Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Análise do construtor Google Sites

Eu já fiz uma análise do Gybo (uma plataforma lançada pelo Google em cooperação com a Intuit e outros parceiros), e agora eu vou dar uma olhada mais de perto no Google Sites – um construtor de sites que pertence exclusivamente à Google Corporation.

Quando o Google apresenta um novo produto, eles costumam oferecer de forma permanente um serviço gratuito e bem pensado em termos de funcionalidade. Esta combinação pode ser vista também no Google Sites: é um serviço que pode ser usado gratuitamente por tempo indeterminado, maduro e extremamente funcional para determinados propósitos. Ainda assim, será que ele pode representar uma ameaça aos serviços mais populares do setor? Vamos enumerar os benefícios e desvantagens do Google Sites para responder a essa questão.

Google Sites

Vantagens

A vantagem mais óbvia é que seu futuro site terá sua infra-estrutura mantida pelo Google. Isso significa que você será capaz de se autenticar no serviço com apenas alguns cliques, e mais – integrar seus outros serviços e produtos do Google com facilidade, como Agenda, Adsense, Google Drive, Youtube, Google Maps.

Outra vantagem inegável é a interface: ela tem muitos recursos similares com outros produtos do Google. Dessa forma os que estão familiarizados com as ferramentas do Google vão achar o painel de controle do Google Sites muito intuitivo e amigável. Pela imagem abaixo é possível perceber que muitos dos elementos que já conhecemos de longa data da interface do Google Docs estão presentes no painel de controle do Google Sites.

Uma das características mais notáveis do Google Sites é que ele te permite criar uma poderosa intranet – opção que você não vai encontrar em outros serviços. Essa funcionalidade faz do Google Sites uma das melhores opções para presença corporativa na Internet, já que ele permite o uso simultâneo de diversos usuários para colaboração coletiva em documentos online. Além de compartilhar e editar documentos, seus funcionários serão capazes de rastrear atividades recentes do site, postar e compartilhar notícias com facilidade (usando a Página de Anúncios) e gerenciar membros de forma simples.

Em termos de suporte, o Google Sites oferece dicas detalhadas para cada estágio do processo de construção de sites:

Desvantagens

Você não vai encontrar layouts de cair o queixo lá. Os templates do Google Sites são medíocres, e um tanto desatualizados. É claro, se você vai criar um site para fins corporativos, este é um aspecto que não deve fazer muita diferença. Mas se você está sonhando com uma presença web deslumbrante, os templates do Google Sites definitivamente vão te desencorajar. Comparado com outros construtores de sites, o Google Sites oferece muito poucas funcionalidades e liberdade no quesito customização.

Além disso, considere o fato de que a URL de seu site vai conter “sites.google.com/site” – o que é, convenhamos, longo demais mesmo para os padrões de um sub-domínio gratuito, e bastante anti-estético.

Conclusão

Na minha opinião o Google Sites é uma plataforma poderosa para donos de negócios que gostariam de criar uma intranet. Ele oferece tudo o que você precisa e simplifica muito o processo de colaboração coletiva. No entanto eu não recomendaria usar este construtor de sites para fins pessoais. É possível encontrar funcionalidades mais completas para sites mais elaborados até mesmo em construtores de sites menos conhecidos ou populares.

Comments are closed.