Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Como fazer um site com seu próprio domínio de graça

Hoje falaremos sobre domínios. Uma pergunta muito comum que recebo através do Ask é: “Construtores de sites permitem o uso de domínios próprios?”. Outras perguntas corriqueiras relacionadas a domínios são: “Posso utilizar um nome de domínio previamente adquirido?” e “Há algum construtor de sites que permite a conexão através do meu próprio domínio gratuitamente?”.

A resposta para as questões anteriores é: sim.

Construtores de sites permitem o uso de domínios próprios?

Normalmente, quando você se cadastra em um construtor de sites, lhe é fornecido um subdomínio que serve como endereço temporário enquanto seu site está em processo de construção. Com o Weebly, por exemplo, seu site possuirá uma URL como nomedosite.weebly.com, enquanto com o Wix, seu domínio será seulogin.wix.com/nomedosite.
Quando seu site estiver pronto para entrar na ativa, existe a possibilidade de assimilá-lo a um domínio de sua escolha. Dentre os vários construtores de sites que já analisamos, todos permitem que você faça isso.

Há algum construtor de sites que permite a conexão através do meu próprio domínio gratuitamente?
Você ficaria surpreso ao saber que existem construtores de sites que permitem conexões através do seu próprio domínio, sem a necessidade de contratação de um pacote premium. O uCoz, por exemplo, fornece todos os seus módulos (com exceção da Loja Virtual) gratuitamente e permite o uso de domínios próprios. Você pode adquirir um domínio através do sistema ou utilizar um previamente adquirido.
O único ponto fraco de uma conta gratuita é o notável anúncio colocado em seu site. Isso pode ser solucionado ao fazer um upgrade em sua conta.

Posso utilizar um nome de domínio previamente adquirido?
Claro que você pode. Usualmente, você deverá logar em sua conta e acessar o painel de controle, podendo alterar o domínio seguindo as instruções do construtor de sua preferência.
Caso você não tenha um domínio ainda, aqui vão algumas regras simples para não errar na hora de escolher o nome:
– Simplicidade. Crie um nome de domínio que seja fácil de lembrar e digitar. Elabore-o com poucos caracteres. Evite o uso de números e hifens, pois eles são comumente confundidos. Por exemplo, quando uma pessoa escuta o nome do seu site, não sabem se a URL correta utiliza o número “3” ou a escrita por extenso “três”.
– Use palavras-chave. Ao elaborar um nome, defina 5 termos que caracterizem seu site. Após isso, comece a adicionar prefixos e sufixos, agrupar palavras-chave. As chances de você criar um bom nome serão boas.
– Seja único. Ter o seu domínio confundido com grandes – e populares – sites é a receita perfeita para que aconteça um desastre. Nunca escolha nomes de domínios que sejam versões no plural, com adição de hífen ou com ortografia alterada de sites criados anteriormente por outro indivíduo.
– Use a categoria de domínio apropriada. Categorias de domínios podem ter usos específicos, portanto, escolha o que melhor descreve a essência do seu site. O uso do “.com” é preferível, já que a maioria das pessoas digitam esta opção por instinto. Algumas das categorias mais utilizadas são: co, info, net, org, biz, me. Se o seu site simboliza uma organização, o uso do “.org” será o mais adequado. Caso seja um site informativo, usar a categoria “.info” não será uma má opção.
– Proteja sua marca. Se você não está preocupado com branding, não há necessidade de se alarmar com esta dica. Para proteger sua marca, muitas empresas adquirem várias categorias de domínio, assim como nomes de domínio similares (vulgo digitados incorretamente). Ao fazer isso, estão prevenindo que concorrentes utilizem domínios semelhantes afim de aproveitar seu tráfego.

Na busca por palavras-chave, geralmente esquecemos de pensar sobre branding. Escolher um nome de domínio é parecido com definir o nome da sua empresa, e requer muito estudo e planejamento. Certifique-se que seu domínio seja memorável e reconhecível, e não apenas fácil de lembrar e que contenha as principais palavras-chave.

Sua marca é fortemente conectada ao nome do domínio, é mais que uma combinação de palavras. Nomes como vestidosesapatos.com ou melhoresdicas.com não são atraentes. Algumas vezes, domínios não correlatos à proposta do site se tornam boas opções, vide Google, Amazon, Moz, etc.

Comments are closed.