Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

Como criar um fórum gratuitamente

Muitos acreditam que os Fóruns estão se extinguindo devido ao crescimento das redes sociais. De fato, no passado, fóruns e “murais” eram amplamente utilizados como os principais meios de comunicação entre grupos de pessoas. Atualmente, com o Facebook,Twitter e Instagram, os fóruns de discussão simplesmente foram deixados de lado, embora ainda sejam muito úteis.

Acredite ou não, fóruns ainda são muito populares quanto a assuntos como bens de consumo e marcas. Empresas utilizam esta plataforma visando atingir um público selecionado, com melhor organização do que as redes sociais e total controle sobre seu conteúdo. Nada mau, não é?

Outra boa notícia é que criar fóruns deixou de ser uma tarefa complicada. Existem vários serviços DIY (Faça-você-mesmo) capazes de criar um fórum decente em poucas horas, como o uCoz.

Se você acompanha o SWB, provavelmente já deve saber diversas características do uCoz. Caso contrário, saiba que o uCoz é um construtor de sites muito versátil, que opera como um sistema modular capaz de criar diversos tipos de sites, como: blogs, portfólios, fóruns, lojas virtuais, entre outros. Todos os módulos são gratuitos, exceto o Loja Virtual.

O uCoz é um prato cheio, tanto para usuários inexperientes como profissionais, já que oferece ferramentas DIY e outras mais avançadas.

Como criar um fórum utilizando o uCoz

Criar um fórum através o uCoz é uma tarefa muito simples, mesmo assim, iremos guiá-lo neste passo a passo.

1. Registre-se e confirme sua inscrição no serviço. O registro é grátis e não requer informações sobre cartão de crédito.

2. Selecione um nome de domínio. Você terá três opções: 1) utilizar um subdomínio (nomedosite.ucoz.com); 2) utilizar um domínio próprio (disponível para todos os usuários, inclusiva com plano gratuito); 3) adquirir um novo domínio através do http://domains.ucoz.com/.

3. Selecione um tema. Novamente, existem três opções. Na primeira opção, estão disponíveis os temas padrão. Na segunda opção, você pode criar seu próprio tema. Na terceira opção, você pode optar por um tema pago disponível na loja oficial. Recomendo que, primeiramente, utilize um dos temas gratuitos, já que você pode alterá-lo a qualquer momento. Os temas mais recentes são responsivos, ou seja, se adaptam a diferentes displays, e são marcados como Mobile-Friendly pela busca do Google.

4. Ative o módulo Fórum. Existem 22 módulos, incluindo Chat, Enquetes, Blog, Fórum, e mais. Para a construção de um fórum, é obvio que o módulo Fórum deve ser ativado, entretanto, nada impede que você ative outros módulos adicionais para estender as funcionalidades do seu site. É possível adicionar, por exemplo, módulos Enquete/Blog/Loja virtual em seu fórum, e também desativá-los a qualquer momento

5. Personalize seu fórum, adicione conteúdo e divulgue-o. Chegou a hora de customizar seu fórum, em especial as seguintes características:

  • Escolher ícones para o seu fórum
  • Definir o número de postagens por página
  • Definir o tamanho máximo de uma mensagem
  • Definir o tamanho máximo para uploads, e mais.

Uma vez que você tenha definido estes detalhes, é hora de melhorar a aparência do seu site. Para isso, será necessário conhecimento básico em CSS e HTML.

O módulo Fórum trabalha em conjunto com o módulo de Usuários, o qual é ativado automaticamente para todos os sites. Com ele você pode configurar as permissões dos usuários, definindo quem poderá postar mensagens, fazer uploads de arquivos, criar enquetes, moderar o fórum, etc.

Uma vez que seu site esteja finalizado, você pode publicá-lo e utilizá-lo gratuitamente, embora tenha que lidar com diversos anúncios/propagandas. Para se livrar das propagandas é preciso fazer um upgrade em sua conta. Você pode conseguir um plano sem anúncios do uCoz a partir de $5.99/mês. A quesito de informação, o fórum oficial do uCoz é baseado em seu próprio módulo Fórum.

Fóruns ainda representam uma boa parcela entre as mídias sociais, e são utilizadas como um forte meio de comunicação entre comunidades com interesses em comum. Para provar que fóruns não devem ser vistos com maus olhos, veja a lista a seguir com alguns fóruns. Pelo visto todos os construtores de sites possuem um fórum .

Comments are closed.