Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Esclarecendo Mitos sobre Website Builders

Com tantos mitos e equívocos a respeito de website builders, pode ser difícil descobrir todas as vantagens destas plataformas. Neste post, tentarei trazer clareza a cinco equívocos comuns, para que você possa tomar uma decisão informada ao escolher entre um criador de sites, WordPress e uma agência de web design.

Mito #1: Não é possível customizar

Verdade. No caso de você optar por um website builder não-profissional que não tenha editor de HTML/CSS, sua liberdade para mudanças estruturais será mais restrita do que se você construir seu site do zero.

Mentira. Em alguns website builders, você tem acesso total ao código HTML do seu site. A uCoz é um deles. Tais recursos permitem que você reconstrua seu website do zero fazendo edições precisas onde e quando você quiser. A única condição para tanto é que você tenha experiência com códigos. Outro website builder que oferece total liberdade de customização é o Squarespace, especificamente o Developer Center (Centro de Desenvolvedores).

Não é possível customizar

Mito #2: Migrar seu site pode ser uma dor de cabeça

Verdade. Uma das maiores desvantagens de criadores de sites é a inabilidade de migrar seu site para qualquer outro lugar. Como muitos website builders são ferramentas proprietárias que funcionam exclusivamente nos servidores da empresa e requerem manutenção específica, em muitos casos é impossível mover seu website para qualquer lugar sem ter que fazer download, copiar e colar todo o seu conteúdo.

Mentira. Apesar da maioria dos website builders estar conectado a um certo provedor de hospedagem, existem algumas exceções. O MotoCMS, por exemplo, funciona como uma aplicação independente de construção de sites, que pode ser facilmente movida de um host para outro. Você paga apenas uma vez pelo serviço (U$ 139) e então você é livre para movê-lo para qualquer servidor.

Migrar seu site pode ser uma dor de cabeça

Mito #3: Meu site não vai funcionar corretamente em dispositivos móveis

Verdade. Algumas plataformas não oferecem ferramenta de optimização para dispositivos móveis. Porém, já que o mundo inteiro cada vez mais utiliza tais dispositivos, essas ferramentas começam a aparecer como sapos depois da chuva.

Mentira. Todos os principais website builders têm editores para versões móvel ou pelo menos oferecem templates responsivos. Veja o Webydo por exemplo. Seu impressionante Editor Mobile oferece uma boa quantidade de ferramentas voltadas para tal, que irão otimizar seu site móvel: clique-para-telefonar, agendamento online, emails instantâneos, etc. O Editor Mobile do Webydo cria uma versão separada do seu website principal que será mostrada aos seus visitantes quando eles usarem dispositivos móveis para acessar seu website. Editar seu site móvel não afetará seu site principal, então se sinta livre para fazer quaisquer mudanças.

Meu site não vai funcionar corretamente em dispositivos móveis

Mito #4: Meus clientes saberão que eu estou usando um website builder

Verdade. Claro que saberão, se você usar as versões gratuitas básicas em que se usa um subdomínio e várias propagandas aparecem. Já que muitos dos website builders são serviços web freemium, eles fazem você “pagar” exibindo anúncios e utilizando um subdomínio em troca por usar seus sistemas totalmente de graça.

Mentira. Todos os dias visitamos vários websites construídos usando estas ferramentas. É praticamente impossível diferenciá-los de outros criados no WordPress já que eles não mostram sinais de terem sido criados num website builder. Websites premium usam seus próprios domínios, não mostram o aviso de copyright (“powered by Weebly”, por exemplo) e têm uma aparência ótima.

Meus clientes saberão que eu estou usando um website builder

Mito #5: Website Builders são caros

Verdade. De fato, alguns website builders poderiam ser mais baratos. Enquanto os planos básicos são bem acessíveis na maioria das plataformas, adicionar uma extensão ou outra ferramenta avançada pode ser custoso. Como exemplo, para criar um site sem anúncios no Wix você pagará no mínimo U$ 8,25 por mês. Este valor não cobre extensões pagas (webstore, email marketing, etc).

Mentira. Felizmente, muitos website builders oferecem pacotes acessíveis que têm preço igual ou equivalente ao custo médio de um serviço de web hosting. Isso significa que você recebe o website builder de brinde.

Website Builders são caros

Website builders causam sentimentos confusos. Enquanto alguns os consideram serviços web não-profissionais que podem ser usados para criar apenas páginas pessoais, outros abrem suas próprias agências de web design utilizando tais plataformas como suas ferramentas primárias de design. De que lado você se encontra? Sinta-se livre para compartilhar sua opinião nos comentários.

Comments are closed.