Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Review – Jimdo

Quatro anos atrás eu descreveria o Jimdo como um website builder revolucionário com incomparáveis ferramentas para eCommerce ou algo assim. Porém, a realidade é que o mercado na web está sempre em mudanças e hoje existem dezenas de outras plataformas para eCommerce que não ficam para trás… e o Jimdo parece estar perdendo espaço para a maior parte delas.

Review - Jimdo

Não há dúvidas de que o Jimdo é um produto sólido e sofisticado. Mas como a maioria dos produtos sofisticados, existem alguns pontos críticos que precisam ser solucionados. Por enquanto, é um website builder simples, mas não muito intuitivo com uma plataforma de eCommerce decente.

#1 Facilidade de Uso

Da perspectiva de um usuário novato, é complicado. Poderia ser bem mais fácil. Não é simplesmente “clicar e arrastar” e pode ser bem imprevisível. Eu tive vários pequenos problemas durante meu test-drive que, apesar de pequenos, foram bem irritantes. Por exemplo, se eu não estiver satisfeito com o background padrão do meu website no Jimdo eu assumo que posso escolher outro simplesmente mudando pequenas variantes no modo WYSIWYG (Editor com interface gráfica). Mais ou menos. Cada vez que você seleciona um novo background, você é redirecionado para a página principal do seu painel de controle e tem que passar pelas mesmas seções e abas novamente para experimentar outros backgrounds. Estas e algumas outras dificuldades tornam o trabalho difícil e complicado.

Facilidade de Uso

#2 Recursos e Flexibilidade

Apesar do Jimdo ter seus problemas de funcionalidade, seu conjunto de recursos é bem impressionante. Sua plataforma de blogs permite que você tenha um blog poderoso. 🙂 .
Com o Jimdo você pode criar posts dinâmicos oferecendo vários tipos de interações com o usuário: download de arquivos (É possível fazer sincronização com sua conta no Dropbox), widget/HTML customizável, formulário, Google Maps, animação em flash (arquivos .swf) e mais.

Recursos e Flexibilidade

O eCommerce do Jimdo é também extremamente customizável. Há muitas propriedades que podem ser configuradas: como os produtos são mostrados, impostos (é possível configurar um percentual de imposto para cada item), disponibilidade, custo e tempo para envio, opções de pagamento, políticas de cancelamento e devolução, confirmação e saudação de emails customizadas, mensagens de confirmação de pedido, etc.

Jimdo

Todo site no Jimdo é automaticamente otimizado para visualização em dispositivos móveis. Você pode desativar ou alterar a visualização padrão para dispositivos móveis – Existem 13 layouts não customizáveis para dispositivos móveis. No caso de você querer criar seu próprio, caso tenha habilidade com códigos, é possível fazer isso através do editor de CSS para esta modalidade. Como alternativa, o Jimdo também oferece o ‘Mobile Express Page’. Esta opção te permite criar uma página inicial com aspecto profissional contendo as informações mais importantes da sua empresa. Neste caso, seus visitantes serão redirecionados para esta página, e não para o seu website completo ou para a versão móvel.

image02

Falando de dispositivos móveis, é interessante citar que o Jimdo possui um app para iOS que permite que vocês escreva posts e atualize seu site onde quer que esteja.

#3 Designs

Não há uma biblioteca de Templates. O design do seu site começa ao escolher um layout e termina ao ajustar as configurações de Estilo. Falando francamente, navegar pelas opções de template é um pouco decepcionante considerando que existem muitos templates parecidos e é difícil encontrar a diferença entre eles (fica mais fácil quando existem websites demo já prontos como no Wix e no Squarespace). Por sorte, há a opção ‘layout customizado’ para usuários mais avançados. Essa opção permite que se façam alterações no código do seu site (HTML/CSS).

Designs

Em geral, os layouts disponíveis não são muito impressionantes. Mas isto é compensado com a possibilidade de fazer mudanças de forma pixel-perfect no código do seu site.

#4 Suporte ao Consumidor

De forma similar a outros website builders, o Jimdo oferece um plano gratuito que permite que você veja como o sistema funciona (você pode ter até 5 itens a venda neste plano). Para utilizar seu próprio domínio, ter acesso a mais tipos de design, aumentar a quantidade de itens a venda e ter acesso a outras funcionalidades, você precisa comprar o plano Pro (U$90/ano) ou Business ($240).

#5 Desvantagens

Templates datados, problemas de usabilidade.

Review do Jimdo: Conclusão

O Jimdo é um website builder já estabelecido que mantém cerca de 10 milhões de websites. Possui plataformas de blog e eCommerce decentes, mas também parece ter seus problemas de usabilidade. Não são problemas críticos, mas pode frustrar e consequentemente afastar alguns clientes em potencial antes que eles sequer percebam o quão flexível a plataforma é.

Comments are closed.