Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Dicas de SEO – Lista para otimização em 10 minutos

Então você escolheu o website builder ideal e criou um website para você ou para o seu negócio. Está no ar e funcionando perfeitamente. Você escreveu alguns artigos excelentes sobre um assunto com o qual você se importa, mas nada acontece. Sem visitantes, sem comentários e sem conversões. Este é um fato na vida – ferramentas de busca não mostrarão interesse no seu website até que seus visitantes mostrem. Então, o próximo passo que você deve dar é conseguir tráfego para o seu novo website para melhorar o SEO da sua página.

Conteúdo

O conteúdo de uma página deve ser a primeira coisa a se prestar atenção. É ele que torna a sua página digna de uma boa posição nos resultados de busca do Google. Do ponto de vista do SEO, bom conteúdo tem dois atributos: deve se conectar e suprir demanda.

A internet é um amontoado de informações de todo o tipo. De forma similar ao mercado, a informação segue uma lei de oferta e demanda. O melhor conteúdo é aquele que supre a maior demanda, seja um vídeo, um artigo, um infográfico, um áudio ou uma imagem. Porém, mesmo o melhor conteúdo que supre a maior demanda não vale de nada da perspectiva do SEO, se não se conecta. Ferramentas de busca muito provavelmente não irão listar conteúdo que não possa ser reproduzido, compartilhado ou linkado (e.g. conteúdo disponível apenas após registro e login, slide shows do AJAX, etc.)

Dicas de SEO - Lista para otimização em 10 minutos

Outro fator importante a ser considerado é a singularidade. Um conteúdo único faz com que suas páginas tenham uma maior probabilidade de serem listadas pelo Google.

Title Tags

Uma title tag é um pequeno pedaço de texto que descreve o conteúdo da sua página. É considerado o segundo elemento mais importante do SEO de uma página, depois do conteúdo. O title tag da sua página aparece em três lugares chaves: navegadores, SERP (Página de resultado do mecanismo de pesquisa) e websites externos (especialmente sites de mídias sociais). No que diz respeito às title tags, menos é mais 🙂 – tente usar menos de 60 caracteres.

Se você inserir keywords (palavras-chave) na sua title tag, mecanismos de buscas irão destacá-los em negrito caso um usuário faça uma busca utilizando tais palavras-chave. Isso fará com que o seu website em particular se torne mais visível e também aumentará seu CTR (click-through-rate, ou taxa de cliques).

Links internos

Links internos são links que vão de uma página de um website para uma página diferente do mesmo website. Estes também são de grande importância, principalmente porque:

  • Eles são os responsáveis por criar uma navegação melhor.
  • Ajudam a estabelecer a hierarquia da informação.
  • São essenciais para melhorar o posicionamento do seu website nos mecanismos de busca (link juice).

Links internos são o coração de uma arquitetura voltada para o SEO.

Meta Description

As meta descriptions fornecem às ferramentas de busca e aos seus leitores em potencial uma breve explicação sobre o conteúdo das suas páginas. Estes pequenos trechos de texto são exibidos na forma de pré-visualizações no SERP (página de resultados do mecanismo de busca). Tente usar as palavras-chave de forma inteligente ao escrever a descrição. Ela deve ter entre 150 e 160 caracteres, ser fácil de ler, conter palavras-chave, resumir o conteúdo da página e motivar seus leitores a lerem a página inteira.

Meta Description

URL

Uma URL (Uniform Resource Locator, ou seja, endereço da web) é também de grande importância. Ao criar sua URL tenha em mente as seguintes dicas:

  • Use hífens para separar palavras. Normalmente, isto é feito automaticamente no WordPress ou outros sistemas de gerenciamento de conteúdo. Porém, ao usar um website builder talvez você precise definir sua URL manualmente.
  • Quanto mais curto melhor. Quanto menor for sua URL, mais atenção cada palavra recebe de rastreadores. Por esta mesma razão, também é aconselhável que não se utilize palavras como “nosso, o, um, para” em sua URL.
  • Evite parâmetros. Se precisarem ser usados, tente limitar o número (1-2). Mas não me entenda mal. Usar parâmetros não afetará seus esforços com o SEO, mas não utilizá-los definitivamente te dará um bônus 🙂 – os visitantes poderão determinar o assunto da sua página pela URL. Portanto, é mais provável que cliquem no seu link.

URLS ilegíveis têm muito pouco valor para mecanismos de busca, e também podem assustar seus visitantes em potencial. Compare estas duas URLs:

Review – uCoz

http://techandscience.com/techblog/ShowArticle.aspx?ID=2607

Qual você prefere?

SEO e Website builders

Apesar de existirem muitos equívocos a respeito do poder do SEO em website builders online, basicamente todos os elementos mencionados acima podem ser ajustados e melhorados com apenas alguns cliques. Dê uma olhada nos pacotes SEO oferecidos por diferentes construtores de sites:

Wix (Review Detalhado)

SEO e Website builders

Webydo (Review Detalhado)

Comments are closed.