Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Como criar um site no Webnode

O Webnode é um construtor de sites e lojas virtuais gratuito. Sem necessitar de conhecimentos técnicos, permite aos seus usuários criar uma presença profissional na web gratuitamente. O projeto foi iniciado em 2008 e já conta com mais de 18 milhões de usuários. Confira abaixo um tutorial de como criar seu site pelo Webnode e um review logo mais em nossa página de reviews.

#1 Criando seu site

Diferente da maioria das plataformas para criação de sites, no Webnode o primeiro passo já é nomear a sua página. Esse será o nome de seu domínio que ficará com a extensão seusite.webnode.com. No webnode você pode usar seu próprio domínio ou até mesmo registrá-lo no próprio WebNode. Lembre-se de dar um nome pensando em seu público alvo, a fim de facilitar que o usuário encontre sua página no futuro.

O passo seguinte é escolher se sua página é pessoal, de negócios, ou uma vitrine virtual. Aqui você pode mudar o nome escolhido, caso tenha se arrependido, criar um slogan, e inserir categorias, ou seja, mais ferramentas que irão auxiliar nos mecanismos de busca. Em seguida você escolhe entra as dezenas de templates disponíveis. Nesse primeiro momento, não estão divididos em categorias, o que faz você passar bons minutos navegando entre os templates que a plataforma disponibiliza. Tente escolher um modelo que tenha cores harmônicas com o seu tema, mais pra frente será possível modificar. Uma página para preencher seu contato será aberta, mas é opcional.

#2 Editando seu site

No próximo passo você será redirecionado para uma página de edição que já terá o design que você escolheu e as ferramentas de edição localizadas no topo da página. Uma vantagem é que você já vai vendo como sua página está ficando ao ir fazendo as alterações. Clique em ‘Pré-visualizar’ caso queira ver como sua página está no ar. Em ‘Itens, é possível adicionar novas páginas e artigos para cada página.

#2.1 Páginas

Preste atenção nas configurações das páginas de seu site!. O item ‘Propriedades’ é bem importante, pois aqui também pode auxiliar seu site a ficar melhor posicionado nas buscas. Os campos “Título”, “Palavras-chave” e “Descrição” também devem ser preenchidos sempre levando em conta quem está buscando um site com o perfil do seu. Por exemplo, se é uma escola de idiomas em uma cidade específica e você deseja que a pessoa da cidade a encontrem use palavras como “escola”, “idioma”, o nome da cidade, a região, e o nome dos idiomas. Imagine você fazendo uma busca, quais palavras iria digitar.

Ainda na seção “Páginas” é possível excluir as páginas que você quiser e mudar a disposição (layout) dos elementos. Lembre-se de sempre clicar em ‘Publicar’ para salvar suas alterações.

#2.2 Conteúdo

Nessa aba é a hora de preencher o seu site. Textos, imagens, artigos, enquetes, entre outras funções estão disponíveis para você ir completando sua página. Há também uma aba de redes sociais, para você incluir botões de “curtir”, “compartilhar”, inserir vídeos, mapas e pesquisas. Se surgirem dúvidas, basta deixar o mouse parado em cima do botão que deseja utilizar, que abrirá um balão com uma breve explicação do que fazer.

#2.3 Outras opções

Aqui você pode armazenar fotos, em um espaço de 2000MB (se desejar mais, é possível comprar assinando uma conta premium), incluir informações de contato e alterar o modelo (template) de seu site.

#3 Publicando seu site

Basta clicar no botão “Publicar”, no topo da página. O Webnode irá oferecer a criação de um domínio próprio. Ou seja, você poderá ter um endereço único e exclusivo para o seu website na Internet, com um link do tipo “www.seunome.com”. Os registros possuem preços variados de acordo com o nome disponível e com o tempo desejado. Mas caso você não tenha interesse em registrar o seu próprio domínio, não é preciso. Basta você ignorar a opção de registro e manter o seu site com o modelo “www.seunome.webnode.com”. No mesmo painel de aviso de publicação, é possível compartilhar sua página nas redes sociais Twitter e Facebook.

#4 Mobile

O Webnode possibilita alterar as configurações de seu site para aparelhos móveis. Em “Outras Opções” no canto direito superior, clique em “Modelos de Site” e selecione a opção de modelo da versão móvel. Abrirá uma tela com diversos modelos móveis, basta clicar e alterar as configurações de acordo com o seu desejo de como seu site aparecerá em celulares e tablets. Como dito anteriormente, nesse mesmo campo de “Outras opções” é possível alterar o modelo (design) de seu site, escolhido lá no começo.

#5 Upgrade

Todo tipo de ferramenta de marketing e gerenciamento de página são pagos, e quem optar pelo plano grátis terá seu site com “Webnode” na URL. A oferta gratuita da criação de site no Webnode possui algumas restrições, como limitação de espaço de disco e largura da banda. Você pode consultar os pacotes oferecidos pela empresa que disponibilizam mais espaço, contas de e-mail e outros serviços.

Conclusão

A criação de um site pelo Webnode é um pouco diferente, você escolhe o nome e o design já no momento de seu registro e uma das vantagens do é que ele possui orientações totalmente em português e balões interativos, que explicam o que fazer em cada etapa. Há muitas ferramentas de SEO, no site de forma geral e personalizado em cada página. No entanto, isso não está explícito, o que dificuldade quem não entende muito desses mecanismos. Mesmo assim, o Webnode é extremamente fácil e intuitivo de usar, ideal para quem começa seu site do zero e sem muitos conhecimentos.

Comments are closed.