais. Você também pode adicionar add-ons por um custo adicional para, por exemplo, customização de template ou mesmo campanhas de link building (isso é algo novo no mercado!)

Preços

É possível criar um website no MotoCMS usando o trial grátis por 30 dias. Se você gostar, você pode continuar usando o sistema fazendo um único pagamento (U$ 139). Este pagamento cobre o próprio website builder, design, suporte 24h vitalício e atualizações de graça. Nenhuma taxa mensal, exceto o custo de hospedagem. Ao contrário de seus concorrentes, o MotoCMS permite que o usuário utilize hospedagem de terceiros para seus sites criados na plataforma. Você é livre para transferir seu website a qualquer hora, para qualquer lugar. É importante mencionar que apenas para usuários do MotoCMS, o BlueHost.com oferece um desconto significativo (U$ 3,95/mês).

Contudo, são necessárias três etapas para publicar seu website com o MotoCMS

– Escolha um template
– Faça o upload para o servidor de sua escolha (ignore esta etapa se você optar pelo trial – todos os sites de teste são hospedados nos servidores de teste do MotoCMS).
– Edite seu site e clique no botão de Publicar.

Conclusão

Na minha opinião, este website builder pode ser um bom candidato para aqueles que sabem exatamente que tipo de website querem construir, já que ele não oferece planos gratuitos (apenas um trial de 30 dias). Se você pretende construir um website de negócios, o MotoCMS te ajudará a cumprir esta tarefa independentemente, mas se você é um novato apenas querendo testar suas habilidades como webmaster, talvez uma plataforma completamente gratuita seja uma melhor opção.

Leitura Recomendada:

FAQ do MotoCMS

Comments are closed.