Nós recomendamos:

 Comece agora mesmo, é fácil!

3 Maneiras de Construir um Fórum

Com o advento dos fóruns online ficou mais fácil iniciar debates e discussões, encontrar pessoas com os mesmos interesses que você e também promover serviços e empresas. Fóruns podem fazer parte de grandes portais, assim como existirem por si só. Se você está pensando em iniciar um fórum, aqui estão algumas formas de criá-lo:

Opção 1: Softwares Open-Source para Construção de Fóruns

Este, talvez, é um dos meios mais comuns de criar um fórum. Consiste em comprar um nome de domínio, plano de hospedagem e escolher uma plataforma de código aberto. Por sorte, existem várias opções pagas e gratuitas capazes de criar fóruns multifuncionais. Se você é profissional na área, com certeza tem grande apreço por essas ferramentas (phpBB, bbPress, por exemplo), pois proporcionam total controle sobre o design e funcionalidades do fórum. Por outro lado, se você procura por um software WYSIWYG, talvez seja melhor procurar por outras soluções (vide Opção 2 e Opção 3).

Opção 2: Construtores de Fóruns

Construtores de fóruns são mais fáceis de usar do que plataformas open-source, dado que oferecem designs/templates pré-configurados, interface amigável e não exigem que o usuário possua conhecimento técnico sobre o assunto. Infelizmente, devido à complexidade do serviço, os preços podem ser bastante altos. Por exemplo, o plano mais barato do Vanilla Forums custa $99 / mês (Starter).

Um serviço muito utilizado no Brasil é o Forumeiros, uma opção gratuita para aqueles que não querem gastar. O site simplifica a criação de um fórum ao máximo. Para se ter uma idéia, a construção de um fórum pode ser feita em poucos segundos. Um de seus diferenciais é a facilidade de trocar entre os sistemas de fóruns online como phpBB2, phpBB3, Invision e punBB.

Opção 3: Construtor de sites uCoz

Apesar do uCoz não ser especializado na construção de fóruns, possui um módulo muito poderoso para tal, e que pode ser usado separadamente ou em conjunto com outros módulos (Blog, Fotos, Livro de Visitas, Formulários de E-mail, etc.). A boa notícia é que você pode usufruir de tudo isso pelo tempo que quiser e sem pagar nada (pode até mesmo adicionar o seu próprio nome de domínio no plano gratuito). Com esta opção você não corre riscos. Veja a seguir um guia de como criar seu fórum no uCoz:

  • Crie uma conta no serviço.

  • Defina o nome do seu site, escolha o design/template e a linguagem (nota: futuramente você poderá personalizar seu design ou utilizar um próprio).
  • Ative o módulo Fórum e comece a personalizar suas páginas.

Para saber mais sobre o funcionamento da plataforma confira a seção de vídeo tutoriais.
Veja também nossa seleção de sites ativos do uCoz.

Comments are closed.