Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Como criar um site responsivo em 30 minutos

uKit

Hoje irei mostrar como criar um site responsivo* em 30 minutos ou menos. Como um blogger especializado em criação de websites, eu já experimentei mais de 50 “construtores fáceis de site” e este tutorial usa um deles, o uKit.

O uKit tem um sistema muito simples e intuitivo mas isso não significa que um pequeno tutorial não seja muito útil.

*site responsivo: um site que é exibido corretamente em qualquer dispositivo, seja no PC, no tablet, no telefone ou qualquer outro. Fator extremamente importante na internet hoje em dia.

Passo 1 – Se cadastre e escolha um design

O primeiro passo nessa jornada é se cadastrar no uKit. O cadastro só pede o seu email e uma senha que você mesmo cria. Você pode também se cadastrar usando uma de suas redes sociais.

Após o cadastro você já pode escolher o design do seu site. Os designs são organizados por indústria ou tipo de atividade comercial: cafés e restaurantes, fotografia, imobiliárias, música e vários outros. Cada uma dessas categorias contém vários designs voltados para as mesmas. Para cada design você pode escolher entre 3 ou 4 paletas de cores e é possível fazer um preview do mesmo clicando no botão “Preview”.

Passo 2 – Escolha seu endereço​

3

Após selecionar o seu design, você já irá escolher o endereço do seu site. As regas são as seguintes:

  1. O endereço inicial que você escolher usará um dos subdomínios gratuitos do uKit (udo.com, ulcraft.com e alguns outros).
  2. Você não poderá alterar esse endereço posteriormente.
  3. Você poderá, posteriorment, anexar um domínio próprio registrado em qualquer provedor de domínios.

Se você olhar apenas para o #2, esse passo pode ser muito importante e até crítico para o sucesso do seu site. ​No entanto, leve em consideração que nenhum site que se considere “profissional” usará um domínio gratuito do item 1, além do que um domínio custa apenas R$30 por mês.

Meu conselho é o seguinte:

Escolha um nome que faça sentido mesmo que seja só para você e não perca muito tempo neste estágio. Você pode e deve adicionar um domínio próprio posteriormente.

Passo 3 – Adicione um Título e suas informações de contato

Após escolher o endereço do seu site, você pode adicionar um título, informações de contato, links para redes sociais, galerias e afins. Essas informações serão automaticamente adicionadas nas áreas correspondentes do site.
Esse é o setup inicial, agora vamos começar a editar o site​

Passo 4 – Editando seu site

Terminado o setup inicial, você é levado(a) para a página de edição. Ela tem 3 funções principais: gerenciamento das páginas do site, edição das páginas do site e preview.

Você sempre chega na página em modo de edição. No uKit, os elementos do site (títulos, textos, fotos, galerias, sliders, etx) são chamados de widgets e se encontram no painel esquerdo. Tudo que você irá adicionar e remover no design de suas páginas é feito através desses widgets. E o mais importante: isso tudo é feito apenas com o mouse. Você pode clicar e arrastar qualquer widget e o próprio sistema o encaixa em seu novo local.

Passo 5 – Widgets, widgets e mais widgets

Se você quer adicionar, remover, reordenar, renomear e configurar páginas do seu site, basta clicar em páginas do site. Sempre recomendo remover páginas que você não estiver usando e manter as existentes organizadas da forma mais simples o possível.

O menu do site no uKit segue a maior parte das configurações de páginas: se você adiciona uma nova página, ela é adicionada ao menu. Se você remove, o item é removido e daí por diante.

Além de elementos básicos como títulos, textos, separados e afins, existe uma vasta gama de widgets avançados com funções específicas:

  • Redes sociais: auto-explicativo. Todos já viram o “Painel do Facebook” em diversos sites. Você pode também adicionar Twitter, Instagram, Pinterest e alguns outras redes pouco conhecidas.
  • eCommerce: você pode adicionar uma loja virtual ao seu site utilizando o widget do Ecwid. Com ele seu visitante pode comprar diretamente em seu site.
  • SoundCloud, Slideshare, YouTube: as formas de mídias mais comuns atualmente na internet
  • LiveChat: atendimento online
  • MailChimp: e-mail marketing

E muitos outros.​

Apesar de haver um botão “desfazer”, vale a pena sempre fazer um backup do site antes de qualquer grande mudança.

Passo 6 – Configurações gerais

Além do design do site, você também tem acesso às configurações gerais do mesmo no Painel de Controle. Para acessá-lo, clique no ícone no canto superior esquerdo da tela.

No Painel de Controle você pode conectar seu site ao Google Analytics, adicionar um favicon, ativar o modo “Site em Construção” e anexar um domínio. Além disso, aqui você pode pagar pelo serviço, que custa 48 dólares para pagamentos por 1 ano ou 5 dólares se pago mensalmente.

Passo 7 – Verifique como vai ficar seu site

Toda a edição do site é feita diretamente no site, mas se você quer ter certeza que está tudo ok e, mais importante, ver como vai ficar seu site em dispositivos móveis, basta clicar no botão Preview no painel esquerdo. Ele permite visualizar seu site diversos tipos de dispositivos.

Para alterar o dispositivo, clique nos ícones no painel no lado esquerdo.

Passo 8 – Publique seu site

​E, por fim: para publicar seu site e torná-lo acessível na Internet, clique no botão Publicar no canto inferior esquerdo.

Após a publicação inicial, clicando no botão novamente você salva e publica as mudanças feitas desde a última publicação.

Parabéns, seu site está pronto!

Comments are closed.